Clínicas médicas que têm uma presença digital consolidada conseguem se posicionar como autoridade em seu meio de atuação e possuem mais chances de conquistar pacientes
A presença digital é um termo que diz respeito a como uma determinada pessoa ou empresa constrói sua imagem na internet. Isso pode ser feito a partir de diferentes estratégias que conversem diretamente com o público, que vão desde a construção de um site com bastante conteúdo informativo até a manutenção de um perfil nas redes sociais.
No caso das clínicas médicas, a construção da presença digital é fundamental para criar um relacionamento com os pacientes e mostrar seus diferenciais perante os concorrentes. Além disso, investir em marketing digital e melhorar a presença online permite que o profissional e sua clínica sejam vistos como autoridade em sua área de atuação, aumentando as chances de serem procurados pelos pacientes.
Índice
Qual a importância da presença digital para clínicas médicas?
De acordo com um levantamento feito pelo Doctoralia, 9 entre 10 pacientes utilizam a internet para encontrar profissionais. Nesse contexto, clínicas médicas que investem em presença digital certamente estão em vantagem em relação aos seus concorrentes — uma vez que se posicionam como autoridade em sua área de atuação, tornam-se mais acessíveis e oferecem uma melhor experiência digital aos seus pacientes.
Marcar presença digital, portanto, é uma excelente maneira de fortalecer a imagem da clínica, atraindo e retendo pacientes. No caso do segmento médico, estar presente na internet também é essencial para educar o público e fazer com que sua marca seja vista e lembrada, aumentando significativamente as chances de que o usuário queira agendar uma consulta.
Entre os principais benefícios de investir em presença digital, é possível citar:
- Possibilidade de comunicação direta com o público-alvo;
- Maior visibilidade à marca;
- Redução de custos com publicidade;
- Autoridade de marca, que passa a ser vista com credibilidade;
- Aumento dos agendamentos.
Como ter uma boa presença digital?
Existem diversas estratégias que ajudam a aumentar a presença digital de uma clínica médica, sendo que as principais delas são:
Site
Um site completo, fácil de navegar e que traga todas as informações relevantes sobre a clínica — especialidades atendidas, infraestrutura oferecida e contato para agendamento — é a melhor maneira de ser encontrado. Para aumentar as chances de que seu site apareça entre as primeiras posições do Google, é indicado investir em estratégias que serão detalhadas a seguir.
Google Meu Negócio
Cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio é gratuito e permite que o usuário encontre todas as informações a respeito do estabelecimento, tais como:
- Endereço;
- Horário de funcionamento;
- Telefone;
- Site;
- Avaliações de outros pacientes.
SEO
O SEO diz respeito a uma série de técnicas que ajudam um site a aparecer nas primeiras posições do Google, que incluem principalmente:
- Linkagens internas e externas;
- Títulos atrativos para as páginas;
- Otimização de imagens;
- Trabalhar palavras-chave relevantes;
- Fazer com que o site seja leve e fácil de navegar em todas as plataformas.
Blog
Um blog pode ser um excelente aliado dentro da estratégia de SEO, aumentando significativamente a presença digital de uma marca. Isso porque esse espaço do site permite trabalhar palavras-chave de maneira eficiente, educando o público, melhorando o relacionamento com o cliente e aprimorando o posicionamento nos resultados das buscas.
Redes sociais
Redes sociais ativas e atualizadas também são uma eficiente maneira de aumentar a presença digital e construir um bom relacionamento com o cliente. No caso das clínicas médicas, é necessário tomar cuidado com as regras de marketing do Conselho Federal de Medicina.
Vantagens da presença digital para sua clínica médica
Entre os principais benefícios de investir em presença digital, estão:
Aumento nos agendamentos
Quando uma clínica médica está presente nos meios digitais, ela tem mais chances de ser encontrada nas buscas realizadas no Google. Caso o paciente tenha uma boa experiência em seu site e/ou redes sociais, maiores ainda serão as chances de ele acabar agendando uma consulta.
Fidelização dos pacientes
Ao oferecer uma experiência de qualidade, tanto no momento que o usuário realizou a busca como na hora do agendamento, você aumenta as chances de que esse paciente fique fidelizado a seus serviços. Para isso, é claro, também é fundamental oferecer um excelente atendimento presencial.
Construção de autoridade digital
Essa é, provavelmente, uma das principais vantagens de ter uma presença digital consolidada, especialmente no segmento médico. Posicionar-se como autoridade em sua área de atuação faz com que sua clínica se torne referência, sendo lembrada e procurada sempre que alguém necessita dos seus serviços.
Como uma agência de marketing médico pode aumentar sua presença digital?
Uma agência especializada conta com profissionais com experiência e conhecimento específico em marketing digital médico, compreendendo todas as necessidades desse segmento e dominando as melhores estratégias para estabelecer uma presença digital consolidada. Nesse sentido, quem investe nos serviços de uma agência consegue alcançar todos os resultados esperados.
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