Fale conosco pelo WhatsApp

 Identidade visual para médicos: como começar?

2 de julho de 2023 |
Imagem ilustrativa de um olho com efeitos coloridos na retina e efeitos ao redor do olho que remetem ao digital.
(Banco de imagens: Shutterstock)

 Você não tem ou deseja renovar sua identidade visual médica? Essa leitura pode ser esclarecedora. Vejamos a seguir como e por onde começar.

Antes de entrarmos nos conceitos, façamos um exercício pensando no universo musical. Cada estilo possui seu próprio código de vestimenta e comportamentos que são únicos, basta imaginar um fã de heavy metal e outro de axé, por exemplo.

Cada um tem um gosto, um jeito próprio de se vestir, cortes de cabelo diferentes, enfim, traços e características que formam sua personalidade. Tanto o reconhecimento quanto a distinção entre esses dois fãs de duas tribos opostas se dão através da imagem e do visual.

O mesmo acontece no universo das marcas. Empresas consagradas têm uma identidade visual bem definida com logotipo, cores, símbolos e tipo de letra que ajudam o consumidor a desenhar uma imagem quando pensa naquela marca em específico.

Esse conceito também vale para médicos e profissionais de saúde e é sobre esse tema que vamos tratar ao longo deste texto. Acompanhe!

O que é identidade visual?

Identidade visual é todo e qualquer elemento, seja ele visual ou gráfico, que serve para expressar os valores e propósitos da marca e representá-la em todas as suas comunicações.

Qual a importância da identidade visual para sua clínica?

identidade visual para médicos permite que sua clínica seja reconhecida pelo mercado e pelos pacientes. Esses elementos visuais são úteis porque:

  • Ajudam a se destacar dos concorrentes;
  • Mostram qual é sua especialidade;
  • Demonstram credibilidade aos seus pacientes.

Essa conexão consciente ou inconsciente, essas sensações que fazem o cliente optar por um e não por outro produto ou serviço, quando alinhadas ao posicionamento e valores da marca, é o que chamamos de branding. De forma resumida e simplificada, o branding é a personalidade de uma marca construída ao longo do tempo

Como criar uma identidade visual para médicos?

Para criar uma identidade visual médica é preciso:

Entender o público-alvo

Para criar uma identidade visual para médicos, o ponto de partida é definir com quem você está falando. Seu público é composto majoritariamente por mulheres? Homens? Idosos? Crianças? Onde moram? A qual classe social eles pertencem? Quais são seus problemas e necessidades? Quais os anseios e desejos?

Quanto mais informações você obtiver, mais eficaz será a construção da identidade visual médica da sua clínica, assim como as estratégias de comunicação.

Definir valores da marca

Os valores da marca são os princípios condutores que traduzem tudo o que a empresa faz. Eles estarão presentes em todas suas ações, desde a forma como você gerencia seus funcionários até a maneira que você se relaciona com seus clientes. Portanto, reflita sobre quais são as crenças e princípios que norteiam suas atividades.

Escolher os elementos (briefing)

Essa é a hora de pensar na descrição do seu trabalho e quais são os objetivos que sua identidade visual médica quer alcançar. O briefing é uma espécie de guia que reúne informações importantes sobre qual tipo de mensagem você deseja passar, qual é sua persona ou quais elementos gráficos representam sua clínica, por exemplo.

Fazer um brainstorming

Agora é a vez de dar lugar ao pensamento criativo e ideias. O brainstorming, ou “tempestade de ideias”, é uma técnica que tem como objetivo aflorar todos os insights possíveis para aprimorar ou mesclar conceitos até chegar ao resultado desejado da sua identidade visual para médicos.

Contratar profissionais especializados

Entregue sua identidade visual médica nas mãos de profissionais especializados em marketing médico e que tenham o know-how necessário para entregar um material que se comunique de maneira eficiente com seu público-alvo e reúna os elementos visuais necessários que expressam seus valores e propósitos aos pacientes.

Como implementar a nova identidade visual? 

A nova identidade visual deve estar alinhada aos valores da marca e as estratégias de branding estabelecidas pela empresa. Desse modo, pode criar um tom de voz que represente bem a clínica e o profissional de saúde, mas com uma linguagem adaptada para diferentes canais e formatos.

Por que investir em uma identidade visual para médicos? 

Investir na identidade visual para médicos é essencial. É ela quem traduz os conceitos e valores de uma marca ou serviço e cria um forte vínculo com o público. A identidade pode ser definida como o agente motivador da sensação de pertencimento, identificação e confiança com a sua audiência, pois é quem primeiro impacta e cria âncora de memória com os pacientes.

Nesse sentido, é fundamental contar com os serviços de uma agência especializada em marketing médico, que oferece soluções específicas para clínicas e consultórios. Entre em contato com a WSI e conheça nossos diferenciais.