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Por que Médicos e Clínicas devem investir em marketing digital?

1 de novembro de 2016 |
Marketing Digital para Médicos
(Banco de imagens: Shutterstock)

 

Para a maioria dos pacientes, a busca por um especialista começa na internet. Do mesmo modo que consumidores utilizam a internet para comprar um par de sapatos ou procurar por um novo restaurante, pacientes também adotam comportamento simular no que se refere a cuidados médicos.

Se sua clínica ou consultório não ainda não investe no marketing digital, então é provável que pelo menos um dos seus competidores esteja.

Quanto maior o seu engajamento na internet, mais fácil será a competição pelos primeiros resultados nos mecanismos de busca, como o Google.  Entretanto, ao não investir no ambiente online, você não estará apenas perdendo seus potenciais pacientes, mas estará, também, tornando mais fácil a tarefa de seus concorrentes em atrair aqueles pacientes que não te encontram.

Se estas razões não são suficientes, listamos três razões adicionais pelas quais médicos e clínicas devem investir em marketing digital.

1.      A internet é onde pacientes procuram por médicos e clínicas

Existem estudos que mostram que até 80% das pessoas procuram por informações de saúde online. E, mais importante, cerca de 40% destas pessoas procuram por tratamentos específicos de clínicas especializadas. Uma vez que a maioria dos cliques ocorrem dentro das 3 primeiras páginas dos buscadores, se o website da sua clínica ou consultório não estiver posicionado entre os 5 primeiros resultados, ou pelo menos na primeira página para termos relacionados a sua especialidade, isto muito provavelmente te dará remotas chances de ser encontrado por seus potenciais pacientes.

Os algoritmos de pesquisa do Google estão em constante mudança e enquanto ninguém sabe ao certo as medidas de sua “receita secreta”, nós pelo menos sabemos os ingredientes. É aí que uma consultoria de Search Engine Optimization (SEO) pode prestar um apoio efetivo para profissionais da saúde. Existem Consultorias e Agências de SEO para médicos e clínicas que são são especialistas em identificar quais as estratégias devem ser utilizadas para melhorar o seu posicionamento online.

No entanto, SEO é apenas uma parte da batalha. O Google agora leva em conta outros fatores, como mídias sociais, ao posicionar o seu website nos resultados de pesquisa. Então caso você ainda não utilize as mídias sociais, é hora de repensar sua estratégia.

Devido a estas mudanças recentes em algoritmos, as agências precisam mudar sua abordagem “estática” em SEO para estratégias mais dinâmicas. Isto pode requerer investimentos maiores para incorporar diferentes frentes do marketing digital em uma estratégia integrada, como SEO, links patrocinados, mídias sociais, marketing de conteúdo, inbound marketing, etc. Através de uma estratégia mais dinâmica, o retorno do investimento em marketing digital para médicos e clínicas é maior.

2.      É influenciável

A beleza do marketing digital é que ele é aplicável a todas especialidades e a quase toda demografia pretendida a ser alcançada. Isto também se aplica a populações com mais idade, sendo que a população na faixa etária acima dos 55 anos é a que mais cresce no Facebook.

Com estatísticas como um em cada cinco usuários consultam avaliações online de clínicas e tratamentos, e 40% dizem que as mídias sociais afetariam sua escolha pelo fornecedor de um determinado tratamento, está claro que o marketing digital pode ser altamente influenciável quando utilizado corretamente.

Médicos e clínicas tem uma oportunidade única de construir uma percepção altamente positiva em seus consumidores ao ter um website bem estruturado e que cause impacto positivo em sua primeira impressão, ao se engajar nas mídias sociais gerenciando as conversações e as avaliações que dão suporte as suas reputações.

O marketing digital é uma estratégia especialmente efetiva pois é uma abordagem de atração, contra estratégias de interrupção do marketing off-line. Com estratégias como outdoors, televisão, rádio, telemarketing e panfletos você estará colocando seus serviços frente a pessoas que não estão especialmente interessadas por eles, e que na maioria das vezes não tem a menor possibilidade de se tornar um potencial cliente. Com estratégias de marketing digital, como SEO e Inbound Marketing, os pacientes vão te encontrar no momento exato de suas necessidades, tornando seus esforços mais efetivos do que em estratégias tradicionais do marketing de interrupção.

3.      O retorno é mensurável

 

Médicos e Clínicas geralmente possuem orçamentos limitados para marketing, e estratégias de outbound marketing como TV, outdoors e rádios não somente são muito caras, como também são difíceis de mensurar. O Inbound Marketing não somente é mais barato como também o seu retorno (ROI) é muito mais fácil de ser mensurado. Na média, leads gerados através de estratégias de Inbound Marketing custam até 60% menos do que leads de outbound marketing.

Para aqueles com maiores orçamentos dedicados a marketing, aliar estratégias de outbound e inbound é uma possibilidade. No entanto, para médicos e clínicas que possuem orçamentos menores, é importante investir seus preciosos recursos em estratégias que proporcionarão maiores recursos – como o Inbound Marketing.

Uma boa estratégia de marketing digital se pagará através de novos pacientes conquistados. Por exemplo, se você sabe que um novo paciente costuma deixar pelo menos R$ 200,00 em sua clínica ou consultório, então você pode facilmente calcular o número de novos pacientes que você precisa para pelo menos cobrir os seus custos. Com isto em mente, você também precisa estar disposto em investir o suficiente para obter um ROI significativo. É irreal pensar que você investirá R$ 500 mensais em marketing digital e terá um retorno decente. O investimento depende de seus objetivos e quão competitivo é o mercado e a região de sua atuação.

Se sua clínica ou consultório quer crescer em faturamento e em volume de pacientes, você definitivamente não pode desprezar o marketing digital. A cada dia mais o marketing digital é uma estratégia fundamental na indústria médica. É inegável que os pacientes estão procurando na internet por informações relacionadas a saúde, então sua clínica precisa investir em uma forte presença online para atrair novos pacientes e melhorar seus resultados.

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