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Veja como usar Reels e TikTok para marketing médico

29 de agosto de 2022 |
Médica fazendo vídeo com celular
(Banco de imagens: Shutterstock)

Uma das principais formas de comunicação digital da atualidade envolve a criação e compartilhamento de conteúdos audiovisuais, como Reels e TikTok. E com o segmento médico não tem sido diferente.

Cada vez mais, clínicas e consultórios têm adotado uma estratégia de conteúdo com foco em vídeos curtos, seja com a função do Instagram, conhecida como Reels, ou TikTok, rede social especializada em compartilhamento de vídeos curtos e rápidos.

São ações, muitas vezes, simples e que costumam trazer resultados consistentes. No entanto, é preciso utilizar estes formatos de maneira estratégica e analítica. Entenda mais, abaixo.

O que é o Reels e o TikTok?

O Reels é uma ferramenta audiovisual do Instagram que permite a postagem de um vídeo curto e de grande alcance, com um amplo leque de efeitos.

É uma possibilidade muito semelhante à do TikTok, rede social cujo principal foco é o alastramento deste tipo de conteúdo — enquanto o Instagram se baseia, também, na publicação de fotos.

O sucesso do TikTok impulsionou a criação de recursos semelhantes em outras redes sociais, como o Reels no Instagram. Para entender a necessidade de se investir em Reels e TikTok, vamos abordar algumas informações sobre estes recursos:

  • Em 2021, o TikTok conquistou a marca de 1 bilhão de usuários ativos ao mês;
  • O Brasil é o segundo país que mais consome a rede social no mundo;
  • O Instagram faz parte de mais de 110 milhões de celulares, somente no Brasil;
  • O brasileiro gasta, em média, 4 horas diárias no celular.

Como investir em Reels e TikTok?

Conforme anteriormente mencionado, criar conteúdo para Reels e TikTok exige uma visão mais estratégica. De tal forma, você pode fazer uso destas ferramentas digitais para os seguintes fins.

Informações simples e rápidas

O usuário de rede social busca cada vez mais ser impactado por uma informação relevante oferecida em um curto tempo. Nada melhor do que um vídeo rápido e prático que esclareça um determinado assunto.

Geração de autoridade

Os pacientes gostam de saber com quem estão interagindo. Portanto, ter a imagem do próprio médico explicando sobre procedimentos, doenças, cirurgias, consultas e exames no Reels e TikTok traz uma sensação de confiabilidade, solidificando a imagem do especialista como referência na área.

Destaque de diferenciais da clínica

Uma excelente alternativa de conteúdo audiovisual é exemplificar, em pouco tempo, diferenciais da clínica ou consultório, como algum tratamento específico ou alguma inovação tecnológica em saúde disponível.

Dia a dia do médico

O processo de humanização do médico faz parte das melhores práticas de comunicação digital da atualidade. O paciente não quer mais ver o médico como um profissional meramente técnico, frio e distante de sua realidade — e vê-lo no dia a dia cria essa afinidade entre especialista e paciente.

Comunicação leve, mas séria

O conteúdo de Reels e TikTok pode ser menos formal e técnico, trazendo uma abordagem simples e leve, que consiga ser interpretada pelos pacientes, mas sem deixar de lado a seriedade necessária para a temática médica.

Para entender mais sobre o uso de Reels e TikTok no segmento médico, envie agora mesmo uma mensagem para a WSI e agende uma conversa.