Estar atualizado com informações, dicas e novidades do universo médico nunca foi tão fácil
Para um bom médico, YouTube pode ser um aliado muito poderoso na hora de adquirir novos conhecimentos, se manter atualizado sobre o mercado ou mesmo para criar conteúdo e interagir com seus pacientes. É válido lembrar que o Youtube é, hoje, a segunda plataforma de pesquisa mais usada mundialmente.
Ou seja, para o médico, YouTube pode servir tanto para manter sua autoridade em sua área de especialidade quanto para fazer um bom networking com outros profissionais, estudantes, pacientes e amantes da área da saúde.
Considerando que o YouTube é disponibilizado em mais de 90 países e conta com cerca de 1,9 bilhão de usuários mensais, é de fundamental importância acompanhar esse segmento. Em razão disso, listamos nesse artigo 12 canais médicos para você seguir, se atualizar e se inspirar. São eles:
- Drauzio Varella;
- The Medical Futurist;
- Coração Alerta;
- Canal Doutor Ajuda;
- Saúde da Mulher com Dra. Laura Lucia;
- Canal Médico;
- Marco Menelau;
- Bruno Pires;
- Medicina É;
- MedCanal;
- Lucas Fustioni;
- Anatomia Fácil com Rogério Gozzi.
Abaixo, confira mais detalhes sobre cada um dos canais dos youtubers médicos.
Índice
1 – Drauzio Varella
Este é considerado o maior canal de médico no YouTube do Brasil. Segundo o conhecido médico cancerologista, a plataforma foi criada com o objetivo de “falar para todos com credibilidade e sem ser chato”.
Um dos cientistas pioneiros no tratamento contra a AIDS, Varella é educador e escritor internacionalmente reconhecido. O médico busca ir além das especificidades da saúde e busca abordar temáticas sociais em seus vídeos.
2 – The Medical Futurist
Este canal, criado pelo Dr. Bertalan Mesk, especialista em genômica e autor de livros reconhecidos na área, aborda pautas como o futuro da medicina, a transformação digital na saúde, habilidades necessárias para os profissionais do futuro e questões relacionadas à tecnologia e inovação na área médica.
3 – Coração Alerta
Como você pode imaginar, esse canal do universo do YouTube médico tem como foco a saúde cardiológica. Os temas abordados na plataforma têm como foco a prevenção a infartos e outros problemas cardíacos.
O especialista aborda dúvidas recorrentes, como maneiras de identificar um infarto e se essa situação sempre acontece de maneira súbita. Os vlogs são indicados para cardiologistas, mas podem ser seguidos por usuários de todas as áreas.
4 – Canal Doutor Ajuda
O time de especialistas do canal Doutor Ajuda publica conteúdo fresquinho toda quarta-feira às 11 da manhã, destinado tanto para profissionais quanto para leigos. As pautas costumam abordar assuntos frequentemente pesquisados nos sites de busca e trazem animações e exemplos de fácil entendimento, adotando uma linguagem simples e didática.
5 – Saúde da Mulher com Dra. Laura Lucia
Os conteúdos compartilhados toda quinta-feira neste canal de YouTube médico trazem a ginecologista Laura Lucia abordando temáticas pertinentes ao universo da ginecologia. Dedicado a especialistas e ao público feminino em geral, o canal aborda debates sobre a saúde da mulher.
A criadora do canal é a idealizadora da campanha “saia com saia”, que tem como ênfase o empoderamento feminino e auxilia mulheres a terem maior autonomia na hora de falarem sobre o próprio corpo e sexualidade.
6 – Canal Médico
O universo do YouTube médico traz ainda este canal, que reúne célebres profissionais da esfera acadêmica para promover discussões entre universitários, médicos e cientistas acerca de diferentes temáticas de saúde. Em geral, são publicadas séries de vídeo sobre uma mesma pauta, enriquecendo ainda mais o debate em questão.
7 – Dr. Marco Menelau
O canal deste especialista é mais uma plataforma nichada. Doutor Marco Menelau divulga conteúdos com informações acerca de medicina quântica, saúde integral e psicomedicina.
Bem-estar e qualidade de vida são protagonistas nos vídeos do profissional, que recorrentemente responde a dúvidas de seus espectadores e compartilha conhecimentos com os inscritos.
8 – Bruno Pires
Com quase 100 mil inscritos, o canal do médico Bruno Pires, especialista em endocrinologia, traz valiosas dicas e informações sobre assuntos voltados à obesidade e detalhes de sua rotina como profissional da saúde. Também são frequentes vídeos sobre o mercado da medicina, perspectivas de carreira e especializações, dentre outros.
9 – Medicina É
Com um foco maior para acadêmicos, essa outra opção do vasto universo de YouTube médico traz conteúdos mais educativos, como o “carta ao vestibulando de medicina”, passando até mesmo por vídeos de procedimentos médicos. Seu objetivo é impactar e inspirar desde aqueles que sonham com uma carreira na área até os profissionais mais experientes.
10 – MedCanal
Criado em 2013 por João Paulo Mauler, o MedCanal nasceu quando seu criador foi aprovado em primeiro lugar para o curso de Medicina da UFJF. Em 2012, Mauler sofreu um ataque cardíaco mesmo sem pertencer a grupos de risco. Sua própria experiência o motivou a se tornar médico para oferecer aos pacientes um atendimento humanizado.
O canal aborda conteúdo médico de excelência, sempre fazendo uso de uma linguagem didática e descontraída para aqueles que desejam aprender mais sobre o universo da saúde.
11 – Dr. Lucas Fustioni
O tricologista Lucas Fustioni é o líder do canal, que traz dicas de saúde. Segundo o especialista, seu desejo em criar a plataforma de vídeos surgiu a partir de sua observação de que o Brasil é, ainda, um país carente de tecnologia médica e informação científica de qualidade para a população.
O profissional garante receber, diariamente, mensagens de agradecimento de seus mais de 2 milhões de inscritos, que relatam a descoberta precoce de doenças graças aos seus conteúdos.
12 – Anatomia Fácil com Rogério Gozzi
Por fim, encerramos nossa lista com mais um produtor de conteúdo no universo do YouTube médico: Rogério Gozzi, um fisioterapeuta que explica, em vídeos curtos e objetivos, pontos importantes sobre a anatomia humana e tem como público-alvo estudantes e profissionais da saúde em geral.
Interessado em entender melhor sobre o marketing médico e diferentes formas de criar conteúdo digital relevante para os seus pacientes?