Confira algumas ações que não podem ser ignoradas na hora de montar o seu espaço médico.
Um consultório dermatológico é um espaço que mescla tanto o cuidado e a prevenção com a saúde quanto a preocupação estética dos pacientes. Antes de montar um estabelecimento voltado ao tratamento de doenças da pele e à realização de intervenções estéticas, é preciso cumprir alguns cuidados que aumentam as chances de que este projeto tenha sucesso
Nesse artigo, você vai entender como é possível montar um consultório dermatológico de sucesso e que traga resultado para os seus pacientes. Boa leitura!
Índice
Dicas para montar seu consultório dermatológico
01 – Invista em uma recepção organizada e empática
A sala de espera de consultórios e clínicas é um espaço crítico para muitos profissionais da área, pois a má gestão deste local é responsável pela insatisfação de muitos pacientes. Portanto, para melhorar a recepção da sua clínica, vale a pena investir em:
- Treinamento e capacitação dos funcionários;
- Criação de um ambiente aconchegante, com música ambiente, TV ou revistas para entretenimento;
- Wi-Fi para os pacientes;
- Mimos como biscoitos, café, água e suco;
- Cores leves na decoração;
- Piso adequado, em cores claras.
02 – Aposte em agenda eletrônica
A relação entre a inovação e saúde está cada dia mais estreita e, com o consultório dermatológico, não deve ser diferente. Considere investir em uma agenda eletrônica, que permite consultar os dados dos pacientes de maneira rápida, tornando o atendimento mais direcionado e eficaz.
03 – Telemedicina
Uma tecnologia da saúde que se tornou muito popular com a pandemia de Covid-19 foi a telemedicina. Um consultório dermatológico moderno precisa pensar em oferecer esse tipo de serviço: explore as possibilidades de contar com um atendimento online e remoto para consultas mais simples em sua clínica dermatológica.
04 – Automatize processos
A automatização de processos analógicos é uma das tendências que não devem ficar de fora de um bom consultório dermatológico. Considere, por exemplo, investir na automação de e-mails, para que os pacientes recebam mensagens eletrônicas personalizadas sendo parabenizados em datas especiais, como o aniversário, ou lembretes de consultas de retorno. A jornada do paciente é, sobretudo, cada vez mais digital.
05 – Tenha um bom controle financeiro
Ter as finanças organizadas e em dia é receita de sucesso para qualquer negócio, sobretudo na área da saúde.
06 – Invista em marketing digital
O marketing digital médico é a chave para o sucesso de muitos estabelecimentos de saúde. Portanto, quanto mais presença digital você marcar, melhor será para a sua marca. Possuir um site com layout harmônico e com as principais informações de contato e dos serviços oferecidos pelo seu consultório dermatológico é apenas o primeiro passo.
Também é necessário marcar presença nas redes sociais, onde quase todo mundo está presente. Produzir conteúdo relevante e de qualidade nos seus perfis profissionais garante o engajamento do seu público-alvo e a conquista de novos pacientes.
07 – Não esqueça do planejamento tributário
O fracasso de muitas empresas se deve à excessiva carga tributária do sistema brasileiro. Portanto, é mais do que necessário se atentar à gestão eficiente dos tributos para reduzir as despesas da empresa e estar sempre com as contas regularizadas e em acordo com a legislação vigente.
08 – Assessoria jurídica
Trabalhar na área da saúde exige muitos cuidados, uma vez que este é um segmento muito delicado e que lida diretamente com a saúde e o bem-estar das pessoas. Estar assessorado juridicamente para evitar eventuais problemas de qualquer natureza com pacientes ou mesmo com funcionários, dentro da legislação trabalhista, é um requisito indispensável para médicos empreendedores.
09 – Preze sempre pela pontualidade
De nada adianta ter uma equipe de recepcionistas preparada para dialogar com seus pacientes se você for insuficiente no atendimento. É cada vez mais necessário que a assistência médica seja humanizada e foque na personalização do trato ao paciente. A demora em atendimentos médicos pode gerar má fama. Não deixe essa sombra atrapalhar o sucesso do seu consultório dermatológico e cumpra sua agenda dentro do rigor e da pontualidade.
10 – Escolha a melhor localização possível
Entender seu público-alvo é saber também qual a melhor localização geográfica da cidade para que eles sintam a necessidade de se deslocar até você. Escolha um bairro que seja consonante com a renda média dos frequentadores do seu consultório.
E aí, pronto para montar seu próprio consultório dermatológico?