Use os termos certos nos seus conteúdos para escalar posições nos resultados do Google.
Um levantamento com mais de 6 mil participantes feito pela Minuto Saudável revelou que 94,4% deles pesquisam informações sobre saúde no Google. Esse dado deixa clara a importância de um bom marketing médico focado na criação de conteúdos de qualidade.
Afinal, essas buscas podem transformar um visitante em um seguidor nas suas redes sociais e em um assinante do seu blog, aumentando a presença e autoridade digital da sua clínica e do seu nome como médico online. Além disso, produzindo material consistente e que responda às reais dúvidas do público, é bem provável que essas pessoas se tornem até mesmo seus pacientes no futuro.
Mas agora vem a grande dúvida: como garantir que eles escolham o seu site e não o da concorrência? A resposta está no texto que segue! Está no planejamento estratégico de palavras-chave para médicos. Com os termos corretos, você atrai as pessoas certas no momento em que elas mais precisam.
Está pronto para ver o que são palavras-chave, sua importância, benefícios, e como elaborar uma estratégia excelente? Então venha conosco!
Índice
O que são palavras-chave?
Palavras-chave são os termos ou frases digitadas pelos usuários em mecanismos de busca, como o Google. Elas são a ponte entre o que o público busca e o conteúdo que você oferece, fazendo com que o tráfego do seu site seja relevante, ou seja, de visitantes que se interessam e precisam daquele conteúdo.
As palavras-chave para médicos podem ser sobre sintomas, doenças, tratamentos ou serviços de saúde, permitindo que o seu conteúdo chegue a pessoas interessadas exatamente nos temas que você domina.
Entendeu? Usar as palavras-chave certas é uma ótima forma de aumentar sua visibilidade e atrair pacientes em potencial! Mas como escolhê-las? Confira a seguir.
Como escolher as palavras-chave certas para médicos?
Escolher palavras-chave para médicos exige um conhecimento profundo do seu público-alvo, sabendo exatamente quais são seus principais problemas e dúvidas — é essencial que você pense como um paciente.
Também analise bastante o volume de busca das palavras usando ferramentas como o Google Keyword Planner, por exemplo. Encontrar o equilíbrio entre palavras de alta relevância e menos competição é o grande trunfo para destacar o seu conteúdo do resto.
Além disso, escolha palavras-chave para médicos de serviços que a sua clínica domina; não adianta nada ranquear bem para especializações que você nem oferece.
Por que uma estratégia de palavras-chave é importante?
Ter uma estratégia de palavras-chave é primordial no ramo da saúde, já que conecta a sua clínica aos pacientes nos momentos que eles mais precisam. Quando as palavras usadas no seu conteúdo são as mesmas que um usuário digitou no Google, é mais provável que o seu site apareça nos primeiros resultados. Além disso ser importante porque a maioria das pessoas clica justamente nesses links, isso também te coloca como uma referência e uma autoridade no assunto para milhares de pessoas.
Quais os benefícios?
Ter um bom planejamento de palavras-chave para médicos traz vantagens competitivas importantes, como:
- Direcionamento do público-alvo: mostra o seu conteúdo para os usuários certos, oferecendo exatamente o que eles precisam e aumentando as chances de visitas, retenções e conversões.
- Melhora do ranqueamento: melhora o seu ranqueamento nos motores de busca, te colocando na frente da concorrência.
- Boa alocação de recursos: focando em termos estratégicos você evita desperdícios e potencializa resultados, gastando menos tempo e dinheiro.
- Identificação de termos-chave: a estratégia permite que você escolha os termos de acordo com o volume e a dificuldade deles, achando o meio-termo para escolher palavras-chave para médicos que dão resultado.
- Aproveitamento de tendências: um bom planejamento permite usar no momento certo determinados termos que ficam em alta em períodos específicos.
- Filtragem de tráfego irrelevante: por fim, usar as palavras-chave negativas, ou seja, termos que não mostram o seu conteúdo quando buscados, evitam visitas de usuários que não iriam se interessar pelo conteúdo nem realizar ações desejadas.
Como montar uma estratégia de palavras-chave para médicos de forma eficaz?
Além do fator que já mencionamos sobre usar as palavras que os seus potenciais pacientes usariam, você também deve entender a diferença entre termos de cauda curta e termos de cauda longa.
Basicamente, os termos de cauda curta são aqueles mais gerais e que são pesquisados massivamente, como “médico neurologista”. Por esses termos serem muito pesquisados, eles também são mais concorridos. Além disso, nem sempre quem pesquisa termos assim está pronto para realizar uma ação, como marcar uma consulta.
Por outro lado, os termos de cauda longa são mais específicos, como “consulta com médico neurologista em Salvador”. Encontrar palavras-chave assim é excelente porque mesmo com um menor volume de buscas, quem pesquisa está bem mais perto de agendar uma consulta de fato.
Depois de escolher as suas palavras-chave para médicos, as use em conteúdos de blog, descrições de serviços, títulos e até nas metas descrições das suas páginas.
Por fim, é importante que você tenha um cronograma de postagens atualizado. Também use ferramentas de SEO para mapear e monitorar os termos, ajustando suas estratégias continuamente.
Quais são exemplos comuns de palavras-chave para médicos?
Os exemplos de palavras-chave para médicos variam bastante:
- Para um clínico geral, palavras como “sintomas de gripe” ou “check-up médico” são comuns;
- Já para especialistas, termos como “dermatologista para acne”, “cirurgia de catarata” ou “fisioterapia para hérnia de disco” são ótimas escolhas;
- Palavras mais localizadas, como “ginecologista em São Paulo” ou “psiquiatra infantil em Salvador”, também devem ser consideradas, já que ajudam a conectar a sua clínica a pacientes geograficamente próximos.
Como encontrar um especialista em palavras-chave para médicos e clínicas?
Para encontrar um especialista em palavras-chave para médicos, procure agências de marketing digital com experiência comprovada no setor da saúde.
Busque por aquelas com portfólios que mostrem cases de sucesso no ranqueamento de conteúdos e aumento de tráfego orgânico. Verifique também se esses especialistas dominam ferramentas essenciais como Semrush, Ahrefs e Google Analytics, que são excelentes para encontrar as melhores palavras-chave. Além disso, ouvir recomendações de outros médicos e clínicas pode ajudar bastante.
Escolha com atenção para garantir que a sua clínica tenha uma estratégia personalizada e otimizada para as suas necessidades atuais.
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