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Marketing médico humanizado: o que é e sua importância

18 de julho de 2024 |
Médico e equipe analisando estratégias de marketing humanizado em ambiente hospitalar
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Cada vez mais, pacientes buscam por atendimentos mais empáticos e humanizados; saiba como aplicar isso no dia a dia da sua clínica.

Muitas clínicas cometem o erro de focar excessivamente na automação e na quantidade de marketing, em vez de priorizar a qualidade. Elas investem em campanhas massivas e atendimentos automatizados que, apesar de eficientes em escala, falham em criar uma conexão genuína com os pacientes.

O marketing médico humanizado valoriza a empatia, a escuta ativa e o cuidado personalizado, trazendo uma experiência positivamente diferenciada em todos as fases do atendimento.

O que é marketing médico humanizado?

O marketing médico humanizado é uma abordagem que visa criar uma conexão emocional mais profunda com o paciente, indo além da promoção de serviços médicos. O objetivo é oferecer a melhor experiência possível durante todo o contato do paciente com o profissional de saúde — e isso tange aspectos emocionais, empáticos e éticos.

Qual a importância do marketing médico humanizado?

A importância do marketing médico humanizado se fundamenta no exponencial aumento de pessoas que buscam sobre profissionais de saúde on-line antes de decidir com quem serão atendidas. Uma interação humanizada nas redes sociais, sites e outras plataformas digitais permite que a sua clínica mostre seu compromisso com o bem-estar dos pacientes.

Além disso, o marketing médico humanizado deve refletir os valores de empatia e ética, já que os pacientes geralmente desejam mais do que um bom atendimento a nível técnico; eles buscam uma experiência positiva e acolhedora em todos os momentos de contato com você e a sua clínica.

Como humanizar o seu atendimento?

Agora que você já sabe o que é marketing médico humanizado e qual a sua importância, prepare o bloco de notas para anotar quatro dicas para alcançar esse objetivo.

Presença nas redes sociais

Utilize essas plataformas para interagir com os seus pacientes, compartilhar informações relevantes e mostrar o dia a dia do consultório. Postagens regulares com tom amigável e acessível criam um vínculo mais próximo e pessoal com seguidores.

Criar conteúdo em vídeo

Vídeos que explicam procedimentos médicos, dão dicas de saúde ou mostram os bastidores do consultório ajudam a desmistificar o ambiente médico e a construir uma relação de confiança. Com esse conteúdo, você facilita a compreensão dos pacientes sobre temas complexos e reforça sua imagem profissional online.

Responder dúvidas e mensagens do público

Dedique tempo para responder comentários nas redes sociais, e-mails e mensagens diretas, pois isso demonstra que você se importa com as preocupações dos seus pacientes. Esse tipo de conversa resolve questões imediatas e fortalece a confiança e fidelidade dos seus pacientes.

Colher feedbacks e aplicar NPS

O Net Promoter Score (NPS) ajuda a medir a satisfação dos seus pacientes e a identificar áreas de melhoria. Enviar questionários de feedback após as consultas, perguntar sobre a experiência do paciente e implementar sugestões recebidas são pontos que fortalecem a ideia de humanização.

Quais são os benefícios do marketing médico humanizado?

São diversos! Confira alguns dos mais destacados:

  • Melhora na relação com os pacientes durante o atendimento;
  • Aumento na satisfação e, consequentemente, fidelização de pacientes;
  • Construção de uma imagem positiva online, o que facilita a atração de novos pacientes;
  • Aumenta o engajamento do conteúdo da sua clínica nas redes sociais;
  • Melhorias constantes no atendimento por ouvir os pacientes de forma ativa;
  • Destaca a sua clínica das demais do mercado pela abordagem pessoal e atenciosa.

Tenha um marketing médico humanizado com a WSI

Nossa expertise específica sobre as melhores práticas e tendências do setor garante campanhas sempre adequadas às exigências éticas e regulamentares. Entendemos a importância da humanização no atendimento médico e desenvolvemos conteúdos empáticos e educativos que criam uma conexão mais profunda com os seus pacientes.

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