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TikTok para médicos: melhores estratégias e suas vantagens

5 de abril de 2025 |
(Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Siga a tendência global do uso da rede social de vídeos curtos para atrair mais pacientes

 

Independentemente do ramo de atuação, toda e qualquer empresa precisa acompanhar de perto as tendências dos meios de comunicação para alcançar o maior público possível. As redes sociais mudam o tempo todo, e quem não se adapta fatalmente fica para trás. No caso dos médicos, uma oportunidade enorme que muitos ainda estão perdendo é o TikTok.

De acordo com a Statista, o Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma, o que significa automaticamente um enorme público em potencial para qualquer profissional. No entanto, muitos médicos ainda ignoram o TikTok, acreditando que seja apenas um local para vídeos despretensiosos.

A verdade é que essa rede social também se tornou um espaço onde milhares de pessoas buscam informações sobre saúde e bem-estar. Com a abordagem certa, a criação de um TikTok para médicos pode servir para que esses profissionais eduquem o público, tirem dúvidas e fortaleçam sua autoridade na área.

Se você nunca considerou o TikTok como parte da sua estratégia digital ou nem faz ideia de por onde começar, não se preocupe! Nos parágrafos a seguir, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para aproveitar o máximo da plataforma de vídeos virais.

O que é o TikTok para médicos?

O TikTok para médicos é o uso estratégico da plataforma para compartilhar conteúdos informativos e educativos sobre saúde.

Essa rede social, que tem um público predominantemente jovem, permite que os médicos esclareçam dúvidas, desmistifiquem informações e criem uma imagem de autoridade digital. Isso porque além de entretenimento, muitos usuários ali procuram por informações confiáveis sobre bem-estar, prevenções e tratamentos.

Como funciona o TikTok para médicos?

O primeiro passo para estabelecer um TikTok para médicos é a criação de vídeos curtos e dinâmicos que abordem temas de saúde de maneira acessível e envolvente.

Nas suas postagens, você consegue usar recursos como legendas, filtros e músicas para tornar o conteúdo ainda mais atrativo. Além disso, não esqueça de usar as hashtags certas para ajudam a segmentar os vídeos e ampliar o alcance para o público certo.

Melhores estratégias de TikTok para médicos

A seguir, veja algumas estratégias que podem ajudar na utilização do TikTok para médicos:

Criar conteúdo educativo

O principal foco do TikTok para médicos deve ser o compartilhamento de informações complexas de saúde de forma acessível para engajar e educar o público. Explique doenças, sintomas, tratamentos e hábitos saudáveis para se destacar na plataforma e atrair seguidores em busca de conhecimento confiável. Vale lembrar que é essencial manter uma linguagem clara e evitar usar jargões técnicos.

Aproveitar tendências da plataforma

O TikTok é muito dinâmico, mudando o tempo todo que tipo de conteúdo que viraliza. Por isso, acompanhe desafios, músicas virais e formatos populares para aumentar o alcance do seu conteúdo. Vale ressaltar que você deve adaptar essas tendências para o universo da saúde, sem comprometer a seriedade e a credibilidade.

Interagir com o público

Acompanhe o que o seu público comenta. Responda dúvidas, crie vídeos baseados em perguntas frequentes e estimule a participação dos seguidores — tudo isso aumenta o engajamento. Sem falar que essa interação aproxima o profissional do público e demonstra preocupação genuína com dúvidas e problemas comuns.

Colaborar com outros profissionais

O universo do TikTok para médicos é muito amplo. Isso permite fechar parcerias com médicos de diferentes especialidades ou até com influenciadores de saúde não só aumentam a visibilidade como enriquecem o conteúdo. Essas colaborações podem trazer novas perspectivas, atrair seguidores de outros perfis e aumentar a sua rede de contatos.

Vantagens do TikTok para médicos

Seguindo as dicas que passamos, o seu TikTok para médicos pode trazer algumas vantagens importantes, como:

  • Maior alcance: o TikTok tem um público gigante e um algoritmo feito para viralizar conteúdos relevantes;
  • Autoridade profissional: compartilhar o seu conhecimento para um público tão grande fortalece a sua credibilidade como médico, o tornando referência na área;
  • Conexão com pacientes: como falamos, o TikTok permite uma comunicação acessível, próxima e direta com o seu público, o que estreita os laços médico-paciente;
  • Aumento de conversões: naturalmente, a soma de todas as vantagens acima resulta na vantagem principal, que é o aumento do número de pacientes.

O que acha de contar com a ajuda de uma empresa especializada em marketing médico? Assim você pode focar na sua prática médica enquanto nós da WSI cuidamos do seu TikTok! Gostou da ideia? Então entre em contato agora e saiba mais.