Entenda como criar as chamadas iscas digitais que podem trazer resultados de excelência para a sua clínica
O material rico para médicos é uma das mais importantes estratégias de marketing digital do segmento de saúde. Este conceito, na realidade, trata-se de uma isca digital para capturar as informações do seu lead, ajudando assim a criar uma estratégia de Inbound Marketing que seja bem-sucedida.
Vale lembrar que o Inbound Marketing tem como principal objetivo gerar demanda para os serviços oferecidos pela sua clínica, por meio de canais de comunicação online. Assim sendo, todo esforço é feito para gerar tráfego, aumentando o número de visitantes do seu site, blog ou rede social. E são neles que o material rico para médicos precisa estar disponível.
Conheça, abaixo, uma explicação mais direcionada a respeito do que se trata o material rico para médicos e alguns exemplos de quais você pode utilizar para melhorar a estratégia de Inbound Marketing da sua clínica ou consultório. Boa leitura!
O que é um material rico para médicos?
Um material rico para médicos é um formato de conteúdo que pode ser disponibilizado a possíveis leitores interessados, que se caracteriza por ser mais extenso do que uma postagem em uma rede social ou em um blog. Existem diversos exemplos de materiais ricos, mas dentre os principais podemos destacar cinco exemplos:
- E-book: livro digital contendo um conteúdo mais extenso, detalhado e educativo sobre determinada temática;
- White paper: espécie de manual de determinado assunto, ainda mais detalhado do que o e-book, trazendo informações com dados técnicos e pesquisas;
- Infográfico: conteúdo explicativo detalhado, que mescla informações verbais com elementos gráfico-visuais;
- Webinar: webconferência com objetivo educacional, em que um palestrante virtual reúne espectadores para discorrer sobre determinado tema;
- Podcasts: conteúdo fonográfico, disponibilizado em arquivo ou via streaming, que pode ser compartilhado em massa, discorrendo com profundidade sobre diversos temas.
Embora o e-book ainda seja o principal material rico para médicos, cada vez mais outros formatos de conteúdo vêm ganhando destaque no ambiente do marketing digital. Esses materiais, em geral, são mais profundos e complexos, tornando-se, como consequência, mais relevantes para os pacientes.
Por esta razão, os materiais ricos são oferecidos nas landing pages, também conhecidas como páginas de captura, sendo também chamados de recompensas digitais, uma vez que para ter acesso a esses conteúdos, os visitantes da página precisam deixar alguns dados em troca, como nome e e-mail.
A partir das informações conquistadas pelo material rico para médicos, sua clínica ou consultório pode estabelecer um vínculo mais direto com os seus leads — ou seja, potenciais pacientes que demonstraram interesse pelo seu serviço. Aqui, é possível trazer como gancho, inclusive, a criação de um relacionamento via ações de e-mail marketing com o lead conquistado.
Como fazer um bom material rico para médicos?
Em primeiro lugar, é preciso escolher o formato que melhor se adequará às suas expectativas no momento. Independentemente do tipo de material rico para médicos que você escolher produzir, é indispensável dominar o assunto sobre o qual se deseja falar.
Tomemos como exemplo o e-book e uma clínica de dermatologia que já possui um blog abastecido frequentemente com publicações a respeito de doenças da pele, remoção de manchas e cirurgias. Caso a intenção seja atrair mais pacientes para prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de pele, talvez seja o momento de criar um e-book sobre esta temática.
Ao disponibilizar um material completo e convidar os leitores do seu blog a baixarem esse e-book, você poderá educar pacientes interessados em entender quais são os sintomas, fatores de risco e outras informações básicas associadas à doença, bem como sua clínica pode ajudá-lo a lidar com este problema.
Um passo a passo simples e objetivo de entender como produzir um material rico para médicos que agregue valor pode ser descrito da seguinte maneira:
- Domine o assunto;
- Pense em um conteúdo que realmente interesse ao seu público;
- Estude, com profundidade, a temática, para trazer o maior número possível de informações complementares;
- Estabeleça qual será o objetivo central deste material;
- Crie uma estrutura pré-determinada, com introdução, desenvolvimento e uma conclusão, acrescida de um CTA — ou call to action;
- Divulgue esse material, utilizando ferramentas de tráfego orgânico e tráfego pago.
Assim, você poderá começar a utilizar esse material, que foi produzido e divulgado como uma isca para atrair potenciais interessados no serviço oferecido pela sua clínica, partindo para outras estratégias de marketing digital médico que garantam sua posterior fidelização.
Entre em contato com a WSI e entenda mais sobre tipos de material rico para médicos que podem trazer uma nova perspectiva à gestão de marketing da sua clínica.