Apurar o que você e o que seu estabelecimento melhor fazem para os pacientes traz benefícios a todos
Se você tem por objetivo definir o paciente ideal do seu consultório, saiba que já foi desenvolvida, ao longo dos últimos anos e décadas, toda uma teoria e uma prática no marketing voltado à medicina para tanto. Elas demandam pesquisas para renderem frutos, mas são bastante efetivas.
Porém, antes de fornecermos as 5 dicas, ou os 5 caminhos para definir o paciente ideal para seu consultório, saiba quais são os 3 riscos que seu estabelecimento da área de saúde corre ao não deixar claro o perfil de paciente que o mesmo busca atender:
- Não obter o retorno desejado de suas iniciativas de marketing em medicina – isto ocorrerá porque de pouco adianta investir se o investimento se dá de maneira aleatória e pouco hábil. Recursos e tempo gastos serão perdidos pela falta de foco da ação;
- Atrair pacientes que não se deseja atrair – será uma perda de tempo, sua e do cliente, se isto se der. Definir o paciente ideal é um serviço que o médico presta não somente a ele mesmo, mas também ao próprio paciente;
- Cansar e desmotivar a equipe de seu consultório ou clínica, a qual verá seus esforços de acolhimento e amparo ao cliente desperdiçados por não ter sido feita antes uma correta prospecção visando definir o paciente ideal do estabelecimento de saúde.
Definir o paciente ideal: benefícios trazidos pela iniciativa
Em contrapartida, ao definir o paciente ideal de seu consultório ou clínica, o profissional da medicina angaria vários benefícios, os quais podem ser traduzidos pelos seguintes itens:
- Maior retorno sobre os investimentos feitos no estabelecimento, dado que o paciente bem escolhido será aquele que, pelas características dos problemas de saúde específicos que apresenta, melhor poderá usufruir de tudo o que seu consultório ou clínica oferece;
- Melhor conhecimento do perfil exato do cliente de seu ambulatório ou clínica, pois ao definir o paciente ideal o médico terá condições de, por exemplo, aprofundar seus estudos teóricos e práticos sobre as doenças exatas das quais tais indivíduos sofrem;
- Possibilidade de customizar o atendimento aos clientes, surgida a partir do conhecimento preciso dos mesmos. Ou seja, o médico será capaz de oferecer um atendimento na medida exata para o tipo de cliente que se dispõem e está preparado para melhor atender.
5 meios para alcançar o paciente ideal para seu estabelecimento
Uma vez estabelecidas as vantagens e desvantagens de se definir o paciente ideal para seu consultório ou clínica, seguem agora 5 dicas que podem levar o profissional da medicina a atingir tal objetivo:
1ª) Selecione três ou quatro pacientes que você, médico, já atenda e com quem tenha boas relações, profissionais e pessoais. São indivíduos que, pelo tipo de demanda em saúde que possuem, encaixam-se de forma adequada aos serviços que seu consultório ou clínica oferecem;
2ª) Levante as principais características desses clientes. É importante apurar quais serviços (exames, eventualmente remédios) de seu estabelecimento eles mais consomem, onde residem, seu gênero, idade, porte físico, renda etc.;
3ª) Pergunte a si mesmo quais os problemas de saúde que você, médico, ajuda tais clientes a resolver. Você apenas soluciona as queixas que tais pacientes trazem ou descobre eventuais outros males de que eles sofram? Qual a real efetividade de suas ações para o bem-estar destes pacientes?;
4ª) Quais aspectos de seu consultório ou clínica tais pacientes ideais mais valorizam (localização, excelência no atendimento, preços justos de consultas e exames, qualidade das instalações do estabelecimento etc.)?;
5ª) Quais os canais de atendimento que estes pacientes ideais usam para informar a você sua satisfação com os serviços que lhe são prestados por seu estabelecimento (correio eletrônico, ligação telefônica, contato pessoal etc.);
Uma vez seguidas estas 5 dicas, você deve tabular tais informações, colocando-as em planilhas e documentos que possam ser um repositório de informações acerca do perfil de tais indivíduos – e tal perfil será, muito aproximadamente, o perfil dos homens e mulheres a quem você consegue prestar os melhores serviços.
Você terá então conseguido definir o paciente ideal de seu estabelecimento médico. Feito isto, use tais dados para aprimorar mais e mais o atendimento que presta em sua clínica ou consultório; todos, e em especial os próprios pacientes, se beneficiarão com isto.