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Redes sociais para marketing médico: quais são e como utilizar?

8 de fevereiro de 2024 |
doutor navegando em redes sociais para representar as redes sociais para marketing médico
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça quais são as principais redes sociais para marketing médico e descubra como utilizá-las

Se você quer ampliar a divulgação de seus conteúdos na área médica e o alcance do seu público, é fundamental que você saiba como usar as redes sociais para marketing médico. Isso porque cada vez mais pessoas utilizam essas mídias para buscar soluções para suas necessidades específicas e avaliar o desempenho de marcas, produtos e serviços.

Assim, a presença on-line tem ganhado cada vez mais importância, pois propicia interação, engajamento e prospecção de novos pacientes, o que pode impulsionar sua marca. Ficou interessado em saber como você pode aproveitar todas as vantagens que esse recurso pode oferecer? Então acompanhe a leitura deste conteúdo para conhecer as principais redes sociais para marketing médico e descobrir como utilizá-las.

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Quais são as principais redes sociais para marketing médico?

Conheça quais são as diversas redes sociais para marketing médico que podem ser utilizadas em sua estratégia.

Instagram

É uma plataforma que privilegia conteúdos visuais por meio de fotos e vídeos de diferentes formatos. Em alta entre influenciadores digitais, o Instagram pode funcionar como um cartão de visitas para seu espaço de saúde. Assim, possíveis pacientes que buscam atendimento médico específico podem visitar seu perfil e avaliar seu conteúdo por meio do número de seguidores, das avaliações e dos comentários feitos em sua página.

TikTok

Outra importante rede social para marketing médico é o TikTok, uma plataforma voltada exclusivamente para a criação de vídeos curtos, que geralmente captam a atenção dos usuários com maior facilidade do que vídeos longos ou textos. Para aumentar sua presença nessa rede que se torna cada dia mais relevante, você pode adotar as seguintes estratégias:

  • Produzir conteúdos com perguntas e respostas rápidas, práticas, didáticas e objetivas para chamar a atenção de seu público;
  • Apresentar sua rotina e seu ambiente de trabalho para tornar seu conteúdo mais íntimo para os usuários e aumentar a interação e o engajamento de sua audiência;
  • Apresentar suas certificações para atribuir mais confiança e credibilidade ao seu trabalho.

LinkedIn

Embora o LinkedIn seja uma rede social profissional que estabelece conexões de negócios, networking e oportunidades de emprego, não sendo tão utilizada para o marketing médico, também é possível aproveitá-la para mostrar o seu dia a dia no trabalho e difundir informações científicas relevantes e de fontes confiáveis.

Isso pode propiciar a informação e educação de quem acompanha seu perfil, ampliando seu reconhecimento e autoridade, assim como seu networking com colegas da área médica. Além disso, a ferramenta também pode ser utilizada para contratar funcionários que se alinhem às suas demandas de trabalho.

X (antigo Twitter)

O X (antigo Twitter) é outra plataforma que não é amplamente utilizada como rede social para marketing médico, mas que também pode ser aproveitada, pois permite que os usuários compartilhem atualizações curtas, diretas e instantâneas com um limite pequeno de caracteres.

Com isso, a ferramenta possibilita a criação de um conteúdo informativo, interativo e que também pode ser usado para redirecionar os usuários para seu site ou blog, permitindo o compartilhamento de conteúdos de páginas renomadas e aumentando sua conexão com pessoas interessadas em temáticas científicas variadas.

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Como utilizar as redes sociais para marketing médico?

Existem várias estratégias que podem ser valiosas na hora de utilizar as redes sociais para marketing médico. Saiba como utilizá-las a seguir.

Criação de um perfil atraente

Uma das estratégias que podem potencializar sua presença nas redes sociais para marketing médico é criar um perfil profissional que alcance seu público-alvo e atraia possíveis pacientes, atendendo às necessidades deles.

Isso pode ser feito tanto ao privilegiar pequenas legendas explicativas que acompanhem imagens quanto ao planejar um conteúdo que faça sentido para seus possíveis pacientes, como veremos a seguir.

Compartilhamento de conteúdo de relevância

Compartilhar conteúdos relevantes, confiáveis e de qualidade é uma ação fundamental para o sucesso de sua estratégia de marketing. Para isso, é necessário saber se fazer entender, passado de forma clara o que você conhece sobre o tema — o que pode ser feito utilizando uma linguagem simples, direta e didática, isto é, sem o uso de muitos jargões médicos. Isto pode ser feito com o auxílio de especialistas em comunicação.

Assim, você tem muito mais chances de estabelecer um diálogo com seu público, que geralmente tende a ser de pessoas leigas, bem como informá-lo e educá-lo com temas pertinentes, aumentando a interação, o reconhecimento, a credibilidade e a confiança no seu trabalho. Esses movimentos geram uma relação de proximidade entre médicos e pacientes.

Engajamento com seguidores

O engajamento dos seguidores é resultado de um uso estratégico das redes sociais para marketing médico. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir do convite por parte do profissional para que seja realizada alguma ação em relação às dúvidas, sugestões e impressões dos usuários, como mandar uma mensagem em modo privado, compartilhar algum vídeo ou fazer algum comentário, estreitando o relacionamento do profissional com quem acompanha suas publicações.

Frequência nas publicações

Publicar seus conteúdos com frequência é o caminho certo para obter sucesso em sua estratégia de marketing médico. Além de focar em conteúdos de qualidade e segmentados, é importante observar o horário em que seu público está mais ativo para impulsionar as publicações, assim como distribuir a verba de impulsionamentos para poder continuar publicando constantemente e obtendo resultados satisfatórios.

Agora que você já conhece quais são as principais redes sociais para marketing médico e sabe como utilizá-las, entre em contato com a agência de marketing médico WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer à sua empresa!

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