Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a importância de e-books na estratégia de marketing médico

12 de maio de 2022 |
Celular com texto sobre e-book
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda qual é o papel deste material rico na estratégia de marketing digital médico

Os e-books na estratégia de marketing médico são indispensáveis, especialmente em um cenário de alta competitividade — com uma procura cada vez maior por conteúdos na internet antes de decidir por agendar uma consulta com um médico.

Visando atingir um público que está considerando agendar uma consulta, mas ainda não tomou essa decisão ou ainda não encontrou o médico ideal, os e-books na estratégia de marketing médico ajudam a atrair e converter quem visita seu site, de modo a torná-lo um paciente. Conheça mais sobre essa ação digital.

O que são os e-books na estratégia de marketing médico?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é um e-book. Trata-se de um conteúdo digital, como se fosse um mini livro eletrônico, que oferece um material mais rico, completo e detalhado sobre determinado assunto, garantindo um maior aprofundamento do tema em questão quando comparado aos posts de um blog ou de uma rede social, por exemplo.

É possível utilizar os e-books na estratégia de marketing médico para atrair esse leitor de diversas maneiras: seja oferecendo o material como CTA ao término de um texto de um blog, seja realizando uma campanha patrocinada no Google para atingir justamente as pessoas que buscam por aquele tipo de conteúdo educativo.

Com a leitura do e-book, o lead poderá interpretar que, de fato, possui um problema que a sua clínica pode ser capaz de resolver. Quando o leitor realiza o download, voluntariamente, do material, ele deixa algumas informações que poderão ser úteis para ações de marketing digital futuras — tais como nome, e-mail, telefone, idade e principais interesses de especialidades médicas.

Vamos supor que sua clínica oferece serviços de reprodução humana. É possível disponibilizar um e-book na estratégia de marketing médico que informe ao seu paciente quais são as principais alternativas de fertilização assistida para casais com dificuldades para engravidar.

Vantagens do e-book

Dentre as vantagens do uso de um e-book na estratégia de marketing médico, podemos citar que o material:

  • Oferece um conteúdo profundo, com maior credibilidade;
  • Ajuda a deixar os visitantes do seu site mais interessados em agendar consulta;
  • Estreita o relacionamento com o potencial paciente;
  • Educa o público.

Vamos entender melhor essas quatro vantagens? Em primeiro lugar, é preciso compreender que o e-book é um material rico e capaz de trazer informações de qualidade, detalhadas e críveis sobre um determinado assunto de sua área de atuação. O conteúdo reflete o conhecimento e a autoridade do médico que o assina.

Ao entender que o profissional realmente domina uma determinada técnica, as chances de o lead agendar uma consulta com ele se tornam consideravelmente maiores.

O e-book na estratégia de marketing médico tem como uma de suas principais funções a geração de leads, que significa pessoas interessadas no seu serviço. Materiais ricos, em geral, ajudam a captar informações que você precisará para entrar em contato com esse potencial paciente, abreviando até mesmo as burocracias do atendimento.

O seu relacionamento com o potencial paciente também se torna mais estreito, uma vez que, justamente em função desse ganho de credibilidade, ele tende a desenvolver mais facilmente uma relação de confiabilidade com a clínica.

E, por fim, o e-book na estratégia de marketing médico também ajuda a educar o seu público, para que o paciente chegue à clínica já conscientizado dos procedimentos. É comum que pessoas procurem médicos, muitas vezes, com crenças irreais de que determinados tratamentos poderão trazer resultados difíceis de serem conquistados.

Banner de marketing médico da WSI

 

É válido dizer que cada vez mais as pessoas utilizam a internet para buscar conhecer técnicas, procedimentos médicos e outros antes mesmo de buscar um médico. E é dever da clínica, por meio do marketing digital, lutar contra a desinformação.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o papel do e-book na estratégia de marketing médico, entre em contato agora mesmo com a WSI.