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3 dicas funcionais para criar conteúdo para blog

24 de novembro de 2021 |
Medico se gravando em uma câmera
(Banco de imagens: Shutterstock)

Confira algumas estratégias para acertar na produção de conteúdo digital do seu negócio.

 O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais assertivas e, simultaneamente, de menor custo no campo da comunicação digital. Portanto, cada vez mais clínicas e consultórios têm destinado seus esforços em criar conteúdo para blog médico.

Alguns gestores do segmento da saúde podem ainda não entender muito bem a relação entre criar conteúdo para blog médico e prospectar novos pacientes para suas organizações. Esse artigo, contudo, visa não somente explicar os principais benefícios desse tipo de estratégia digital, como também elencar três dicas valiosas para aqueles que desejam investir nesse novo tipo de conteúdo. Boa leitura!

Por que criar conteúdo para blog médico?

Um blog para instituições de saúde, bem como qualquer outra ação de marketing digital, precisa ser planejado e executado de modo a alcançar um ou mais objetivos. E eles podem ser muitos:

  • Prospectar novos pacientes;
  • Fidelizar o público que já frequenta a clínica;
  • Fortificar sua presença online;
  • Educar os potenciais pacientes;
  • Gerar autoridade.

Uma informação importante é que, hoje, 63% das pessoas dedicam maior confiança a profissionais que investem em conteúdo digital. E diferentemente de redes sociais e de e-mail marketing, ao criar conteúdo para blog médico, você terá maior liberdade e mais espaço para levar informações ao seu público-alvo.

Agora que você já entendeu que esse tipo de estratégia pode ser muito eficiente para o seu negócio, vamos às três dicas para te ajudar na produção de conteúdo!

Dica 01: Invista em SEO

O SEO – Search Engine Optimization – nada mais é do que um conjunto de técnicas para que seus textos fiquem mais harmônicos, de fácil leitura e mais bem posicionados nos sites de busca, tendo como principal foco o uso de palavras-chave.

Ao criar conteúdo para blog médico, é preciso escolher algumas palavras-chave relativas a assuntos do interesse da sua clínica que vêm tendo um bom volume de busca no Google, por exemplo. É claro que existem ferramentas e plataformas exclusivas para realizar uma pesquisa acerca desses termos, com informações numéricas que te ajudarão na sua missão: o SemRush, o Google Analytics e o UberSuggest são algumas delas.

Algumas outras técnicas também são imprescindíveis, tais como o uso de:

  • Imagens no texto;
  • Bullet points (ou tópicos em listas);
  • Subtítulos;
  • Links externos e links internos;
  • Palavras de transição;
  • CTA (Call to Action).

Dica 02: crie conteúdo relevante e de qualidade

Alguns médicos pecam em priorizar a quantidade em detrimento da qualidade em seus blogs. Textos muito longos, extensos e com excesso de vocabulário técnico da área científica podem mais afugentar do que encantar seus visitantes. Textos com média de 400 a 600 palavras costumam ter um tamanho ideal.

Outra dica valiosa é: nunca copie textos de outros lugares da internet. O plágio, além de poder prejudicar a reputação da sua instituição, também pode afetar diretamente os resultados do alcance que o seu blog pode alcançar.

Por fim, não esqueça de que nada adianta criar conteúdo para blog médico sem a devida divulgação das postagens. Busque integrar os outros meios de comunicação digital da sua clínica ou consultório, recomendando dicas de leitura do seu blog em redes sociais, newsletters ou mesmo fazendo um investimento em campanha patrocinada (Google Ads) de posts estratégicos.

Dica 03: Cuidado com as regras da CFM

Dominar as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para publicidade médica é também fundamental na hora de investir em conteúdo digital. O órgão regulador da prática de medicina tem um manual, cuja missão é nortear ações de marketing na área da saúde.

As principais regras da CFM visam evitar abusos e sensacionalismo na hora de divulgar os serviços de um determinado profissional. Assim sendo, jamais utilize seu blog para fazer propaganda de alguma metodologia sem eficácia científica comprovada, para anunciar como exclusivas as práticas da sua clínica, para garantir o sucesso de determinado tratamento ou para expor a imagem de um paciente.

Aqui vai uma dica extra para você acertar ao criar conteúdo para blog médico: procure a ajuda de profissionais especializados em comunicação online, por isso, conheça a WSI!