Cada vez mais as pessoas buscam informações sobre saúde na internet. Por isso, produzir um conteúdo de qualidade pode ser um diferencial
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais proveitosas dentro do marketing digital para o médico atrair e conquistar novos pacientes, entre outros benefícios. Ao produzir um bom conteúdo médico, é possível educar e entreter uma audiência, isso sem falar que o profissional passa a ser visto como uma autoridade em sua área de atuação.
O conteúdo médico não é só um meio para divulgar os serviços dos profissionais de saúde, mas também um canal para se relacionar com os pacientes e estabelecer uma comunicação mais próxima. Mas, para produzir um bom conteúdo médico, é necessário traçar estratégias para que ele alcance as pessoas certas.
Índice
Importância de produzir conteúdos relevantes
A produção de conteúdos relevantes é um dos principais critérios que o Google leva em consideração para um site ser bem ranqueado. Aqui, a qualidade prevalece sobre a quantidade, pois produzir um bom conteúdo médico implica em fornecer informações úteis para os pacientes.
É importante que o conteúdo seja original para convencer o usuário a permanecer mais tempo em seu site, além do Google penalizar materiais copiados de outras fontes na internet.
Como produzir um bom conteúdo médico?
A qualidade é um ingrediente obrigatório para a produção de qualquer tipo de conteúdo, mas não o único. O conteúdo precisa ter uma comunicação assertiva com o público ideal, no momento certo e no formato mais adequado. Para produzir um bom conteúdo médico, tenha em mente os seguintes passos:
Conheça seu público-alvo
Quando sabemos com quem estamos falando, fica mais fácil definir os assuntos, escolher o tipo de linguagem mais adequada e chamar a atenção para o conteúdo. Esse é o primeiro passo antes de produzir um bom conteúdo médico, assim a comunicação se torna mais fluida e assertiva.
Saiba o que seus pacientes procuram
Com o público-alvo já definido, é possível entender melhor o seu comportamento e suas necessidades para determinar uma persona, que nada mais é do que um personagem fictício que representa o perfil de seu cliente ideal. Desse modo, seu site ou redes sociais podem disponibilizar um conteúdo que vá exatamente de encontro ao que seus pacientes procuram.
Levante dados e estatísticas interessantes
Produzir um bom conteúdo médico envolve também muita pesquisa para que a informação disposta tenha mais embasamento. Os dados e estatísticas são ótimos recursos para reforçar qualquer tipo de argumento, então não tenha medo de rechear seu conteúdo com essas informações.
Fique atento ao SEO
As técnicas de SEO são fundamentais para produzir um bom conteúdo médico, pois elas favorecem o ranqueamento do site nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa. Um conteúdo otimizado para SEO traz resultados significativos, como:
- Crescimento do tráfego orgânico;
- Melhora a experiência do usuário no site;
- Ajuda a estabelecer o profissional como referência em sua área;
- Tática duradoura.
Faça divulgação nas redes sociais
Pelo alcance que possuem, as redes sociais fazem parte de qualquer estratégia de marketing digital para médicos. Ao divulgar seu conteúdo nas redes, leve em consideração as características próprias de cada uma e pesquise em quais delas seu público-alvo está presente.
O conteúdo publicado pode e deve fazer menção ao seu site ou blog para atrair mais pacientes para o seu consultório ou clínica.
Por que investir em marketing de conteúdo?
Um levantamento realizado pelo Google apontou que 26% dos brasileiros recorrem ao mecanismo de busca para tirar dúvidas sobre saúde. Ao produzir um bom conteúdo médico, você ganha visibilidade com essa parcela do público, mais pessoas passam a conhecer os seus serviços e você tem maiores chances de conquistar novos pacientes.
Além disso, o marketing de conteúdo é uma estratégia de baixo custo se comparado aos retornos que pode proporcionar. Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.