Fale conosco pelo WhatsApp

Como construir a credibilidade do médico no meio digital?

9 de janeiro de 2023 |
Médica sentada e conversando via computador.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Na era digital, ter uma presença relevante na internet é fundamental para alavancar a carreira médica

Os últimos anos foram marcados por uma crescente transformação digital em todas as áreas, inclusive na medicina. Os profissionais de saúde podem aproveitar o meio digital para construir credibilidade e confiança para estreitar o relacionamento com seus pacientes.

Essa revolução digital tornou os pacientes mais exigentes por conta do grande número de informações sobre todos os assuntos disponíveis na internet. Para ter uma presença digital relevante, a credibilidade do médico no meio digital deve ser construída sobre bases sólidas para passar confiança ao seu público.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre a credibilidade do médico no meio digital. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto.

Importância da credibilidade do médico

O médico, talvez, seja o profissional que mais depende da sua credibilidade para desempenhar seu trabalho. Um profissional com credibilidade é sinônimo de alguém confiável, competente em sua função e que seja respeitado por seus colegas e pelo público em geral.

Quando as pessoas procuram um médico para cuidar da saúde, elas esperam um profissional que reúna todas essas qualidades. Isso passa segurança e fortalece a relação entre médico e paciente. Assim como no mundo real, a credibilidade do médico no meio digital é um fator que as pessoas também levam em consideração na hora de escolher um profissional de saúde.

Credibilidade construída por meio digital

A máxima de que a primeira impressão sempre deve ser positiva também vale para a credibilidade do médico no meio digital. Quando alguém tem contato com seu conteúdo pela primeira vez, seja no site ou nas redes sociais, este deve ser bem apresentado e seguir alguns requisitos:

  • Possuir uma boa descrição dos seus serviços prestados;
  • Listar de maneira organizada quais especialidades o público pode encontrar;
  • Demonstrar que você é autoridade no assunto;
  • Ter um canal digital para comunicação com o público.

Ética médica nas redes sociais

As redes sociais são um importante canal para construir a credibilidade do médico no meio digital, pois só no Brasil são 171,5 milhões de usuários ativos, cerca de 79,9% da população brasileira.

Por si só, esses números já justificam a importância da presença digital nessas plataformas, mas profissionais de saúde precisam ter cuidado para não ferir o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM). Algumas práticas não permitidas são:

  • Divulgar fotos dos pacientes, mesmo com autorização deles;
  • Divulgar valores de procedimentos médicos;
  • Postagens no formato “antes e depois” de procedimentos;
  • Divulgar, na imprensa, endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço;
  • Realizar consultoria online.

Ganhe autoridade com seu trabalho

Uma excelente forma de aumentar a credibilidade do médico no meio digital é mostrar-se como referência em sua área de atuação. O chamado marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes para fidelizar o público e atrair novos pacientes para o seu consultório.

Quando você oferece aos pacientes conteúdos relevantes e de qualidade, que atendam a suas dúvidas e necessidades, a autoridade médica se fortalece de maneira natural. Isso pode ser feito através de vários formatos, como:

  • Notícias;
  • Artigos em blogs;
  • E-book;
  • Vídeos;
  • Podcast.

Engaje com os pacientes

A credibilidade do médico no meio digital é construída também por meio do engajamento com os pacientes. Responda a todos os questionamentos do público, sempre respeitando o Código de Ética Médica, com um atendimento acolhedor e uma linguagem adequada.

Publique assuntos relevantes e atuais nas redes sociais para conversar com sua audiência e entender melhor sobre o que eles pensam.

Marketing médico e as redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação utilizados pelas pessoas na atualidade, o que fornece um potencial de alcance gigantesco para profissionais de saúde criarem relacionamentos e fortalecer os já existentes.

Ao publicar conteúdos relevantes nessas redes, é possível ganhar mais visibilidade e transmitir conhecimento e credibilidade do médico no meio digital para os pacientes. Na era das redes sociais, o marketing médico digital bem executado é uma estratégia fundamental para os profissionais que desejam melhorar sua reputação e conectar-se com sua audiência.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.