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Entenda a importância da avaliação de pacientes no Google

10 de fevereiro de 2025 |
mulher fazendo avaliação de local para representar a avaliação de pacientes
(Banco de imagens: Shutterstock)
5 min. de leitura

Uma avaliação no Google pode significar a diferença entre a obtenção de um novo paciente ou de uma rejeição

É natural que, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, as pessoas deem bastante importância ao feedback de outros usuários, já que essas avaliações representam experiências reais, indo além do marketing do próprio profissional/vendedor.

No ramo médico, essas opiniões ganham um peso ainda maior, já que a saúde é um assunto importante que não admite falhas, com a qualidade do atendimento sendo ainda mais decisiva.

Neste post, vamos falar sobre a avaliação de pacientes no Google. Esses feedbacks possuem muitas visualizações e tração, considerando que o buscador é simplesmente o centro da internet. Você também confere como usar essas avaliações de maneira inteligente, para criar uma excelente imagem on-line e atrair mais pacientes.

Qual é a importância de ter avaliação de pacientes no Google?

Basicamente, elas funcionam como uma forma de “prova social”, em que as pessoas compartilham experiências reais. Essas informações, por sua vez, ajudam outros pacientes a confiarem nos serviços oferecidos. Para estabelecimentos da área médica, onde a escolha tem que ser assertiva, avaliações positivas influenciam diretamente a percepção do público.

Além disso, os algoritmos do Google valorizam os perfis com mais avaliações positivas, melhorando o ranqueamento nas buscas e destacando a sua clínica da concorrência.

Como as avaliações de pacientes influenciam em conversões de futuros pacientes?

A avaliação de pacientes funciona como um guia para os futuros usuários que estão na chamada “fase de decisão”. Como não é possível testar os serviços médicos antes de contratá-los, as experiências descritas por outros pacientes são a base para a escolha.

Segundo pesquisa da Review Trackers, 72% dos consumidores on-line afirmam que as avaliações importam no momento de marcar uma consulta. Isso porque palavras positivas reforçam a confiança e diminuem incertezas. Por outro lado, críticas ou ausência de comentários podem resultar em rejeição aos serviços.

Então, sim, as avaliações são um diferencial competitivo que age diretamente como um catalisador de conversões.

Como a avaliação de pacientes traz credibilidade para sua clínica?

É muito simples: uma boa reputação, construída por avaliações sólidas, demonstra confiabilidade, destacando sua clínica como referência. Comentários específicos sobre excelência do atendimento, infraestrutura e expertise dos profissionais confirmam a qualidade prometida pelo marketing. Isso é ainda mais importante no setor médico, onde a procura por um tratamento humanizado e respeitoso é enorme.

Responder às avaliações com educação e empatia fortalece ainda mais essa credibilidade, mostrando que a sua clínica valoriza a opinião do paciente. Transparência para lidar com críticas também é essencial, transformando-as em oportunidades para crescimento e demonstração de maturidade.

Como funcionam as avaliações no Google?

No momento de avaliar, o usuário dá uma nota de uma a cinco estrelas e pode fazer um comentário sobre sua experiência. Isso fica registrado no perfil da clínica no Google, que é acessível a todos via pesquisa ou no Google Maps.

Um detalhe importante é que, quando a avaliação de pacientes conta com palavras-chave relevantes, como “excelente atendimento” ou “cardiologista de confiança”, isso ajuda a destacar o seu perfil em buscas relacionadas.

Como pedir a avaliação de um paciente?

Para pedir a avaliação de pacientes, você precisa lembrar que tudo deve parecer o mais natural e orgânico possível. Abordagens agressivas podem soar forçadas, causando estresse e desgaste. Então, siga estas quatro:

  • Pedir pessoalmente: depois do atendimento, peça a avaliação de pacientes, sempre de maneira direta e educada. Explique que esse feedback vai ajudar outras pessoas a entenderem melhor os serviços prestados.
  • Envio de mensagens: use o WhatsApp ou o e-mail para agradecer pela visita e use um link para avaliação. As mensagens personalizadas, simpáticas e curtas são as melhores. Seguem alguns exemplos: “Olá, Maria! Sua opinião é importante para nós. Que tal deixar uma avaliação no nosso Google? Basta acessar este link…”.
  • Postagens em redes sociais: com tom amigável, incentive os seguidores que já visitaram a sua clínica ou o seu consultório a compartilharem experiências, por meio de publicações ou stories.
  • Treinamento da equipe: ensine recepcionistas e atendentes a incentivarem a avaliação de pacientes, demonstrando muita empatia no contato direto com eles.

Como gerenciar as avaliações no Google e aumentar a autoridade da minha clínica?

Para começar, agradeça os comentários positivos e nunca deixe de responder aos negativos. Responda a todas as avaliações de forma profissional e personalizada, demonstrando empatia e desejo constante de melhorar.

Além disso, monitore as palavras-chave utilizadas na avaliação de pacientes para fortalecer seu SEO. Com isso, a quantidade e a qualidade dos feedbacks ajudarão a aumentar a autoridade da sua clínica e atrair mais pacientes.

Como utilizar as avaliações de pacientes de forma estratégica?

Use os feedbacks positivos como parte da sua estratégia de marketing, incluindo-os em campanhas publicitárias, redes sociais ou no site da sua clínica. Esse tipo de avaliação de pacientes reforça a confiança e o impacto emocional em outros clientes em potencial. Também perceba padrões nas críticas, para entender e melhorar os pontos mais citados como negativos, ajustando processos continuamente.

Além disso, é possível usar as avaliações para treinamento interno, garantindo que a sua equipe esteja alinhada às expectativas do público. Assim, as avaliações deixam de ser apenas opiniões e se tornam instrumentos de crescimento estratégico.

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