Conheça as particularidades do SEO para o setor da saúde e crie estratégias de alta conversão
A busca por serviços e informações médicas na internet não para de crescer. Inclusive, a maioria dos brasileiros recorre ao Google quando sente sintomas ou tem dúvidas sobre saúde. Como você já deve ter percebido, essa tendência é uma oportunidade de ouro para a sua clínica ou consultório — sua marca estaria ali quando as pessoas mais precisassem de orientação.
Só que, para atrair esse público, o seu site precisa conquistar boas posições nos resultados de busca. Afinal, a maioria dos usuários não passa da primeira página e muitos outros sequer passam dos primeiros cinco resultados.
Agora você pode se perguntar: “Como alcançar essas posições de destaque?” É exatamente sobre isso que vamos falar hoje. A partir daqui, você vai entender como funciona o SEO para a área médica, com estratégias específicas que realmente têm como resultado o aumento do tráfego orgânico e, consequentemente, do número de pacientes.
Índice
O que é SEO?
Antes de começarmos, vamos entender o que é SEO. Trata-se da sigla em inglês para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português) e representa um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos do Google e até de outros buscadores, como o Bing.
Já o SEO para área médica ajuda, especificamente, clínicas, consultórios e profissionais de saúde a aparecerem mais e melhor para pacientes em potencial que estão pesquisando sobre sintomas, tratamentos, especialidades ou serviços médicos.
Nessa otimização são aplicadas algumas estratégias, como a seleção e uso de palavras-chave relevantes, a estruturação adequada do site e a produção de conteúdo de valor. Quando tudo é aplicado corretamente, o SEO faz o seu site aparecer nos primeiros resultados de busca, construindo autoridade e gerando um crescimento sustentável.
Qual é a importância do SEO para área médica?
Um dos principais fatores que tornam o SEO para área médica tão importante é a autoridade que ele ajuda a construir. Indo além de conseguir mais cliques por aparecer primeiro, só de estar nessas posições a percepção geral do público sobre a sua clínica ou nome como médico já é alterada positivamente.
Além disso, outra especificidade que torna o SEO para área médica algo essencial é a forma como esses serviços são procurados e contratados. A jornada do paciente é diferente das jornadas de compra convencionais, sendo possível fazer uma segmentação ainda mais precisa. Um paciente pode estar apenas curioso sobre uma cirurgia plástica, enquanto outro pode precisar de um atendimento urgente — cabe a você usar as palavras-chave corretas para captar aqueles que precisam exatamente dos serviços que você oferece.
Quais são as opções de SEO para área médica?
Entendeu a importância do SEO para área médica? Então agora está na hora de apresentar a você os quatro principais tipos de otimizações que podem ser feitos.
SEO on-page
Essas otimizações são aplicadas dentro do seu próprio site, sendo um bom exemplo as palavras-chave, como “clínica dermatológica no Espírito Santo” ou “tratamento para hérnia de disco em Belo Horizonte”. Aqui também estamos falando da produção de conteúdo informativo e de qualidade, além da estruturação correta de títulos, descrições e URLs.
Essas e outras práticas ajudam o algoritmo do Google a entender melhor o conteúdo do seu site, fazendo a ligação com as buscas dos usuários.
SEO técnico
Já o SEO técnico é sobre a funcionalidade do seu site. Ele deve carregar rapidamente, ser compatível com dispositivos móveis, oferecer navegação intuitiva e simples, e contar com HTTPS para segurança.
Alguns erros, como scripts não utilizados e contraste ruim de cores, também podem impactar a experiência do usuário, fazendo com que o ranqueamento do seu site diminua nos resultados de pesquisa.
SEO local
Este merece total atenção dos consultórios e clínicas que atendem presencialmente. O SEO local serve para melhorar sua presença nas buscas de usuários próximos geograficamente. Isso é ótimo porque essas pessoas têm grandes chances de agendar uma consulta no seu consultório.
Ter um excelente perfil no Google Meu Negócio, com avaliações positivas, fotos de alta qualidade, postagens regulares e informações de contato e funcionamento atualizadas também ajuda a destacar seu perfil e atrair mais pacientes das redondezas.
SEO off-page
Por último, mas não menos importante, o SEO off-page engloba as ações feitas fora do seu site, como conseguir backlinks (links de outros sites que levam o usuário ao seu), por exemplo. Ter o nome da sua clínica citado em portais de saúde confiáveis ou receber boas avaliações em plataformas importantes é excelente para a sua autoridade digital.
Basicamente, quanto mais confiável você for para o Google, mais ele vai posicionar o seu site de forma positiva nos resultados de pesquisas com termos relevantes na área médica.
Como criar conteúdo para atrair pacientes?
Outra forma estratégica de aumentar o número de conversões é criando conteúdo, sendo este um dos principais pilares do SEO para área médica.
Existe uma sigla em inglês que mostra qual é a impressão que esses materiais devem transmitir, que é a EEAT (experiência, especialização, autoridade e confiabilidade). Então o seu conteúdo precisa ser escrito ou revisado por profissionais de saúde qualificados, sempre abordando os temas com uma linguagem de fácil entendimento. Por exemplo, você pode escrever um artigo sobre os sintomas de uma doença comum ou explicar os benefícios de um tratamento oferecido na sua clínica.
Indo um pouco mais além na questão das palavras-chave, tente usar algumas de cauda longa, como “dermatologista especialista em tratamento capilar em Curitiba”. Elas podem atrair menos visitas, mas são essenciais no SEO para área médica, porque atrairão usuários com chances muito maiores de conversão, já que eles já sabem exatamente o que querem.
Monitoramento e análise de SEO para médicos e clínicas
Todo o seu trabalho implementando SEO para área médica não servirá de nada se não houver um monitoramento contínuo dos resultados. Para isso, use ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Ahrefs e Semrush. Com elas, é possível acompanhar o tráfego do seu site, o desempenho de palavras-chave específicas, a origem dos visitantes e até como eles se comportam dentro das páginas. Também não se esqueça de monitorar as avaliações on-line e interações no seu perfil do Google Meu Negócio.
O sucesso das suas estratégias de SEO para área médica pode ser comprovado conferindo alguns indicadores, como: maior quantidade de pacientes agendados, crescimento do tráfego orgânico, mais ligações e preenchimentos de formulários no site. Basear-se nesses dados para fazer ajustes contínuos é essencial para garantir que a sua clínica ou consultório continue crescendo de forma sustentável.
Erros comuns em SEO para médicos e clínicas, e como evitá-los
Antes de terminarmos, que tal conferir alguns pontos de SEO para o setor da saúde aos quais muitos médicos e clínicas não dão a devida atenção? São eles:
- Não otimizar o site para pesquisas locais: nenhum SEO para área médica é completo se os potenciais pacientes que moram perto da clínica são ignorados.
- Falta de um site responsivo e rápido: ter um site lento ou difícil de navegar em celulares não só faz com que os pacientes desistam, como também prejudica o ranqueamento.
- Não investir em conteúdo de qualidade: no SEO para área médica, os conteúdos não podem ser rasos ou desatualizados, porque isso compromete a confiança dos pacientes e diminui o seu ranqueamento.
- Não utilizar o Google Meu Negócio corretamente: deixar o perfil incompleto, desatualizado ou sem respostas a avaliações causa uma péssima primeira impressão, diminuindo a quantidade de contatos.
- Não monitorar os resultados e ajustes necessários: sem a análise constante e em tempo real, fica difícil perceber o que está funcionando e o que precisa melhorar.
- Ignorar a segurança do site (HTTPS): se o seu site não contar com um certificado SSL, usuários e o algoritmo do Google podem ter uma percepção negativa sobre a credibilidade da sua clínica.
- Arquitetura do site confusa: um site desorganizado gera vários problemas, desde dificuldades internas até de navegação de usuários e de indexação pelos mecanismos de busca.
O que acha de elevar os seus resultados para outro nível? Nós, da WSI, somos especialistas em SEO para a área médica, com uma trajetória de mais de três décadas transformando a presença digital de médicos e clínicas.
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