São muitas as possibilidades em se investir em um Instagram médico.
Os benefícios do Instagram para clínicas já são, nos dias de hoje, altamente conhecidos. No entanto, se você ainda não está a par de quais são essas vantagens, nem de como aplicar as melhores estratégias para fazer dessa rede social como um dos principais canais de comunicação digital da sua clínica, este é o artigo certo para você.
Aqui, vamos conhecer detalhadamente os principais benefícios do Instagram para clínicas. Em tempos conhecidos como “transformação digital”, percebemos que as mudanças de hábito dos consumidores de todos os serviços — inclusos os de saúde — vieram para ficar, e não faz mais sentido que clínicas e consultórios insistam em uma já combalida comunicação analógica.
Índice
Afinal, quais são os principais benefícios do Instagram para clínicas?
Há tempos, o Instagram não é mais apenas uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos para entretenimento ou interação com amigos e familiares. Esta mídia social vem ganhando espaço em todos os segmentos, se tornando referência em comunicação para empresas e prestadores de serviços.
Antes de conhecer os principais benefícios do Instagram para clínicas, precisamos fazer uma ponderação: quantas vezes não buscamos conhecer um determinado restaurante ou loja de roupas conferindo suas publicações nesta rede social? Um bom perfil de Instagram pode ser determinante para que tomemos nossa decisão enquanto consumidores.
E com o segmento de clínicas e consultórios, não haveria de ser diferente. O marketing boca a boca e principalmente a publicidade offline têm se tornado coadjuvantes num cenário em que as redes sociais têm tomado papel determinante na escolha de pacientes por seus médicos, dentistas ou outros profissionais da saúde. De olho nisso, vamos conhecer alguns dos benefícios do Instagram para clínicas, abaixo.
01: Maior alcance de pacientes
Conforme anteriormente mencionado, os benefícios do Instagram para clínicas trazem uma possibilidade concreta de alcançar, mais facilmente, um número maior de pacientes. Seja através de uma estratégia efetiva de marketing digital, com publicações relevantes, que estimulem o tráfego orgânico, seja através de investimento em tráfego pago, a verdade é que muitas pessoas podem acabar tendo o primeiro contato com você através desta rede social.
02: Maior ganho de autoridade
Dando continuidade aos benefícios do Instagram para clínicas, é hora de falar sobre um tema também muito importante: a autoridade na área médica. Pacientes tendem a agendar consultas com aqueles profissionais que transmitem maior seriedade e confiabilidade em sua atuação online.
Existem até mesmo médicos que se tornam influenciadores no setor, dando dicas sobre autocuidado, prevenção e alertando os pacientes sobre os perigos da automedicação e a necessidade de se buscar ajuda profissional sempre que necessário.
Como investir no Instagram?
Para usufruir dos benefícios do Instagram para clínicas, não basta ter um perfil no site e realizar publicações genéricas e pouco periódicas. O trabalho feito na mídia social precisa ser sério, estratégico e contínuo.
Ainda que você se beneficie através do impulsionamento de publicações, sem uma linha de postagens bem executada, de nada adiantará. Portanto, as dicas para que você obter os benefícios do Instagram para clínicas são simples. Uma das principais é se atentar às normas do CFM para publicidade médica. Assim sendo:
- Evite o uso de expressões sensacionalistas como “o melhor”, “o único capaz de”;
- Não publique fotos expondo pacientes, principalmente com o “antes e depois”;
- Não divulgue tratamentos sem a devida comprovação científica;
- Não fale em preços, explicitamente, sobre tratamentos, cirurgias e exames.
Além disso, procure usar hashtags estratégicas, para que seu perfil seja facilmente encontrado pelos nichos. Também faça uso das ferramentas de Stories e Reels, que trazem maior engajamento ao seu perfil e proximidade com os seguidores.
E além de garantir seriedade ao seu Instagram, busque harmonizar os textos com as imagens e escolher um tom de voz adequado, humanizado e que dialogue com afinidade com o seu público-alvo. Lembre-se: seus pacientes não têm a obrigação de conhecer expressões técnicas demais e elas podem acabar afugentando seguidores ao invés de conquistá-los.
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