SEO médico é uma forma orgânica de conquistar mais pacientes por meio da produção de conteúdo
As pesquisas no Google retornam inúmeros resultados em segundos, mas as pessoas costumam clicar apenas nos primeiros que aparecem na tela. Nesse cenário de grande quantidade de informações, é difícil se manter entre os links principais da página. Por isso, o SEO médico é necessário.
O termo SEO, que significa Search Engine Optimization, é um conjunto de práticas para posicionar o site no topo de buscadores como o Google. Essa estratégia permite o tráfego orgânico, ou seja, sem o gasto de anúncios para que o ranqueamento e as visitas aconteçam.
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Índice
O que é SEO médico?
O SEO médico segue a mesma lógica. Com a aplicação das técnicas, o potencial paciente realiza uma busca que o levará a acessar o site em evidência devido à utilização das palavras-chaves pertinentes.
É necessário tomar cuidados com conteúdos conhecidos como Your Money or Your Life (YMYL), que se referem àqueles criados com informações enganosas e que impactam o bem-estar geral do usuário. Eles ferem as diretrizes do Google e também as normas do Conselho Federal de Medicina.
Como funciona o SEO para médicos e clínicas?
O Google usa robôs para escanear os conteúdos dos sites para determinar a relevância e o posicionamento. A ordem é definida baseada em critérios que determinam quais são os links mais úteis para resolver o problema do usuário. O SEO médico trabalha parâmetros, como:
Palavras-chave
Palavras-chave são os termos empregados pelo usuário na pesquisa e que também devem estar presentes no título, no intertítulo e ao longo do texto. Fatores como a necessidade do usuário e volume de buscas devem ser considerados na escolha delas.
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SEO Local
Outra funcionalidade do SEO médico é o SEO local, uma maneira de filtrar a busca pela localização quando o usuário inclui termos como “perto de mim” ou o nome de uma cidade. Os algoritmos apresentam resultados diferentes nesses casos.
Títulos e meta descrições
Esses elementos persuadem o usuário a entrar no site. A meta descrição é um pequeno resumo sobre o texto que aparece na página do Google. As palavras-chaves em comum com a busca aparecem em negrito, o que reforça o clique.
Velocidade de carregamento
O SEO médico trabalha a velocidade de carregamento de cada página do site para evitar a evasão dos usuários, diminuindo a taxa de rejeição do site, que é uma das métricas. Ela depende da qualidade da internet do usuário, do dispositivo utilizado e do peso de elementos, como imagens e vídeos.
Experiência do usuário
O SEO médico permite uma melhor experiência do usuário ao oferecer um conteúdo de leitura clara em uma página carregada rapidamente. Pensar no usuário em primeiro lugar evita erros como a repetição sem critérios de palavras-chave. O excesso não surte bons efeitos, apenas penalidades ao site.
Produzir conteúdo de qualidade
Produzir materiais de qualidade envolve saber qual a necessidade do potencial cliente, tendo em mente como ele se sente em relação ao tema abordado e a ação que o texto pretende impulsionar.
Qual a importância do SEO para médicos e clínicas?
O SEO médico proporciona maior confiança ao usuário por estruturar os conteúdos e oferecer um bom retorno aos profissionais ao:
- Construir uma imagem de autoridade no assunto;
- Destacar o site nas primeiras posições do Google;
- Aumentar a visibilidade e o tráfego qualificado por reter usuários interessados nos tópicos abordados.
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