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Como transformar seguidores em pacientes?

11 de agosto de 2022 |
Médica mexendo em seu tablet
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

 É preciso seguir algumas estratégias para conseguir transformar seguidores em pacientes

É cada vez mais difícil encontrar uma clínica ou consultório que não possua um perfil profissional no Instagram. Esta rede social acaba sendo, muitas vezes, o primeiro contato que um futuro paciente tem com o médico escolhido para determinada consulta. É por esta razão que muitos dedicam suas publicações no Instagram ao objetivo de transformar seguidores em pacientes.

Esta não é a única razão pela qual as clínicas e consultórios devem dedicar esforços à construção de um perfil atrativo de Instagram, já que a rede social, quando bem utilizada, também pode trazer outros importantes ganhos, como a geração de autoridade. No entanto, certamente, transformar seguidores em pacientes pode ser uma das metas mais interessantes para o segmento médico.

De olho nisso, selecionamos algumas dicas de ouro para que você consiga executar estratégias no Instagram para transformar seguidores em pacientes em uma velocidade maior. Vamos lá?

Crie uma estratégia para a rede social da sua clínica

As dicas básicas para transformar seguidores em pacientes passam pela criação de uma estratégia de conteúdo efetiva. Publicar apenas por publicar pode ser uma perda de tempo e de recursos. Direcione seus esforços de acordo com as seguintes orientações:

  • Seu leitor precisa de ajuda e pode enxergar em você a solução para o problema — portanto, busque ser útil e claro;
  • A humanização do perfil, tema sobre o qual falaremos mais abaixo, é essencial para transformar seguidores em pacientes;
  • Seguidores valorizam a interação;
  • O conteúdo de valor é muito importante e, para criá-lo, é preciso demonstrar pleno domínio sobre o que se fala.

Humanize o seu perfil

Conforme anteriormente mencionado, para transformar seguidores em pacientes, uma das dicas mais valiosas é garantir a humanização do seu perfil. Não é porque o seu Instagram é profissional que você deve afastar dele uma imagem mais personalizada.

Acredite: os seguidores de perfis médicos gostam de saber quem é o rosto por detrás do perfil. Cada vez mais, a medicina investe em práticas humanizadas, e procurar estabelecer um contato mais íntimo com o seu público, mesmo que num primeiro contato virtual, pode fazer a diferença.

Por isso, não hesite em publicar fotos e vídeos pessoais nos Stories e Reels, buscando mostrar seu dia a dia no consultório e esclarecer dúvidas recorrentes da sua área de atuação.

Interaja com seus seguidores

Seguidores podem se sentir desestimulados quando interagem com um perfil e não obtêm resposta. Por isso, seja sempre solícito e busque responder às interações nos comentários e às perguntas recebidas pelo feed.

Busque, também, criar stories interativos, que estimulem que seus seguidores façam perguntas. Esta interação pode ser muito valiosa para transformar seguidores em pacientes.

Crie conteúdo relevante

Esta é a principal dica: o conteúdo precisa ser aquele que o seu seguidor deseja consumir. Se você se propõe a criar um Instagram médico focado em dermatologia, é preciso falar, em linguagem fácil e acessível – bem como com um layout harmônico e atraente –, sobre as principais doenças dermatológicas, bem como tratamentos disponíveis.

Busque, também, se aventurar em publicações temáticas, como datas comemorativas e de conscientização. Esclarecer mitos e verdades acerca de determinadas doenças também é muito importante. Postagens genéricas, que não demonstrem domínio médico sobre determinado assunto, podem ser desconvidativas para o seu público.

Não fale com termos técnicos

No entanto, ainda seguindo a dica anterior, cuidado para não abusar de termos técnicos e acadêmicos. Embora seja importante que o seu seguidor entenda que você tem total domínio sobre a área em que atua, ele não se interessará em ler nomes complexos comuns ao universo científico.

Parecer técnico e rebuscado demais em uma linguagem que deveria ser mais acessível para leigos pode ser um tiro no pé quando o objetivo é transformar seguidores em pacientes.

Estude seu público

Para acertar no tipo de conteúdo que será, de fato, atrativo para o seu público-alvo, a grande dica é saber exatamente com quem você está se comunicando. Portanto, antes mesmo de criar um Instagram profissional, pesquise e estude quem é o tipo de paciente que você deseja atrair e sobre o que essas pessoas querem se informar.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.