Conheça as vantagens de ter um blog médico para aumentar a sua visibilidade e atrair novos pacientes
É cada vez mais comum que as pessoas utilizem a Internet na hora de buscar informações sobre saúde. Muitos pacientes chegam aos consultórios com informações captadas em buscas no Google e nas redes sociais, tanto que um levantamento feito pelo Minuto Saudável, empresa do grupo Consulta Remédios, chegou a uma conclusão aterradora: 94,4% dos brasileiros que responderam ao questionário afirmaram que buscam informações de Saúde na internet.
A maior parte das consultas é referente a sintomas e tratamentos de doenças, medicamentos e bulas. Neste contexto, uma das principais fontes de informações de saúde buscadas na internet é o blog médico. Esses são os espaços onde os profissionais de saúde publicam informações e novidades pertinentes à especialidade e ao que os usuários buscam, com a finalidade de sanar as principais dúvidas e chamar a atenção para os seus serviços.
Qual é a importância de ter um blog médico?
Ter um blog médico é um meio de transmitir confiança, credibilidade e domínio sobre os assuntos pertinentes à sua especialidade. Isso faz com que as pessoas que buscam por informações de saúde na internet se sintam acolhidas em relação às suas principais dúvidas e também encorajadas a um atendimento.
Além disso, a importância de publicar conteúdos de boa qualidade num blog médico potencializa a possibilidade de captação de novos pacientes: mesmo aqueles que não venham a marcar uma consulta podem, a partir dos conteúdos publicados, recomendar o profissional a outras pessoas. Dessa forma, é criada uma espécie de rede de divulgação onde a imagem do bom profissional é reforçada.
Assim, podemos dizer que o blog médico é como uma eficiente porta de entrada para aumentar a visibilidade do profissional, possibilitando mais credibilidade não apenas para o crescimento no número de atendimentos, mas também para a carreira médica em si.
Como um blog médico ajuda na visibilidade de um site?
Geralmente, o blog médico é atrelado a um website onde estão localizados o perfil profissional do médico, seus principais atendimentos e outras informações relevantes, como contato. Dessa forma, ao encontrar o blog médico em uma pesquisa, o paciente em potencial logo consegue uma maneira de contatar o profissional.
Isso pode fazer com que a visibilidade do site médico aumente consideravelmente. Mas, para que o efeito seja realmente satisfatório, é importante que a escrita e publicação das postagens do blog sejam feitas de acordo com estratégias para que elas se posicionem nas melhores posições das páginas de pesquisa.
Quais estratégias usar para criar um blog médico?
Um blog bem planejado e com conteúdo engajador possui maiores chances de aparecer nas melhores posições nas pesquisas, podendo converter mais potenciais clientes, com um custo menor em relação às paid searches. Para isso, não basta que simplesmente as informações sejam escritas e publicadas: é importante que sejam traçadas algumas estratégias de forma prévia.
As principais estratégias que devem ser pensadas são:
- Definir a linguagem, que deve estar de acordo com o público-alvo;
- Escrever e publicar os textos com otimização para os mecanismos de busca, isto é, pensando em palavras-chave relevantes, imagens, subtítulos, links e outras estratégias atrativas para posicionar o blog na primeira página;
- Produzir publicações informativas para pacientes em potencial e também para pacientes já fidelizados;
- Utilizar chamadas para ação (call to action – CTA) nos textos para que as pessoas consigam contatá-lo;
- Utilizar as redes sociais para divulgar conteúdos do blog e outras informações pertinentes;
- Interagir com o público. Curtidas, comentários e avaliações devem ser respondidas para que o leitor se sinta acolhido e tenha suas dúvidas e problemas sanados.
Ao seguir as estratégias de conteúdo adequadamente, é possível fazer do blog médico um meio muito vantajoso de aumentar a sua visibilidade e até mesmo de alavancar a carreira. É compreensível que o profissional da medicina não tenha total domínio estratégico para alinhar os conteúdos com os princípios do marketing, por isso, o apoio de uma agência de marketing médico pode ser viável e trazer bons resultados.
Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.