Fale conosco pelo WhatsApp

Como colocar sua clínica ou consultório médico no Google Maps?

1 de outubro de 2021 |
celular com aplicativo google maps em tela
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Processo para tanto é simples, e fazê-lo traz muitas vantagens para estabelecimentos de saúde.

Colocar sua clínica ou consultório médico no Google Maps deve ser uma das grandes prioridades de qualquer profissional da medicina e/ou proprietário de um estabelecimento voltado aos cuidados com a saúde humana.

Estamos aqui pensando em donos e responsáveis por hospitais, laboratórios, os já mencionados consultórios e clínicas, prontos-socorros e todos os demais centros de saúde.

A prática da medicina domiciliar (também conhecida como home care) é pouco comum. Trata-se de algo geralmente restrito a pacientes que, por alguma razão, não podem se locomover. Mas estes compõem uma minoria. Portanto ir ao médico implica, quase sempre, em deslocar-se.

Diante disso, colocar sua clínica ou consultório médico no Google Maps é não apenas um sinal de inteligência empresarial por parte do proprietário, ou proprietários, do negócio; é também um sinal de respeito por parte de tais indivíduos para com as necessidades e conveniências de seus pacientes.

Vamos, agora, falar um pouco acerca do serviço.

 

Google Maps: entre nós há 16 anos

O Google Maps é oferecido pelo Google desde 2005. E, vale ressaltar: o Google é o website mais visitado do mundo. Um localizador que leve a marca da empresa, e que tenha sido por ela concebida, é por si só de uma utilidade inestimável.

Colocar sua clínica ou consultório médico no Google Maps é um processo que traz grandes vantagens. Ao fazê-lo, você:

  • Passa a ter um cadastro de sua empresa na internet. Desta forma o Google Maps passará a apontar o melhor caminho para que se chegue até ela;
  • O sistema ainda pode indicar sua empresa para aqueles que fazem buscas em determinada região. Caso você tenha, por exemplo, um consultório de psicologia em certo bairro, passa a ter o local sugerido pelo Google Maps caso alguém esteja buscando este serviço naquela parte da cidade;
  • Muito importante – uma vez cadastrada no Google Maps, aumentam bastante as chances de sua empresa aparecer no topo dos resultados do buscador, ou ao menos na primeira página. E isto sem que seja preciso pagar anúncios para tanto;
  • E veja que interessante – o Google Maps agora tem uma funcionalidade a qual mostra, além da rota mais rápida, aquela que consome menos combustível. Por enquanto o recurso opera apenas nos EUA, mas a previsão é que em 2022 seja oferecido em todo o mundo.

 

Como fazer o cadastro no Google Maps

Colocar sua clínica ou consultório médico no Google Maps é um processo de pouca complexidade. Segue, abaixo, um pequeno guia de como concretizá-lo:

  • Em primeiro lugar, você precisa fazer login com uma conta do Google e aceitar os termos de uso. Atenção: é importante usar uma conta a qual possibilite acesso permanente para os gestores da empresa, dado que ela será a única autorizada a alterar as informações do estabelecimento no serviço;
  • Após a confirmação, surgirá na tela um novo formulário. Nele você precisa colocar os dados de contato de seu estabelecimento de saúde e, depois, clicar em Enviar;
  • Caso seu estabelecimento esteja, por exemplo, em um edifício comercial, é provável que outras empresas apareçam assim que você fizer o pedido. Se sua própria empresa surgir, você deve pedir ao Google os direitos de administrador da mesma. Caso seu estabelecimento não surja na listagem, clique em Não, esta não é minha empresa, e confirme;
  • Vencidas tais etapas, o Google manda uma correspondência para sua empresa com um código de cadastro. Assim que você recebê-la, o local é oficializado pelo Google, após o que uma página no Google+ irá ser criada para sua empresa. A partir disto você já pode ali colocar informações e dados mais completos acerca da companhia;
  • Enfim, tendo terminado o registro, use o painel de administrador para inserir detalhes (horário de funcionamento, fotos, site etc.).

 

Pronto: você acaba de colocar sua clínica ou consultório médico no Google Maps. A partir de agora, a vinda de novos clientes para o local tende só a aumentar. Parabéns pela iniciativa!