Identidade visual é importante para reforçar a presença do médico no mundo digital
Os médicos são profissionais extremamente respeitados, pois seu trabalho envolve o bem mais precioso que o ser humano pode possuir: a vida. Assim, é muito importante que o profissional da medicina esteja atento a transmitir uma boa imagem aos potenciais receptores de seu trabalho.
Para transmitir essa ideia, muitos profissionais se questionam sobre como criar um bom logo médico, que transmita, visualmente, toda a capacidade e profissionalismo requisitados para uma profissão tão indispensável para a sociedade. Uma identidade visual aliada a um trabalho de marketing digital médico bem planejado e executado pode trazer ótimos resultados.
Índice
O que é um logo?
O logo, em uma definição simples, é um símbolo cuja finalidade é identificar uma marca, empresa, profissional ou qualquer unidade que possa ou precisa ser identificada pelo receptor (neste caso pacientes) dessa maneira. Por ser um dos primeiros contatos com potenciais clientes ou pacientes, o logo precisa ser bem pensado, com extenso trabalho de pesquisa e realização, que leva em consideração os seguintes aspectos:
- Compreender a marca, suas finalidades, peculiaridades, área de atuação;
- Compreender a concorrência, sua atuação, sua identidade visual;
- Escolher fontes textuais e cores que condizem com a marca;
- Buscar um logo médico que reflita a identidade visual da marca, que deve ser única, mas que ainda seja condizente com a marca, a atuação, o público-alvo.
A criação do logo médico
O profissional médico deve ter em mente que um dos principais aspectos buscados por seus pacientes é a ética profissional. Por isso, um bom logo médico deve estar atrelado a esse conceito, trazendo aos receptores a sensação de que aquele profissional tem entre seus grandes princípios a ética, tão necessária quando se explora a vida e a saúde do ser humano.
Por isso, é importante não exagerar nas composições. Um logo médico precisa ser, antes de tudo, sóbrio, para que transmita as sensações de seriedade e ética tão necessárias para o exercício da profissão.
Símbolos e cores
O logo médico em si é um símbolo que deve trazer em sua essência a noção de que ali se encontra um, ou mais, profissionais de medicina. Alguns símbolos são diretamente associados à profissão e por isso costumam aparecer em um logo médico de alguma forma:
- O bastão de Asclépio: é um símbolo antigo, associado a trabalhos de cura e à medicina desde os tempos mais remotos. Também é chamado de bastão de Esculápio;
- A cruz vermelha: um símbolo muito associado à medicina em várias partes do mundo. Não é muito comum, mas pode ser bem aplicado;
- O caduceu: um bastão com duas cobras entrelaçadas e um par de asas no topo; também é associado à saúde e à medicina. Foi encontrado na Mesopotâmia e é usado como símbolo desde a Antiguidade;
- Órgãos do corpo também podem ser encontrados em logo médico, principalmente quando associados a uma especialidade em específico.
As cores a serem utilizadas no logo médico devem seguir a ideia de sobriedade descrita anteriormente. As cores mais encontradas em logos médicos são o azul, vermelho e verde. Mas isso não impede a utilização de outras cores e composições. O mais importante é que não se fuja da noção de que o logo médico precisa elucidar a seriedade e a ética da profissão.
A importância da legibilidade
Um logo médico pode carregar o nome do profissional ou da instituição médica/clínica que representa. A tipografia é muito importante e pode tanto fazer com que um logo seja valorizado como pode inutilizar todo o conceito. Isso porque uma fonte precisa antes de tudo ser legível, agradável aos olhos e combinar com o que está sendo proposto na identidade visual.
Por isso, não basta escolher simplesmente a fonte “mais bonita”. Ela precisa condizer intrinsecamente com os princípios de ética profissional e seriedade, ser interessante aos olhos de quem lê e chamar a atenção de forma conjunta com os outros elementos visuais do logo médic