O inbound marketing para médicos é a escolha certa para atrair e fidelizar pacientes na internet
O inbound marketing é uma estratégia de atração, conversão e fidelização de potenciais clientes. Diferente do marketing tradicional, ou outbound marketing, em que a marca aborda o indivíduo de forma direta, o inbound produz conteúdos que chamam e retêm a atenção.
No inbound marketing para médicos, a pessoa recebe materiais para conscientizá-la sobre o seu problema até que esteja preparada para se converter em paciente. A comunicação deve estabelecer uma relação de confiança que o leve à ação de marcar uma consulta, por exemplo.
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Índice
O que é inbound marketing para médicos?
Como no inbound marketing o indivíduo encontra a empresa por meio de pesquisas realizadas para sanar dúvidas específicas, o especialista pode oferecer respostas que o levem a conhecer o site e entrar no funil de vendas, que é a jornada de compra.
O inbound marketing para médicos beneficia-se desse processo devido à segmentação em perfis diferentes. A primeira etapa do funil é o aprendizado, em que a pessoa está pesquisando sobre o tema e ainda não identificou o problema que possui. Assim, é necessário nutri-la com conteúdos relevantes para o assunto.
Com isso, ela avança no funil e caminha para a fase de reconhecimento do problema, quando percebe que existe uma necessidade a ser resolvida. É na fase da consideração que ela procura a solução para esse problema identificado. A última etapa é a decisão, em que ela analisa as opções e toma uma ação.
Como funciona o inbound marketing para médicos?
O potencial cliente trilha a jornada com o auxílio de comunicações planejadas. Portanto, o inbound marketing médico pode ser feito de diversas formas, como:
- Blog: essa é uma das principais escolhas para atrair os pacientes de forma orgânica e construir a imagem do médico como uma autoridade na área. Quando a pessoa pesquisar algo no Google, encontrará os textos otimizados com as técnicas de SEO, um conjunto de estratégias de posicionamento de sites em páginas de busca;
- E-book: recurso que o usuário recebe em troca de fornecer informações importantes, como o e-mail e telefone, por exemplo. O e-book é uma ferramenta para transmitir conteúdo rico e relevante para os potenciais pacientes;
- E-mail marketing: é uma ferramenta útil para estreitar o diálogo pela proximidade e frequência de contato, o que fortalece o relacionamento, e acelera a conversão e a fidelização.
É necessário mensurar os resultados obtidos com o inbound marketing para médicos constantemente para fazer os ajustes necessários para o aumento do alcance e do engajamento.
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O que diz a publicidade médica sobre o inbound marketing para médicos?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não proíbe o inbound marketing para médicos, mas impede alguns tipos de publicações, como:
- Prometer a eficácia de tratamentos;
- Utilizar a imagem do paciente, ainda que seja autorizado, para mostrar o antes e o depois de algum procedimento;
- Fazer publicidades insinuando ideias de superioridade, como “o melhor” ou “o mais eficaz”.
Por que contratar uma agência especializada em inbound marketing para médicos?
O inbound marketing para médicos traz resultados significativos quando bem executado. Não basta criar um blog ou disparar e-mails sem considerar outros fatores como o conteúdo, a escolha de palavras-chaves, os elementos visuais, a responsividade, a personalização para o público e a análise de métricas.
O processo envolve métodos que uma agência especializada em inbound marketing médico está familiarizada. A equipe é capaz de identificar o público-alvo, planejar a comunicação e estabelecer estratégias que gerem o retorno esperado.
A WSI é especialista em marketing médico e oferece soluções que contribuem para o sucesso do seu projeto. Entre em contato conosco e saiba como nossa equipe de analistas contribuirá com a presença digital do seu negócio.
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