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Como Aumentar o Faturamento do seu Consultório Médico

19 de outubro de 2021 |
Médico segurando uma moeda e um cofrinho em forma de porco
(Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Controlar os gastos do negócio e investir com inteligência são algumas das saídas 

Aumentar o faturamento do seu consultório deve ser um dos objetivos de qualquer médico que mantenha um estabelecimento do tipo. É algo totalmente legítimo, já que o expert em medicina dedica muitos anos de sua vida para se tornar o profissional que é.

A medicina é uma das profissões que mais exigem daqueles que optam por ela; na verdade, não se trata apenas de uma escolha profissional – trata-se de uma escolha existencial.

O curso de medicina leva seis anos para formar um profissional generalista – isto é, um não-especialista.

Porém, se a ideia for seguir carreira em uma área específica, será necessário avançar com os estudos, e com a residência médica, para assegurar que se chegue à especialização. Enfim, a formação completa de um médico demanda facilmente oito ou nove anos de dedicação – quase uma década.

E há também o fato de que as faculdades de medicina estão entre as mais caras. Claro, existem as públicas, que são gratuitas – e extremamente concorridas. Sob todos os aspectos, tornar-se médico é uma missão que pede muito àqueles que a ela se dedicam.

Vamos, agora, pensar em alguns ensinamentos e práticas que você deve seguir para aumentar o faturamento do seu consultório.

5 dicas para aumentar o faturamento do seu consultório

Diversos elementos contribuem para o sucesso de um estabelecimento médico. Dentre eles, vale estimular aqueles que ajudam a aumentar o faturamento do seu consultório.

Há ao menos cinco procedimentos padrão adotados por gestores ligados à medicina que visam incrementar os ganhos do empreendimento.

São os seguintes:

  • Realize investimentos inteligentes – Os equipamentos para esse tipo de atividade costumam ser bastante caros. A mão-de-obra também. Faça uma boa cotação de preços antes de adquirir maquinário médico (máquinas de raio-x, de ultrassonografia etc.) e negocie adequadamente qual será o salário dos profissionais que trabalharão em seu estabelecimento;
  • Procure sempre aumentar o fluxo de pacientes para seu consultório – Lembre-se que a fonte de recursos de uma clínica particular são os clientes que a procuram, já que tais estabelecimentos não costumam receber recursos públicos. Invista no marketing digital e no networking para aumentar continuamente a ida de novos pacientes ao seu negócio;
  • Fidelize seus pacientes – Esteja atento para o fato, já demonstrado por diversos levantamentos específicos feitos no Brasil e no exterior, que é muito mais difícil e dispendioso conquistar um novo cliente (embora seja sempre necessário) do que fidelizar um paciente um antigo. Faça com que as pessoas se tratem com você ao longo de toda a vida delas, e não apenas ocasionalmente;
  • Saiba calcular a rentabilidade de seu negócio – Bons médicos não são, necessariamente, bons gestores. Mas podem se transformar em excelentes administradores, se estudarem para tanto. Há, inclusive, cursos (até de nível superior) voltados exatamente à gestão de consultórios médicos;
  • Controle com muito critério seus gastos – Em um gênero de atividade, a medicina, onde as despesas por vezes são exponenciais, deve-se manter sempre um acompanhamento ininterrupto da entrada e saída de dinheiro do negócio. Há softwares de gestão especializados nesta atividade, a de consultórios médicos.

Marketing digital: uma maneira inteligente de ampliar os ganhos de seu consultório

Médicos e gestores de negócios ligados à medicina (e, também, aqueles profissionais que exercem ambas as atividades) cada vez mais estão se dando conta de que, também em sua área de atividade, a comunicação empresarial se faz necessária. E a estão usando.

Hoje, quase não se encontram consultórios médicos de grande ou médio porte que não disponham, por exemplo, de seus próprios sites. É comum que tais sites contenham espaços para que o paciente deixe registradas suas impressões sobre o atendimento recebido.

Pesquisas sobre marketing já demonstraram que novos clientes tendem a ter uma maior confiança em estabelecimentos médicos (e também de outras atividades) bem recomendados por aqueles que já se utilizaram dos serviços do local. Daí a importância de tais testemunhos.

Blogs hospedados no site, os quais tragam constantemente novas notícias sobre medicina e sobre a área médica específica daquele estabelecimento, melhoram o posicionamento do negócio em buscadores como o Google. Quanto maior o fluxo de acessos ao site médico, mais pacientes ele tende a trazer.

Aumentar o faturamento do seu consultório é algo perfeitamente factível. Seguindo estas e outras dicas, você pode consegui-lo. Aliás, com certeza vai conseguir.