O marketing digital para clínica médica é de fundamental importância. Algumas pessoas ainda não conseguem enxergar isso e ainda pensam que é uma ação errada, que trata a saúde do paciente como um negócio, mas é justamente o contrário. Por meio do marketing digital, você consegue conscientizar ainda mais as pessoas sobre o cuidado que elas devem ter com a saúde.
O Brasil é o país da América Latina que mais investe em estratégias digitais. Não adotar essa prática significa estar atrás dos seus concorrentes. Se você pretende começar a investir em marketing digital para clínica médica, vai precisar de algumas dicas e é exatamente isso que encontrará com a WSI. Confira!
Índice
O que é marketing digital para clínica médica?
O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias que têm como finalidade principal promover sua clínica no meio digital. Para isso, é possível utilizar recursos como redes sociais, sites, blogs, criação de e-books, webinars e outros. O marketing digital para clínica médica utiliza todos esses recursos dentro da área de saúde, com foco na sua clínica.
Existem restrições legais para a área?
Sim. Existem algumas regras que devem ser seguidas e isso está bem claro no Código de Ética Médica — Resolução CFM nº 2217/2018 — quando diz em seu artigo 75 que é proibido:
“Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou imagens que os tornem reconhecíveis em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente”.
Além desse artigo, existem outros pontos dentro da resolução que precisam ser seguidos e que, quando não respeitados, podem gerar processos na justiça.
Quais os benefícios? Por que fazer marketing digital para sua clínica?
Há várias vantagens de investir em marketing digital para clínica médica, como atrair mais pacientes e fidelizar os pacientes que já fazem parte da sua agenda. O marketing digital para médicos ainda ajuda o profissional a ser visto como referência no mercado, cria maior credibilidade para a equipe e ajuda a criar um relacionamento melhor com pacientes e futuros pacientes.
Como colocar o marketing médico em prática?
1. Defina uma persona
Uma persona é aquela pessoa para o qual o seu marketing será direcionado. Ela tem sonhos, desejos, se preocupa com a própria saúde e com a de sua família. Este indivíduo está em busca, por exemplo, dos profissionais especializados que a sua clínica oferece e de um profissional que passe confiança.
2. Tenha um site
Um dos melhores recursos em marketing digital para médicos é a criação de um site. Por meio dele, você pode mostrar quais especialidades a sua clínica oferece, descrever o currículo dos profissionais, oferecer marcação de horário online, contato direto via WhatsApp e assim por diante.
3. Invista em Marketing de Conteúdo
Sem dúvida alguma, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais importantes quando o assunto é marketing digital para clínica médica. Pense em quantas pessoas pesquisam sobre patologias na internet e informações sobre prevenção e tratamento.
Com as estratégias certas, o conteúdo do seu site estará entre os primeiros resultados de pesquisa, fazendo assim com que mais pessoas encontrem a sua clínica no meio digital.
Por que contratar uma empresa especializada?
O marketing digital para clínica médica é uma ação que precisa estar sob responsabilidade de uma agência de marketing digital especializada na área de saúde, ou seja, que já tenha experiência no assunto. É preciso saber, por exemplo, sobre as restrições na legislação e tomar muito cuidado para não garantir que um tratamento vai resolver o problema, mas sim que pode resolver o problema. Uma palavra muda tudo. Assim, contar uma toda uma equipe que entende sobre o seu empreendimento e objetivo é de extrema importância para o sucesso do seu marketing digital.