Entenda como as áreas de marketing e vendas podem atuar de maneira bem-sucedida
A relação entre marketing e vendas é muito próxima. Diversos estudos nas mais variadas frentes indicam que, atualmente, boa parte das pessoas compra ou se torna cliente de um negócio depois de ver ou engajar ao menos uma campanha de marketing realizada previamente.
Mesmo no marketing médico, muitas pessoas interagem com conteúdos e campanhas antes de finalmente decidirem pelo agendamento de uma consulta ou procedimento, evidenciando que essa relação está presente em todos os mercados.
Neste artigo, vamos explorar como integrar marketing e vendas de forma efetiva e com foco em resultados. Acompanhe.
Índice
O que significa integrar marketing e vendas?
O marketing é um conjunto de ações e estratégias realizadas para atrair, engajar e qualificar leads, ou seja, clientes em potencial para um negócio. Essas ações podem ocorrer de diversas formas, canais e linguagens diferentes, sempre de acordo com o público-alvo e os desejos e necessidades do negócio.
As vendas, por sua vez, concentram-se na conversão de leads em clientes quando há a decisão de fechar negócio. Nesse momento, é realizada a negociação, são fechados os contratos e iniciadas as relações pós-venda, muito importantes para a fidelização do cliente.
Como vimos, as duas áreas estão relacionadas, uma vez que, conceitualmente, uma leva à outra. Por esse motivo, integrar marketing e vendas para que as duas áreas trabalhem juntas e com objetivo em comum pode ser uma maneira muito eficaz de aprimorar os resultados de uma empresa.
Por que é importante integrar marketing e vendas?
Imagine uma empresa em que as equipes de marketing e vendas operam de forma separada. O marketing desenvolve ótimas estratégias, capazes de atrair uma grande quantidade de leads qualificados, que são bem nutridos e preparados para se tornarem clientes. Porém, no momento de fechar a venda, a falta de alinhamento entre as estratégias faz com que o cliente desista.
Situações como essa podem gerar diversos prejuízos, desde a perda de vendas até uma queda constante nos resultados. Além de comprometer o desempenho financeiro, essas falhas prejudicam a experiência do cliente e a reputação da empresa.
Por isso, integrar marketing e vendas não é apenas uma maneira de potencializar os números, mas uma estratégia indispensável para evitar quedas no desempenho e proporcionar uma jornada que seja capaz de transformar oportunidades em resultados reais.
Além disso, marketing e vendas integrados proporcionam ao cliente uma experiência segura, fluida e com resultados satisfatórios, aumentando as chances de sua retenção e fidelização, o que resulta na melhora da reputação da empresa no mercado.
Erros comuns na integração de marketing e vendas
Existem alguns erros comuns que evidenciam a falta de integração de marketing e vendas ou ao menos uma integração inadequada. São eles:
- Confusão entre as áreas a respeito do público-alvo;
- Falta de comunicação entre as equipes sobre estratégias e ações;
- Definição incoerente de metas e prazos, fazendo com que não haja compreensão entre as áreas;
- Avaliação incorreta ou inexistente dos resultados;
- Competição entre as áreas.
Esses erros resultam, inevitavelmente, na não concretização de vendas ou em uma experiência ruim para o cliente, inclusive nas situações em que, potencialmente, teriam bons resultados se houvesse uma integração de marketing e vendas bem feita.
Etapas para integrar marketing e vendas com sucesso
Para criar uma boa integração de marketing e vendas, é importante se atentar às seguintes ações:
Comunicação alinhada e integração de estratégias
O primeiro passo para integrar marketing e vendas de forma eficaz é criar um canal de comunicação aberto, claro e objetivo entre as duas equipes. Essa conexão é fundamental para garantir que todas as etapas, tanto das estratégias quanto das ações realizadas por ambos os times, estejam alinhadas ao mesmo propósito.
Definição do público-alvo
O processo de integrar marketing e vendas deve ser feito com base em personas bem definidas, garantindo que ambas as áreas compartilhem uma visão consistente do público-alvo.
Ou seja, o marketing precisa saber exatamente para quem direcionar suas campanhas, enquanto o time de vendas deve conhecer profundamente o perfil do cliente com quem irá negociar. Em ambos os casos, é essencial que estejam falando sobre a mesma pessoa, com os mesmos interesses, necessidades e desafios.
Compreensão do funil de vendas
Uma compreensão mútua do funil de vendas — os diferentes estágios pelos quais um lead passa até se tornar cliente — é fundamental no processo de integrar marketing e vendas.
Esse compartilhamento permite identificar as necessidades do lead em cada etapa, possibilitando a criação de estratégias de marketing e conteúdos específicos para engajá-lo de forma eficaz, e determinar o momento exato em que a venda pode ser realizada, aumentando as chances de conversão e garantindo uma jornada de compra bem-sucedida.
Ferramentas que ajudam na integração entre marketing e vendas
Como entendemos, integrar marketing e vendas implica no compartilhamento mútuo de informações sobre o público-alvo, etapas do funil de vendas e resultados, tanto do trabalho da área de marketing, quanto das vendas em si.
Para isso, existem ferramentas e sistemas de automação (como o CRM) que permitem identificar os leads, direcionar ações de nutrição, com foco em seu engajamento, e identificar o melhor momento para abordagem e concretização da jornada de venda. Ou seja, a utilização dessas ferramentas é indispensável para um trabalho bem-sucedido de integração de marketing e vendas.
As ferramentas que analisam resultados de tráfego e engajamento tanto nas ferramentas de busca, como o Google, quanto nas redes sociais e nos diversos outros canais de marketing, podem oferecer informações valiosas para ambas as áreas sobre os leads e clientes, potencializando ainda mais os resultados da empresa.
Benefícios da integração bem-sucedida
São vários os benefícios de se integrar marketing e vendas de maneira bem-sucedida:
- Aumento nas conversões, com os leads mais qualificados e abordados no momento ideal;
- Redução de custos graças à otimização de recursos e eliminação dos esforços duplicados;
- Aprimoramento da experiência do cliente, que tem uma jornada de compra mais coesa e personalizada;
- Melhora da retenção e fidelização de clientes, além do fortalecimento de suas relações com a empresa e aumento do ticket médio;
- Dados e relatórios mais consistentes com a realidade;
- Melhora do ROI, o retorno sobre investimento em marketing e vendas;
- Consolidação da posição da marca ou do profissional no mercado.
Como a WSI pode te ajudar?
A WSI é uma empresa especializada em inteligência, marketing e vendas. Nossos profissionais possuem o conhecimento necessário para analisar o mercado, identificar oportunidades e implementar ações integradas, garantindo que marketing e vendas trabalhem em harmonia para atrair, engajar e converter clientes de forma eficiente.
Como mencionado anteriormente, essa integração é essencial também na área médica, possibilitando que profissionais, clínicas e hospitais consigam transformar seus leads em consultas e pacientes fidelizados.
Se você quer melhorar seus resultados, entre em contato e agende uma reunião conosco.