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Treinamento para recepcionistas de clínicas médicas

13 de março de 2024 |
Recepcionista de clinicas atendendo paciente
(Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Aperfeiçoamento do atendimento é essencial para a experiência de pacientes

Investir em um treinamento para recepcionistas de clínicas médicas é uma das melhores e mais eficientes estratégias para aperfeiçoar a experiência de pacientes em uma clínica médica. Ações simples, mas que fazem a diferença, podem configurar as percepções de pacientes e acompanhantes desde o primeiro contato com a clínica.

Quer saber como deixar pacientes mais satisfeitos com o atendimento de sua clínica? Então acompanhe a leitura deste texto para saber como melhorar o desempenho de recepcionistas de clínicas médicas!

Quero melhorar o atendimento das minhas recepcionistas

Por que investir em treinamento para recepcionistas de clínicas?

Recepcionistas de clínicas médicas são, geralmente, as primeiras pessoas com as quais pacientes e visitantes têm contato quando vão a uma clínica. Nesse sentido, investir em um treinamento de qualidade para proporcionar uma experiência satisfatória para quem vai ao seu espaço de saúde é fundamental.

Por meio de cursos de atualização em tecnologia e práticas médicas, é possível melhorar o atendimento ao paciente, possibilitando uma primeira impressão positiva dos serviços prestados, o que gera mais satisfação e fidelização, podendo impulsionar a rentabilidade da clínica.

Como um bom atendimento pode melhorar a experiência do seu paciente?

Um dos elementos que mais propiciam uma experiência satisfatória aos pacientes é a humanização, abordagem que enxerga o paciente como um ser humano complexo e único, que busca se responsabilizar e cuidar de sua própria saúde e bem-estar.

Para isso, oferecer cursos para recepcionistas de clínicas médicas pode auxiliar significativamente nesse processo, uma vez que tais treinamentos fazem com que os profissionais ofereçam um atendimento mais atento e personalizado, com ética e empatia, respeitando a individualidade e os valores de cada paciente. Essa abordagem promove o sentimento de valorização e de confiança por parte dos pacientes, que percebem a disponibilidade e atenção dos profissionais.

Como melhorar o desempenho de recepcionistas de clínicas médicas?

Existem diversas maneiras de aprimorar o desempenho de recepcionistas de clínicas médicas. Separamos as principais delas a seguir:

Invista em programas de certificação

Há diversos programas de certificação de recepcionistas de clínicas médicas que podem auxiliar esses profissionais a melhorarem seu desempenho no atendimento aos pacientes e acompanhantes. Essas formações podem ser feitas tanto presencialmente quanto de maneira remota. Temas como gerenciamento de registros de assistência médica, ética médica e terminologia médica são estudados, podendo haver também experiência de estágio para aperfeiçoar o aprendizado de forma prática.

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Faça acompanhamento e forneça feedbacks

Outra maneira de melhorar o desempenho de recepcionistas de clínicas médicas é fazer um acompanhamento de como o atendimento da recepção está sendo recebido pelos pacientes e visitantes. Uma forma de fazer isso é por meio do uso de técnicas como a Net Promoter Score (NPS). Trata-se de uma pesquisa de satisfação completa, simples de ser realizada e que pode ser aplicada durante ou ao fim da experiência do paciente. O NPS pode ser aplicado a partir da seguinte pergunta: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo ou familiar?”.

Essa avaliação revela a possível insatisfação de alguns pacientes e ajuda a clínica a mapear a origem de uma experiência que pode ter sido frustrante, podendo entrar em contato diretamente para entender o que aconteceu e buscar soluções conjuntas.

É preciso abordar falhas como falta de comunicação, empatia e profissionalismo no atendimento ao paciente. Isso pode ser percebido na postura de quem está prestando um atendimento, e também reforça a necessidade de cursos de capacitação para recepcionistas de clínicas médicas, uma vez que um atendimento de qualidade atrai resultados mais satisfatórios, em especial na captação de novos pacientes.

Aposte em dicas de boas práticas

 

Confira abaixo algumas dicas fundamentais de boas práticas na hora de treinar recepcionistas de clínicas médicas.

  • Recomendar que evitem usar dispositivos móveis durante os atendimentos;
  • Oferecer recursos para realizar registros de assistência médica de maneira apropriada;
  • Sugerir a adoção de técnicas de relaxamento ao longo do expediente;
  • Orientar a chamar o paciente por seu nome para prestar um atendimento humanizado;
  • Agir com educação, gentileza e simpatia ao estabelecer um diálogo com os pacientes;
  • Sugerir que evitem dizer “não sei”, incentivando a busca pelas informações necessárias, dizendo “deixe-me verificar essa informação para você”, por exemplo;
  • Solicitar que as informações dadas pelos pacientes sejam sempre confirmadas, encorajando o profissional a ler duas vezes dados como nome, telefone e endereço;
  • Preparar-se para contornar alguma negativa dos pacientes, buscando examinar o porquê.

Agora que você já conhece a importância de investir no treinamento para recepcionistas de clínicas médicas para aprimorar seus atendimentos, entre em contato com a agência de marketing médico WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer à sua clínica!

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