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5 ideias de reels para médicos

22 de dezembro de 2023 |
Celular com imagem de reels na tela
(Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba como se alavancar no mercado através de conteúdo em vídeos curtos

O reel é um formato de vídeo que existe como opção de conteúdo na rede social Instagram. Caracterizado, em sua maioria, por sua curta duração — de 90 segundos ou menos —, é um tipo de conteúdo de fácil visualização, podendo ser consumido em alta velocidade e em grandes quantidades.

Atualmente, mais de 200 bilhões de reels são vistos diariamente na plataforma. Isso, aliado ao fato de que o Instagram tem se tornado cada vez mais uma rede de divulgação de negócios e serviços, deixa claro a importância de reels para médicos.

Conheça, nesta publicação, 5 ideias de reels para médicos que podem ajudar a impulsionar sua divulgação no Instagram.

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Como criar reels para médicos?

Criar reels com bom alcance é um trabalho que depende de conhecimento sobre o formato e sobre os hábitos de consumo de conteúdo da população. O primeiro passo é se familiarizar com as ferramentas disponíveis no Instagram para sua produção.

A própria plataforma disponibiliza ferramentas para edição de vídeo, adição de efeitos sonoros e música de fundo e controle de velocidade. Para além das possibilidades dentro do próprio Instagram, é possível utilizar aplicativos de edição de vídeo que o deixem mais atrativo ao público.

Além disso, é importante considerar quais características específicas que reels para médicos podem ter, e quais ideias são as melhores para demonstrar a excelência do profissional e atrair clientes. Nesse sentido, é muito importante ter atenção ao seguir as regras de publicidade médica estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

5 ideias de reels para médicos

Uma vez que existe uma diversidade de conteúdos que podem ser explorados em reels para médicos — desde conteúdos informativos sobre saúde até apresentação dos meios de trabalho e outras possibilidades —, apresentaremos, a seguir, algumas ideias que podem ajudar a criar conteúdo que aumente seu alcance orgânico no Instagram, criando engajamento com potenciais clientes.  

Reforce a qualidade da sua formação profissional

Uma das maneiras mais eficazes de destacar seu diferencial em reels para médicos é o compartilhamento de vídeos de cursos, congressos e encontros entre profissionais que esteja participando. Isso demonstra constante empenho no aperfeiçoamento da sua profissão.

Ofereça informações de maneira simples e direta

O reel é essencialmente um formato de consumo rápido, e vídeos que tragam informações relevantes e objetivas são mais bem recebidos. Dicas, práticas pertinentes a sua área de especialização, datas comemorativas relacionadas à medicina e conteúdo educativo são boas ideias para começar.

Apresente os espaços da sua clínica

Outra possibilidade ao produzir e publicar reels para médicos é a de mostrar como são os bastidores do seu local de atuação profissional. Isso cria proximidade entre o negócio e potenciais clientes, possibilitando melhor sensação de segurança e confiança quanto a qualidade do seu serviço.

Faça vídeos respondendo perguntas e dúvidas frequentes

Interação com seus seguidores e clientes é essencial para manter e expandir sua presença online. Portanto, é vantajoso se utilizar da comunicação direta que os reels para médicos possibilitam. Criar vídeos respondendo dúvidas e perguntas que você recebe em seus comentários é uma maneira efetiva de manter este contato e reforçar seu aspecto profissional.

Mostre sua rotina e conte sua história

Este tipo de conteúdo mais acessível ajuda a humanizar o profissional aos olhos dos seguidores, aumentando a confiança na integridade do seu serviço. Adicionalmente, experiências pessoais são uma das fontes mais recheadas de ideias para vídeos, o que facilita em manter o ritmo de postagens frequentes que a plataforma recomenda.

Quais os benefícios dos reels para médicos?

Atualmente, vídeos curtos são um dos formatos de conteúdo mais consumidos do mundo. No Instagram, o consumo de reels teve um aumento de 57,4% desde 2022, e estima-se que continuará a crescer nos anos seguintes. Este alto engajamento é benéfico a qualquer profissional que queira formar, manter, e ampliar sua clientela.

Outra vantagem é o fato de que, ao contrário dos stories, os reels não desaparecem do perfil depois de 24 horas, e continuam presentes criando engajamento contínuo, podendo ser facilmente compartilhados entre usuários da plataforma.

Por isso, considerando que as pessoas têm buscado cada vez mais informações e serviços dentro das redes sociais, produzir conteúdo como reels para médicos tem sido uma opção melhor e mais viável de atrair o público e convertê-lo em novas consultas e procedimentos.

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Quais são as limitações do CFM?

Como mencionado anteriormente, é necessário se atentar ao fato de que, além das regras sobre publicação de conteúdo do próprio Instagram, reels para médicos estão sujeitos a uma regulamentação extra: a estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Com a nova resolução — que se tornará vigente a partir de março de 2024 —, diversas medidas foram tomadas para facilitar a publicidade de profissionais médicos, mas é importante ter conhecimento sobre quais práticas são proibidas:

  • Quebrar a anonimidade de pacientes/clientes que apareçam em conteúdo publicitário, mesmo que sua permissão seja concedida;
  • Se portar de forma sensacionalista ou autopromocional, praticar concorrência desleal e divulgar conteúdo inverídico;
  • Prometer ou insinuar “resultado garantido” de procedimentos médicos e aparelhos clínicos, ou insinuar que eles são exclusivos de sua clínica/prática;
  • Mostrar imagens comparativas de “antes e depois” sem que estejam acompanhadas do material informativo necessário, e que não sejam alteradas ou modificadas;
  • Anunciar serviços para os quais o médico não tenha qualificação necessária, ou ensinar atos médicos a pessoas sem educação profissional;
  • Fazer propaganda de marcas comerciais ou fabricantes;
  • Criar peça de publicidade que não identifique o indivíduo como médico, trazendo informações necessárias como nome e CRM do profissional.

Quando o tema é reels para médicos, se está falando sobretudo de entrega de conteúdo de qualidade. Entre em contato com a WSI, agência de marketing médico, para conhecer nosso serviço de mídias sociais e começar a produzir reels que alavancarão seu consultório.

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