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Marketing digital no Instagram: como fazer?

13 de setembro de 2022 |
Figuta ilustrativa de um celular
(Banco de imagens: Shutterstock)

O Instagram é uma das maiores redes sociais da atualidade, destacando-se como uma importante ferramenta de marketing digital

Inicialmente lançado como uma rede social focada em compartilhamento de fotos pessoais, o Instagram evoluiu rapidamente e se tornou um espaço amplo de comunicação visual. Como consequência, diversas empresas e marcas passaram a investir neste canal, que se destaca como uma das principais ferramentas de marketing digital da atualidade.

Para que o marketing digital no Instagram alcance os resultados esperados, entretanto, é muito importante saber como estabelecer uma conexão com o público. Para isso, é necessário elaborar uma estratégia que inclua as melhores práticas da internet e de sua área de atuação, além de entender profundamente como funciona este poderoso recurso do marketing digital.

O que é o marketing digital no Instagram?

O marketing digital no Instagram tem como base a comunicação entre uma empresa e seu público, criando, assim, um bom relacionamento entre a marca e as pessoas interessadas naquilo que ela oferece. Isso significa que é necessário entender as principais necessidades e desejos de seu público, criando uma estratégia de publicações que seja capaz de impactar positivamente os usuários.

Todo o seu conteúdo de marketing digital no Instagram deve ser original e relevante, permitindo que seu negócio se posicione e se destaque perante o público. Esta é uma forma direta, íntima e espontânea de se comunicar com as pessoas, estabelecendo uma relação com potenciais clientes e construindo uma imagem para seu negócio.

Como criar uma estratégia para fazer sua clínica crescer no Instagram?

No marketing médico, as mídias sociais também têm um papel essencial no que diz respeito à construção de um relacionamento com os pacientes. O uso do Instagram para médicos, assim como em qualquer outro segmento, é essencial para gerar interação, engajamento e prospecção de novos pacientes.

Confira, a seguir, algumas dicas fundamentais de marketing digital no Instagram.

Crie conteúdo de qualidade e relevante

Para que sejam relevantes dentro de uma estratégia de marketing digital no Instagram, suas fotos e vídeos precisam ter qualidade e informação. Jamais publique um conteúdo apenas para manter o feed atualizado, sem comunicar nada a seu público. Lembre-se: sua imagem está competindo com dezenas de outros perfis e precisa ter algo a oferecer para se destacar.

Tenha um objetivo claro

Saber o motivo exato pelo qual sua clínica está no Instagram é fundamental para elaborar uma estratégia eficiente de postagens. Se você deseja se posicionar como especialista em determinada área, por exemplo, é necessário que seu conteúdo aborde justamente informações deste segmento.

Use o Instagram for Business

Uma conta comercial oferece diversos recursos que favorecem o marketing digital no Instagram. Isso porque o Instagram for Business permite que o usuário coloque informações de contato e localização, além de possibilitar o acompanhamento de métricas, como:

  • Alcance das postagens;
  • Impressões de cada publicação;
  • Quantidade de compartilhamentos;
  • Quantidade de vezes que a publicação foi salva.

Crie conteúdo exclusivo

Muitas clínicas compartilham o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais, o que não é uma boa estratégia (já que cada canal tem sua especificidade). Sempre crie material focado em sua estratégia de marketing digital no Instagram, de modo a impactar os usuários desta rede.

Faça um cronograma

O ideal é que seu perfil apareça tanto no Story quanto no Feed do Instagram com frequência. Para isso, é necessário se planejar com antecedência e produzir conteúdos variados para aparecer em diferentes dias da semana e horários.

Use os formatos de conteúdo a seu favor

Entenda os diferentes formatos da rede social e crie conteúdos de acordo com as características de cada um. Em uma estratégia de marketing digital no Instagram para médicos, os Stories podem ser mais adequados para postagens sobre a rotina e os bastidores dos atendimentos, enquanto o Feed pode receber conteúdos um pouco mais completos.

 

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