Uso de uma linguagem amigável e coloquial em sites e redes sociais ajuda na captação de clientes
Redigir textos que atraem seu paciente ideal é um forte desafio para muitos médicos que, em paralelo às suas carreiras, dedicam-se ao marketing (em especial ao marketing digital) de si e/ou de clínicas, consultórios ou demais estabelecimentos voltados à saúde que possuam.
O principal foco de um profissional da medicina é, sempre, o bem-estar de seus pacientes. Médicos lidam com o mais precioso dos bens: a vida humana.
Textos que atraem seu paciente ideal, por este motivo, não raro são obstáculos grandes para um médico. Afinal, trata-se de alguém que passou a maior parte de sua vida estudando o corpo humano e as moléstias que o acometem – não redação.
E não se deve esquecer que a medicina é, junto com a engenharia, a profissão mais exigente sob o ponto de vista da graduação. Médicos levam 6 anos para tirarem apenas seu bacharelado na área – outras atividades demandam somente 4 anos para tanto, ou até menos.
Se desejar especializar-se, terá o profissional, recém-formado ou não, de estudar ainda mais. Sobra pouco tempo para que o médico domine também a arte de escrever textos que atraem seu paciente ideal.
Sendo assim, vamos agora elencar algumas dicas aos médicos sobre como confeccionar tais textos – ou sobre como consegui-los junto a profissionais que se dedicam justamente ao marketing na área médica.
Saiba se fazer entender por seu (futuro) paciente
Na busca por cativar alguém que, precisando de cuidados relativos à saúde, chegue ao seu nome, deve o médico seguir alguns preceitos básicos:
- Em primeiro lugar, a linguagem. Lembre-se, você é um doutor em medicina, mas a pessoa que busca sua ajuda quase sempre não o é. Evite o uso de termos técnicos e jargões da profissão em um site ou blog que mantenha na internet. Faça-se compreender, acima de tudo;
- Encante seu paciente. Pessoas que chegam na sala de um médico não raro estão bastante fragilizadas, física e emocionalmente. Precisam de seus conhecimentos – mas talvez também precisem de sua empatia. Seja bem-educado e cordial com todos os pacientes;
- Em seu site (se você, médico, tiver um), os textos que atraem seu paciente ideal são aqueles que mais transmitem informações acerca de sua especialidade médica, seja ela qual for. Mas lembre-se, nada de tecnicismos;
- Já nas redes sociais, os textos que atraem seu paciente ideal tende a ser mais subjetivos e de menor tamanho. Caso você use uma mídia que privilegie imagens (exemplo: Instagram) para se fazer conhecido, o texto deve ser apenas uma legenda explicativa.
E, muito importante: se possível, deixe que especialistas em marketing cuidem de seus canais digitais.
É uma questão de bom senso.
Como já dissemos, a medicina é uma profissão extremamente exigente para com seus praticantes.
Não é razoável esperar, por exemplo, que alguém que passou toda a vida estudando o coração humano seja, além de um excelente cardiologista, também um bom escritor.
Justamente por isso, há agências de publicidade (muitas de atuação internacional) dedicadas a promover médicos, consultórios, ambulatórios, laboratórios e hospitais. Elas o fazem em todos os meios – e, em especial, na internet. São as agências de marketing digital.
Confiar a uma destas empresas a criação de um site que promova seu nome entre pacientes e colegas de profissão é, geralmente, o mais inteligente a ser feito.
Textos que atraem seu paciente ideal são a matéria-prima com que lidam tais agências. Justamente por conhecerem tão bem o trabalho de marketing digital, o fazem com maestria.
Ao médico, cabe o importante papel de coordenar as atualizações em sites e redes sociais feitas por estas empresas. O profissional de saúde entra com sua expertise na área, e as empresas de marketing digital fazem o trabalho.
Este é, no mais das vezes, o melhor caminho a ser trilhado em se tratando de textos que atraem seu paciente ideal. Vale a pena segui-lo!