Fale conosco pelo WhatsApp

Veja como fazer o gerenciamento de redes sociais de sua clínica

15 de março de 2022 |
imagem ilustrativa de informações saindo do celular
(Banco de imagens: Shutterstock)

A gestão correta das suas redes sociais pode levar a sua clínica para outro patamar.

 É cada vez mais imprescindível que os médicos dominem estratégias de marketing digital, já que esse universo garante não só a divulgação dos serviços oferecidos por uma clínica ou consultório, como estabelece uma comunicação mais direta com os seus pacientes. Por isso, entender como fazer um correto gerenciamento de redes sociais é tão importante.

 Dentre as inúmeras estratégias de marketing digital médico existentes, sem dúvidas, entender qual é a melhor abordagem para o gerenciamento de redes sociais faz diferença, já que muitas vezes este é o principal canal de comunicação digital escolhido pelas clínicas e consultórios. Entenda mais sobre essa temática no artigo abaixo!

Por que investir em redes sociais?

Antes de entender sobre como fazer o correto gerenciamento de redes sociais do seu consultório ou clínica, é preciso compreender quais são as vantagens que essa presença digital traz a você.

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a grande maioria dos seus potenciais pacientes se encontra hoje presente nas principais redes sociais, e consomem conteúdos diversos – desde publicações de familiares e amigos, passando por famosos, marcas de sua preferência e até mesmo escolhem os médicos com quem irão se consultar com o auxílio dessas ferramentas digitais.

No entanto, não faz sentido criar conteúdo por criar, sem que haja um planejamento prévio de gerenciamento de redes sociais. Tal gestão passa pela definição de um objetivo a ser alcançado e se estende ao público com quem você deseja dialogar. Para isso, é de extrema importância definir a sua persona.

Definição da persona

O gerenciamento de redes sociais precisa passar por uma etapa inicial, quando se pesquisa e se compreende quem é o público-alvo que você almeja impactar. Se você já possui uma base de pacientes automatizada em softwares de gestão, a tarefa fica mais fácil.

Através dessa gama de informações, é possível definir, efetivamente, o que é a persona, cuja criação tem o objetivo de esquematizar um personagem ficcional, com:

  • Idade;
  • Nome;
  • Profissão;
  • Gênero;
  • Sonhos;
  • Medos;
  • Problemas;
  • Expectativas.

Através da persona, você consegue estabelecer, aproximadamente, quem é o tipo de pessoa ideal que você gostaria de atrair para a sua lista de pacientes. Assim sendo, fica mais fácil escolher qual linguagem utilizar e qual o tipo de conteúdo a ser criado no gerenciamento de redes sociais da sua clínica.

Cuidado com as pautas escolhidas

Lembre-se sempre que para o gerenciamento de redes sociais ser bem-sucedido, as pautas precisam ser pensadas estrategicamente. O conteúdo precisa ir além de uma simples publicidade, pois cada vez menos postagens comerciais agressivas conquistam os usuários.

Assim sendo, busque investir em conteúdos que sejam relevantes para os seus seguidores, fornecendo dicas de saúde e educando seus pacientes sobre tópicos importantes.

Um cuidado que deve ser sempre tomado, no entanto, é com as normas estabelecidas pelo CFM – Conselho Federal de Medicina – com relação à publicidade médica. Em hipótese alguma, as mídias sociais devem ser utilizadas para realizar qualquer tipo de diagnóstico médico prévio, ou ainda para vender soluções que não tenham comprovação científica.

Identidade visual

Outra dica para acertar no gerenciamento de redes sociais é garantir um design gráfico harmônico e atraente. As imagens das suas publicações, certamente, chamam tanta atenção quanto o próprio conteúdo, e é possível conseguir fotos em bancos de imagens de uma maneira econômica.

Se houver recursos, não hesite em contratar fotógrafos e profissionais da comunicação visual para determinarem quais as paletas de cores e identidade visual das suas redes sociais.

Confira também: 5 dicas de identidade visual para médicos.

Analise os resultados

Por fim, não esqueça que todo bom gerenciamento de redes sociais passa pelo investimento em análises completas de resultados, para você poder identificar quais estratégias têm, efetivamente, dado certo. Com as métricas disponíveis em diversos sites e aplicativos, é cada vez mais fácil fazer uma avaliação completa da gestão das suas redes sociais.

Baixe o Guia Completo de Instagram para Médicos gratuitamente!

Banner Guia Completo Instagram para Médicos