Plataforma une profissionais da saúde e pacientes, ao permitir o agendamento de consultas pela internet
Como fazer um perfil no Doctoralia? É mais fácil do que você pensa – e, provavelmente, ainda mais compensador para o profissional de medicina e para a clínica ou consultório que ele tenha e/ou comande.
Mas, antes de avançar nessa questão, convém explicar o que é o Doctoralia. Embora seja relativamente popular entre médicos, principalmente, e também entre enfermeiros e demais trabalhadores da saúde, a plataforma não é de conhecimento do grande público.
Para responder à questão sobre como fazer um perfil no Doctoralia é necessário, portanto, que se explique antes do que trata o site.
Vamos então saber (ou saber ainda mais e melhor) o que é o Doctoralia.
O que é o Doctoralia?
Trata-se de uma plataforma de consulta a centros médicos e especialistas em medicina das mais diversas áreas. Além deles, também fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e outros profissionais da saúde podem ser encontrados através do site.
Empresa de origem espanhola, o Doctoralia está em mais de 17 países e faz parte do grupo DocPlanner. Há cerca de 5 milhões de profissionais da saúde na plataforma (dos quais 180.000 são brasileiros) e 3 milhões de pacientes nela registrados. Todo mês perto de 17 milhões de consultas são marcadas via Doctoralia.
Os objetivos do Doctoralia são dar a pacientes a chance de agendar uma consulta online, encontrar profissionais da saúde de diversas áreas, avaliá-los e checar, antes de marcar a própria consulta, a avalição dos mesmos feita por outras pessoas.
Hoje, perto de 1 em cada 2 consultas é agendada pelo paciente via internet, e 36% das consultas são marcadas fora do horário comercial (todas pela web, claro). Ou seja, o método de funcionamento do Doctoralia atende à tendência moderna de digitalização de procedimentos burocráticos.
Também é possível na plataforma um médico deixar uma resposta a uma dúvida ali colocada por algum paciente. Ao fazê-lo, o profissional da medicina ajuda o paciente a entender mais sobre o problema que sofre, e assim a escolher melhor qual profissional de saúde deve tratá-lo.
As vantagens para o médico de fazer um perfil no Doctoralia
Em sociedades onde, cada vez mais, o tempo é um bem escasso e a visibilidade de cada profissional é essencial para sua contratação, há muitas vantagens para um médico em cadastrar-se no Doctoralia.
A busca de profissionais da medicina por meio da internet, como dito anteriormente, é enorme nos dias de hoje. Na verdade, ela supera todos os demais tipos de busca na área da saúde atualmente (com a possível exceção da chamada propaganda boca-a-boca, que é difícil de ser mensurada).
Um perfil bem construído no Doctoralia coloca o profissional no topo do ranking dos motores de busca, como o Google. Só este fator já é razão mais do que suficiente para que todo médico e toda médica estejam no site.
O ganho em termos de imagem que a plataforma traz também não pode ser desconsiderado.
Por exemplo: ao responder às perguntas que os usuários (pacientes) colocam no site, o profissional ganha a gratidão de todos aqueles que precisavam daquela resposta e a obtiveram ali. Também ganha a reputação de especialista capaz no campo da medicina onde atua.
Como criar um perfil no Doctoralia?
A plataforma Doctoralia é bastante intuitiva. Não é difícil colocar-se nela.
Veja, abaixo, um passo-a-passo sobre como fazer um perfil no Doctoralia.
- Em primeiro lugar, cadastre um login e uma senha no site. Será através deles que você irá acessar a plataforma sempre que quiser;
- Agora, insira uma foto sua em seu perfil. Ela tem de ter resolução mínima de 100×100 pixels, peso máximo de 5 MB e estar nos formatos jpg ou png;
- Adicione o endereço de seu consultório, para que o paciente saiba onde encontrá-lo. Se atuar em mais de um local, ponha os endereços de todos;
- Informe sua experiência em doenças tratadas. Isto é importante porque, no Doctoralia, é comum que os pacientes busquem médicos digitando o nome das doenças que os afligem;
- Discorra sobre os serviços que oferece. Acrescente ao seu perfil a relação de serviços que você oferta em medicina. Isso ajudará que você tenha mais palavras-chave através das quais possa ser encontrado. Quanto mais serviços, melhor – mas jamais acrescente algo que não corresponda à verdade.
O sucesso do Doctoralia prova que, também na medicina, estar facilmente acessível a possíveis clientes é indispensável. Entenda mais sobre a importância da autoridade digital em nossa página sobre marketing médico.