O SEO é uma prática utilizada para ajudar a posicionar páginas de site no Google, auxiliando na fidelização de novos pacientes.
Usar o SEO para atrair novos pacientes é uma das estratégias mais certeiras do marketing digital médico. Com um conjunto de ações, a partir de um estudo prévio de palavra-chave, é possível aumentar o tráfego orgânico de um site — ou seja, ele passa a conquistar mais visitas de maneira espontânea, sem a necessidade do investimento em anúncio.
Embora as mídias digitais tenham um papel de suma importância na criação de conteúdo, o SEO para novos pacientes tem se destacado por ser uma estratégia mais econômica e que também traz bons resultados na fidelização de novos leads. Entenda mais sobre esse assunto no artigo de hoje!
O que é SEO?
O marketing digital começa a partir da atração de pessoas. Por isso, é correto dizer que o SEO para novos pacientes deve ser o primeiro passo de uma clínica que deseja emergir no universo digital.
O SEO é a sigla que, traduzida, conceitua a expressão “mecanismo para motores de busca”. O Google faz uso de um conjunto de fatores para entender quais são os sites mais interessantes e relevantes para uma pessoa que pesquisa determinado assunto.
E no segmento médico, clínicas e consultórios lutam para usar o SEO para novos pacientes, produzindo conteúdo relevante e que garanta um bom posicionamento de seu site nas primeiras páginas do Google.
Uma vez que um potencial paciente chegue até um site de maneira orgânica — ou seja, sem ser direcionado até lá através de um anúncio patrocinado —, aumentam suas chances de se interessar pelos serviços médicos prestados por aquele determinado local.
Como investir em SEO para novos pacientes?
É preciso reforçar que o SEO agrega um conjunto de esforços para melhorar a organicidade de um site. Ou seja, não é um processo que acontece do dia para a noite, e é preciso trabalhar com constantes atualizações para que o site possa gerar frequentemente novos acessos e, por consequência, traga novos leads.
O Google considera promover bons resultados a uma determinada página quando os conteúdos lá veiculados seguem uma sequência de boas práticas, que devem ser respeitadas pelos redatores que criam o texto. Dentre elas, podemos elencar:
- Repetição de uma palavra-chave estratégica;
- Utilização de imagens;
- Uso de bullet points (tópicos em listas);
- Colocação de links internos e externos;
- Uso de CTA — call-to-action — ao final do texto.
Como funciona o SEO para novos pacientes?
Conforme já mencionado, o SEO garante a porta de entrada para muitas pessoas em um determinado site. Para reter novos pacientes, é preciso, primeiro, conscientizá-los. Se uma pessoa chega organicamente até a página de uma clínica, é porque tem interesse em alguma temática relevante — como uma doença, uma cirurgia ou um exame.
Aqui, entra a suma importância da produção de um conteúdo bem escrito e pertinente, que instrua o leitor acerca daquele tema que ele busca informações. Com uma conscientização, feita através daquele texto, de que precisa de auxílio médico, o SEO para pacientes entra em ação.
O texto deve seguir alguns direcionamentos, sobretudo no CTA (call-to-action), de modo a estimular o futuro paciente a buscar o agendamento de uma consulta. Assim, o SEO, quando corretamente aplicado, age como uma isca para conquistar novos pacientes.
Para entender mais sobre o papel de SEO para novos pacientes, entre em contato com a WSI e agende uma conversa.