Entenda a importância de se fazer marketing pessoal no segmento médico e quais são as melhores práticas do setor.
O marketing pessoal para médicos tem relação com um conjunto de estratégias digitais que fazem parte da promoção da imagem pessoal destes profissionais. Em poucas palavras, esse tipo de marketing visa criar uma “marca pessoal” aos médicos, de preferência associando-os a uma perspectiva positiva, ética e de autoridade no setor.
O marketing pessoal para médicos vem se tornando cada vez mais importante em uma sociedade digitalizada e que vem reconsiderando a maneira como gosta de estreitar seus relacionamentos com os profissionais com quem se relacionam – em aquisição de produtos e serviços.
Já não é mais bem-vindo aquele perfil de médico frio, distante e temido por pacientes. Hoje, as pessoas buscam por atendimentos cada vez mais humanizados e de uma recepção empática dos especialistas. Ou seja, o ele ajuda na fidelização de pacientes e na consolidação da marca da clínica ou consultório. Entenda como é possível fazer esse tipo de marketing de maneira efetiva abaixo!
Afinal, o que é marketing pessoal para médicos?
Basicamente, o marketing pessoal para médicos visa divulgar os diferenciais de um profissional – ou seja, aqui é o momento de o especialista mostrar o quanto domina e conhece determinada área da medicina, de modo que ele se torne referência no setor.
Ao trabalhar uma boa estratégia de branding, consegue-se fortalecer uma marca, para que ela seja sempre a mais lembrada como referência no mercado – garantindo assim também uma boa avaliação positiva e um destaque no mercado.
Ou seja, o marketing pessoal que trabalha a imagem do médico como marca reúne um conjunto de memórias, histórias, ideias e relacionamentos, que quando unidos, ajudam na decisão do consumidor – ou seja, do paciente – em optar por aquele profissional.
Ao criar um bom marketing pessoal para médicos, um profissional cria uma boa solidificação no mercado, com presença forte e marcante, e estreitando sua conexão com cada vez mais pacientes.
Estratégias de marketing pessoal para médicos
Existem muitas estratégias de marketing pessoal para médicos que podem ser aplicadas de modo a fidelizar esta boa imagem atrelada ao profissional em questão. Dentre elas, podemos destacar, imprescindivelmente, o respeito às normas do CFM – Conselho Federal Medicina no que tange a regulamentação da publicidade médica.
Essas regras denominam o que um médico não pode fazer em suas redes sociais, tais como:
- Mostrar resultados de “antes e depois” de procedimentos médicos;
- Expor imagens de pacientes;
- Se autodenominar “o mais preparado”, “o melhor”, “o único capaz de”;
- Participar de anúncios comerciais de empresa, fazendo-se valer de sua profissão;
- Utilizar a divulgação de qualquer metodologia sem devida comprovação científica;
- Se valer de títulos sensacionalistas ou promocionais.
Ao respeitar as normas da CFM, é possível adotar muitas estratégias de marketing pessoal para médicos. E a principal delas, certamente, é estar sempre atento às inovações e novidades na área médica, através de cursos complementares, palestras, especializações e networking com parceiros da área. Estar integrado a outros conhecimentos, como marketing, finanças e relacionamento com o cliente, também pode ser de grande valia.
Além do mais, manter uma forte presença digital é, evidentemente, uma das melhores práticas para trabalhar o marketing pessoal para médicos. Na atualidade, o audiovisual vem ganhando cada vez mais força e espaço dentro da comunicação digital, seja por YouTube, TikTok ou Instagram (com Reels, IGTV ou Stories).
Atrelar a sua própria imagem à sua clínica ou consultório, gravando vídeos curtos, com conteúdos educativos e sucintos, é uma boa dica de criar uma relação de interação, proximidade, humanização e identificação com os seus seguidores – e eventualmente, pacientes.
Lembre-se também que as plataformas digitais apresentam particularidades, e é possível promover a sua imagem de distintas maneiras, para diferentes públicos, em cada uma delas.
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