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Perguntas Frequentes

Listamos algumas das maiores dúvidas dos nossos clientes na hora de contratar os serviços de marketing digital. Se você está nesse momento, não deixe de conferir essa seção.

1. O que é SEO?

A sigla significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para os Mecanismos de Busca. O principal e mais conhecido mecanismo de busca é o Google (95% do mercado brasileiro). Portanto, SEO é o conjunto de estratégias aplicadas em um website visando melhorar o posicionamento orgânico (não pago) na página de resultados (SERP – Search Engine Results Page) do Google, gerando tráfego (visitas) para o website e potencialmente conversões: contatos (telefone, e-mail, formulário, whatsApp) de potenciais pacientes.

2. Como é desenvolvido o trabalho de SEO?

A metodologia de AdaptiveSEO desenvolvida pela WSI consiste na aplicação consistente e disciplinada de recursos em 4 pilares essenciais:

  • Estratégias “On page”: são as correções, configurações e ajustes técnicos aplicados em um website para melhorar sua indexação (“aparecer nos resultados de pesquisa”) e posicionamento no Google.
  • Estratégias “Off page”: são as ações para construir relevância na internet. Consistem em conquistar websites/domínios (URLs), que de acordo com a estratégia, apontem links de referência para o website, objeto da otimização, construindo reputação e indicando autoridade para o Google.
  • Estratégias de Conteúdos: o Google lê texto! Logo, para aparecer nos resultados de pesquisa (ser indexado) é necessário ter conteúdos relevantes para palavra-chave, objeto da otimização. A estratégia de conteúdo consiste na produção dos textos para o website/blog e para outros sites da internet, de acordo com as boas práticas de SEO. Posteriormente, esse material será disponibilizado para ser utilizado nas estratégias de SEO “On page” e “Off page”.
  • Relatórios e Análises: Além de demonstrar os resultados obtidos, mostrar as evoluções do projeto, as tarefas realizadas e outras informações relevantes, devem possibilitar aos analistas insights sobre os próximos passos do projeto.

3. Quem são as pessoas envolvidas em projeto de SEO?

Diferentes profissionais são alocados em diferentes atividades do projeto de SEO, entre eles:

  • Estratégias “On page” possuem os seguintes responsáveis: Analista de SEO, desenvolvedor e designer.
  • Estratégias “Off page” possuem os seguintes responsáveis: Analista de Link Building.
  • Estratégias de Conteúdos possuem os seguintes responsáveis: Jornalista.
  • Relatórios e Análises possuem os seguintes responsáveis: Analista de SEO

4. O que deve ser feito para ter um SEO de qualidade e obter excelentes resultados?

Pelo lado da CONTRATADA é necessário experiência. Possuir uma metodologia consistente (AdaptiveSEO), desenvolvida através de anos de trabalho (25 anos), comprovadamente aplicada e gerando resultados em diversos projetos (+200 mil) e localidades (80 países).

Pelo lado do CONTRATANTE, é necessário confiança na empresa contratada. O trabalho que está sendo realizado leva um prazo médio (12 meses) para começar apresentar os primeiros resultados. Ser persistente e ter uma expectativa de longo prazo (2 a 5 anos) para atingir a maturidade do projeto e os resultados desejados, será fundamental para obter os resultados desejados.

5. Quanto tempo leva para meu website ser relevante e aparece no Google?

São inúmeros os fatores que podem impactar no tempo de rankeamento de um website no Google. De forma geral, é necessário um prazo médio de 6 a 12 meses para começar a colher os primeiros resultados e um prazo maior (2 a 5 anos) para atingir a maturidade do projeto e resultados mais expressivos.

6. Por que preciso de um blog?

Para obter os resultados desejados com SEO é necessário produzir conteúdos relevantes para as palavras-chave selecionadas no projeto. Alguns desses conteúdos deverão ser publicados no próprio website ou blog, e outros, em diversos websites da internet para contribuir na aquisição de links, credibilidade e relevância para o Google.

Quanto mais conteúdo relevante, mais robusto o website e maior credibilidade será transmitida ao Google. Isso contribui para indexar (aparecer) mais páginas e melhorar o posicionamento das palavra-chave relevantes. Nesse contexto, o blog possui função determinante para acomodar os novos conteúdos, sem prejudicar a hierarquia das páginas do website, desenvolvida para facilitar a navegabilidade dos usuários.

Portanto, o blog médico é uma ferramenta fundamental para publicação de conteúdos. Ele deve ser desenvolvido dentro do seu website para possibilitar a inclusão de novos conteúdos e contribuir com as estratégias de SEO.

7. Quem escreve os conteúdos de SEO para meu webiste?

Os conteúdos são produzidos pela equipe de jornalistas da WSI. São conteúdos escritos seguindo os padrões de SEO para posicionar determinado website nos primeiros resultados orgânicos do Google.

As pautas (temas) para produção dos conteúdos são regulares e definidas mensalmente pelas equipes de SEO e Conteúdo da WSI. Serão elaboradas de acordo com as palavras-chave definidas no setup, as necessidades específicas de cada projeto e o escopo contratado. O cliente é comunicado sobre a pauta e poderá fazer suas considerações.

Em linhas gerais, de acordo com a palavra-chave que pretendemos posicionar no Google, iremos produzir um ou mais conteúdos otimizados, que atendam às guidelines (normas) do Google e respondam as dúvidas do usuário para aquela intenção de pesquisa.

Serão necessários ajuste e correções técnicas para adequação ao tema e linguagem desejada de cada cliente, em maior ou menor quantidade, dependendo da complexidade do tema e da expectativa do cliente em relação aos conteúdos. As adequações serão realizadas pelo cliente durante o período previsto para revisão dos conteúdos.

8. 10 aspectos que o cliente deve compreender antes de contratar um trabalho SEO?

  1. SEO é um trabalho cujos resultados levam um certo tempo para aparecer. Pela natureza da estratégia é necessário construir credibilidade e relevância para o website na internet, o que não acontece de uma hora para outra.
  2. O trabalho de SEO não tem um tempo determinado para ser realizado, visto que no ambiente da internet existem inúmeros outros websites que trabalham de forma simultânea para conquistar relevância, credibilidade e aparecer bem posicionados nas páginas de resultados do Google.
  3. Nenhuma empresa pode oferecer alguma garantia de que é possível posicionar determinado website para determinada palavra-chave no Google, pois nenhuma empresa possui relacionamento privilegiado com o Google e logo não consegue prever os resultados que serão exibidos na página de resultados do buscador. No entanto, é possível escolher empresas idôneas, que possuem larga experiência e resultados comprovados na utilização de estratégias de SEO em outros clientes.
  4. É muito difícil mensurar o trabalho de SEO e saber o que está sendo realizado no seu projeto mensalmente, portanto esteja atento ao nível de prestação de contas que seu fornecedor irá lhe oferecer, aos indicadores que serão medidos e apresentados nos relatórios e procure contratar uma empresa que você possa confiar que estão aplicando da melhor forma os recursos investidos, evitando que seja desperdiçado tempo e dinheiro.
  5. Não acredite em milagres! Desconfie de projetos muito atrativos em termos de expectativa de resultados e investimentos (financeiro e tempo). Você está investindo em uma empresa para te ajudar a aplicar as melhores estratégias para aparecer no principal buscador e em uma das maiores empresas do mundo (Google). Tudo que seu fornecedor fizer em desacordo com a política do Google, que possa prejudicar os usuários ou enganar o buscador, serão punidas. Os prejuízos podem ser incalculáveis, desde uma punição de posicionamento até mesmo ser banido dos resultados de pesquisa do buscador.
  6. SEO não é um produto que você compra, instala e usufrui. É uma estratégia de trabalho composta por uma metodologia que deve ser aplicada constantemente em seu website. Enquanto houver concorrentes disputando as primeiras posições, atualizações do algoritmo do Google (alternando os resultados) e usuários pesquisando pelas palavras-chave relevantes do seu negócio, você deverá investir em SEO.
  7. SEO não é uma ciência exata ou comodity, não existe uma receita ou ferramenta que um fornecedor desenvolva e outros possam replicar obtendo o mesmo resultado. SEO é uma competição! Lembre-se que só existe uma 1ª página de resultados no Google, logo para você aparecer nessa página deverá estar trabalhando com os melhores fornecedores. Não arrisque! Solicite cases, resultados e depoimentos de clientes. (Você se sentiria confortável em saber que outro concorrente está trabalhando com a WSI e você com uma empresa mais barata?)
  8. SEO é trabalho de meio e não de fim. Não garante resultados no seu bottom line (lucro), pois inúmeros fatores devem ser considerados para aumentar seu faturamento e lucro
  9. O tempo médio necessário para um projeto de SEO apresentar os primeiros resultados varia de 6 meses a 1 ano. O tempo de maturidade de um projeto de SEO varia de 2 a 5 anos.
  10. Os resultados conquistados não são vitalícios e podem ter oscilações devido inúmeros fatores: dispositivo (celular ou desktop), localidade, esforços de concorrentes, atualizações do Google, entre outros.

9. Quais principais fatores que podem impactar no tempo de posicionamento de um website no Google.?

  1. Dificuldade de palavras-chave: Algumas palavras possuem maior volume de buscas e potencial de geração de tráfego (visitas), são conhecidas por “head tail”. Possivelmente essas palavras terão maior dificuldade de rankeamento, pois muitos outros websites também querem aparecer para elas. Outras palavras-chave podem possuir um volume menor de busca, porém maior potencial de conversão (contatos de pacientes), são conhecidas por “long-tail”. Muito possivelmente, embora tenham grande potencial de conversão, a dificuldade de rankeamento deverá ser menor, pois menos websites disputam o posicionamento dessa palavra.
  1. Concorrência do segmento: alguns segmentos podem ser muito concorridos e outros Logicamente, quanto maior a concorrência do segmento, maior a dificuldade de rankeamento e a volatilidade do posicionamento.
  1. Relevância no Google: o Google determina a relevância que seu website possui na internet. Caso você já tenha feito algum trabalho relevante de SEO, tenha um domínio mais antigo ou por algum outro motivo, possua alguma autoridade para o buscador, o tempo necessário para obter um bom rankeamento, será menor do que um site que está iniciando suas atividades na internet.
  1. Recursos dimensionados para o projeto: o escopo de um projeto de SEO deve ser dimensionado de acordo com as atividades que precisam ser desenvolvidas e o tempo necessário para sua execução. Sem o conhecimento técnico do que é necessário em cada atividade para obter o resultado desejado, fica muito difícil comparar diferentes escopos e valores de SEO.

10. Qual a maior dificuldade para contratar o serviço de SEO?

A maior dificuldade na contratação do trabalho de SEO é o entendimento da necessidade do projeto e a forma como o serviço é prestado. Muitas empresas vendem “SEO” de forma simples, barata e não entregam nenhum resultado para o cliente. Mas até você descobrir, já foram desperdiçados muito tempo e dinheiro.”

Entender exatamente o que você está contratando, é o primeiro passo para o sucesso da sua estratégia. Confiar na empresa escolhida, é o segundo!

Não aceite um fee único contemplando vários serviços de marketing digital. Cuidado com “ofertas” muito discrepantes! Não seja enganado! Desconfie, pergunte, compreenda! Peça para conhecer cases de sucesso e solicite depoimentos dos clientes.

11. Quais os principais resultados que você deve esperar com o trabalho de SEO?

  • Aumentar a quantidade de palavras-chave posicionadas no Google;
  • Melhorar o posicionamento das palavras-chave posicionadas no Google;
  • Aumentar o número de páginas do seu website posicionadas no Google;
  • Aumentar o tráfego de visitantes do seu website;
  • Melhorar a autoridade, credibilidade e referência do seu website frente ao Google e usuários.

Como consequência, espera-se como resultados indiretos: um maior número de conversões: contatos (telefone, e-mail, formulário, whatsApp) de potenciais pacientes.

É importante ressaltar que os resultados conquistados não são vitalícios e podem ter oscilações devido a inúmeros fatores: dispositivo (mobile ou desktop), localidade, esforços de concorrentes, atualizações do Google, entre outros.

12. Quem fica responsável pelo meu projeto e como são as minhas interações com essa pessoa?

O analista de atendimento é o profissional designado a gestão do projeto e responsável por realizar todas as tratativas entre o cliente e a Operação WSI, acompanhar todas as demandas e transmitir ao cliente as ações realizadas e os resultados obtidos em seu projeto.

A WSI utiliza um processo de notificações do seu projeto via WhatsApp. Dessa forma, o Analista de Atendimento consegue informá-lo semanalmente sobre as atividades que estão sendo realizadas no seu projeto. O cliente poderá interagir ou tirar dúvidas a qualquer momento com nosso analista de atendimento.