Saiba como a avaliação de pacientes pode ser relevante para promover melhorias no atendimento médico de sua clínica
Criar mecanismos que propiciem a avaliação de pacientes em relação ao seu trabalho é uma excelente estratégia para promover melhorias em seu atendimento. Isso porque, ao se mostrar aberto e atento a críticas, sugestões e elogios, você passa a entender com mais clareza em quais aspectos está agindo de maneira equivocada e no que precisa investir esforços para aprimorar seu trabalho.
Ao adotar essa postura, você não só estreita laços com seus pacientes, se adaptando às necessidades de um atendimento moderno, inovador e humanizado, mas também se diferencia da concorrência ao conhecer as dores e desejos de seu público por meio da avaliação de pacientes, prática que tem se tornado cada vez mais relevante no mundo médico.
Quer saber mais sobre a importância desse recurso para destacar o seu atendimento? Então este texto é para você. Boa leitura!
Quero melhorar minhas avaliações de pacientes!
Índice
Influência das avaliações na tomada de decisão dos pacientes
A avaliação de pacientes pode ser muito mais importante para alguém tomar a decisão de escolher a sua clínica do que você imagina. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela Vendasta, 40% dos consumidores formam uma opinião sobre um negócio depois de lerem 3 avaliações. Ou seja, as notas, bem como os comentários (sejam positivos, sejam negativos) podem ser cruciais na hora de um indivíduo escolher o atendimento.
Assim, a opinião de quem já se consultou em uma determinada instituição indica um parâmetro de com o que o paciente poderá se deparar em sua consulta, o que interfere diretamente na tomada de decisão dos pacientes no chamado “momento zero” — termo utilizado pelo Google para se referir à etapa em que o consumidor encontra um espaço de saúde e decide pesquisar sobre ele.
Importância do feedback construtivo para melhoria contínua
A estratégia de estimular feedbacks é muito importante no processo de avaliação de pacientes, e eles devem ser interpretados com cautela e zelo. Nesse sentido, é fundamental que esse retorno seja construtivo, isto é, que faça com que sua equipe de colaboradores aprimore seu trabalho sem se desmotivar. Além disso, é fundamental que esses retornos se deem de maneira contínua, podendo ser criado um canal de diálogo aberto e humanizado tanto ao longo do próprio atendimento quanto após esse momento.
Ações fundamentais nesse sentido são pesquisas de satisfação digitais enviadas por e-mail marketing, mensagens de SMS, envio de lembretes pelo WhatsApp da instituição ou disponibilização de formulários na recepção da clínica.
Essas práticas de avaliação de pacientes também são importantes pelos seguintes fatores:
- Melhorar os pontos fracos do comportamento de sua equipe (e não das pessoas), reconhecendo seus pontos fortes para exigir as melhorias necessárias;
- Diminuir as falhas de comunicação;
- Evitar erros frequentes por meio de ajustes e melhorias de modo regular e consistente, assim como tentar resolver os possíveis problemas o mais breve possível;
- Ampliar o autoconhecimento ao entender o desempenho dos serviços oferecidos para melhorar seu relacionamento com os pacientes;
- Impulsionar a economia de tempo, de energia e de recursos da sua equipe e da sua clínica ao proporcionar aprendizado e desenvolvimento contínuos, assim como alto desempenho de todo o time de colaboradores.
Utilização estratégica de depoimentos e avaliações nas redes sociais
Entre as diversas vantagens que criar um perfil otimizado em diferentes redes sociais oferece, uma das principais delas é que você pode ter acesso a críticas, reclamações, sugestões, percepções, questionamentos e elogios como parte da avaliação de pacientes. Isso pode ser extremamente relevante na medida em que possíveis novos pacientes também buscam informações sobre as instituições que optam por consultar nessas redes sociais, sendo indispensável que seu perfil seja bem-avaliado nesses espaços também.
Tão importante quanto incentivar os pacientes que já se consultaram em sua clínica a deixarem seus depoimentos a respeito de sua experiência — criando posts que os convidem a realizar essa ação, por exemplo, sem deixá-los pressionados ou desconfortáveis — é acolher as eventuais reclamações recebidas.
É recomendado, nesse sentido, analisar o problema descrito e sempre responder o avaliador de forma educada, buscando solucionar a questão — o que demonstra tanto para as pessoas já atendidas quanto para futuros pacientes que você aceita e respeita os feedbacks deles.
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Incorporação de avaliações no website da clínica
Outro elemento muito importante da avaliação de pacientes é a incorporação desses depoimentos ao site da clínica. Ao aumentar suas avaliações positivamente, o Google entende que você está proporcionando uma experiência de atendimento de qualidade para seus pacientes.
Desse modo, sua instituição tem a possibilidade de ocupar as primeiras posições nos resultados de pesquisa da plataforma, contribuindo não só para a visibilidade de sua clínica, mas também para as estratégias de SEO — que objetivam justamente o ranqueamento dos resultados de busca em mecanismos como o Google, Bing e Yahoo para atingir seu público-alvo e gerar mais leads.
Agora que você já conheceu mais sobre a importância da avaliação de pacientes para aprimorar o atendimento que você pode oferecer, entre em contato com a agência de marketing médico WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode proporcionar à sua clínica.
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