Entenda qual é o papel do feedback do paciente na busca por melhorias para o atendimento da sua clínica
Se historicamente o médico era visto como uma figura que despertava até temor em algumas crianças — em razão de tratamentos antes mais conservadores e doloridos, além de atendimento considerado mais frio e distante —, hoje a realidade é outra. Os médicos vêm entendendo, cada vez mais, a necessidade de ter uma proximidade maior com o seu paciente, dentro de uma jornada moderna e com atendimento humanizado. E o feedback do paciente faz parte deste processo.
Como em qualquer outra profissão, a medicina existe com o propósito de entregar, com excelência, uma determinada prestação de serviço ao seu público-alvo: os pacientes. E como quaisquer outros profissionais, médicos não estão isentos de críticas, elogios e sugestões para que possam melhorar continuamente suas metodologias de trabalho. O feedback do paciente, neste caso, é muito importante para que as clínicas consigam entender onde têm errado e onde devem investir seus esforços.
Mas, afinal, quais são os critérios que uma clínica pode criar para poder abrir um canal assertivo de comunicação que permita receber o feedback do paciente? Conheça algumas dicas neste artigo. Boa leitura!
Índice
01 – Páginas nas redes sociais
Esta dica é fundamental não só para quem deseja colher um feedback do paciente, mas para qualquer clínica ou consultório em um universo tão digitalizado quanto o que vivemos atualmente. Entre as outras incontáveis vantagens em possuir perfis ativos em redes sociais, podemos destacar que é através dela que você receberá sugestões, questionamentos, críticas, reclamações e até mesmo elogios.
Um perfil bem avaliado pelos pacientes no Instagram, no Google ou no Facebook receberá comentários públicos que poderão fazer com que a clínica seja mais bem vista pelos olhos de futuros pacientes. Acolher às eventuais queixas recebidas por mensagem também faz parte do processo de aceitar e respeitar o feedback do paciente.
02 – Pesquisas de satisfação
Esta estratégia é um pouco antiga, mas foi fortalecida pela internet. Por meio de um sistema de e-mail marketing que te conecte ainda mais aos seus pacientes, tente enviar pesquisas periódicas de avaliação à sua base de contatos, de modo a compreender quais sugestões e reclamações eles têm a fazer, permitindo, aqui, mais um contato com o feedback do paciente.
03 – Peça o feedback
O mais antigo método de se conseguir um feedback do paciente é, talvez, um dos mais eficientes: estimule-os, durante todo o atendimento, a demonstrar sua satisfação ou insatisfação com determinado procedimento ou processo. Ter um canal aberto de diálogo e de proximidade humanizada e personalizada fará com que os pacientes se sintam mais confortáveis para entregarem suas percepções aos médicos.
Por que o feedback do paciente é tão importante?
Não são apenas críticas pontuais e acontecimentos de rotina que permeiam um feedback do paciente. Esta metodologia pode trazer inúmeros benefícios para que você entenda, cada vez mais profundamente, quais são os pontos de melhoria que seus pacientes desejam. Se antecipar às dores e sonhos do seu público-alvo te faz ficar um passo à frente da concorrência.
É através de uma bem estruturada metodologia de recepção do feedback do paciente que você pode abrir as portas da inovação à sua clínica, trazendo uma série de melhorias, como:
● Sistema de automação de processos;
● Prontuário eletrônico;
● Telemedicina;
● Agendamento online;
● Inteligência artificial;
● Novos equipamentos médicos de ponta;
● Melhor treinamento e capacitação para a equipe da recepção;
● Uma sala de recepção mais confortável e acolhedora.
Portanto, os benefícios do feedback do paciente são muitos, e estas críticas, sugestões ou meras percepções que eles apresentam com relação ao seu trabalho precisam ser interpretados com cautela e zelo, de modo a trazer sempre o melhor – para eles e para a clínica.
Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.