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Como melhorar o no-show de pacientes em consultas

20 de fevereiro de 2024 |
sala de espera de hospital vazia devido no-show de pacientes
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda o que é o no-show e saiba como aumentar o comparecimento de pacientes a suas consultas

Um dos maiores desafios enfrentados no atendimento médico de clínicas, consultórios e centros médicos é o no-show de pacientes. O não comparecimento às consultas é uma preocupação muito válida não só por representar uma perda financeira, mas por também ter o potencial de desorganizar a agenda e afetar negativamente o atendimento e a satisfação dos pacientes.

Contudo, é possível diminuir esse problema com as estratégias adequadas, aumentando o comparecimento às consultas e melhorando o fluxo de pacientes em sua clínica. Quer ficar por dentro de dicas que podem ajudar você nesse desafio? Então, acompanhe a leitura deste texto!

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O que é no-show?

O no-show é um termo em inglês utilizado para se referir a uma pessoa que fez uma reserva, ou marcou algum compromisso, mas não compareceu no horário agendado – não cancelando nem informando com antecedência. De modo geral, é um termo comum no âmbito corporativo, podendo se referir a uma ausência em um embarque de um voo ou a uma reserva de hotel, por exemplo. Na área médica, o no-show de pacientes nada mais é do que a taxa de não comparecimento em consultas médicas sem aviso prévio, ou tentativa de cancelamento ou adiamento do compromisso médico. Seu impacto pode se traduzir em alterações na duração das consultas, nas filas de espera, nos exames, entre outros aspectos, incluindo o fato de que o espaço de saúde perde a oportunidade de atender outros pacientes ao antecipar seus horários, o que também prejudica seu faturamento.

Compreensão das causas do no-show

Um dos primeiros passos para reduzir o no-show de pacientes é compreender as causas que levam as pessoas a não comparecerem nas consultas agendadas. Confira a seguir alguns destes principais motivos:

  • Emergências e imprevistos pessoais e profissionais dos pacientes;
  • Ausência de condições financeiras para arcar com custo de deslocamento até a clínica e despesas com a consulta;
  • Esquecimento da consulta agendada;
  • Comunicação ineficiente no ato do agendamento da consulta.

 

Por isso, preparamos algumas dicas que podem aumentar o comparecimento às consultas e melhorar o fluxo de pacientes em sua clínica. Confira a seguir!

 

Comunicação clara e eficaz

A comunicação é um elemento fundamental para assegurar que os pacientes compreendam a importância de comparecer aos compromissos médicos previamente agendados. Uma estratégia comunicacional que pode ser adotada para reduzir no-show de pacientes é usar diferentes canais de comunicação qualificados para lembrar seus pacientes sobre a marcação da consulta, como enviar lembretes por SMS, e-mail, mensagens telefônicas ou notificações. Essas mensagens devem ser empáticas, procurando entender as necessidades e preocupações dos pacientes, estabelecendo, assim, uma comunicação clara em seu atendimento.

Confirmação proativa de consultas

A confirmação proativa das consultas é uma etapa muito importante para no-show de pacientes. Esse processo pode ser feito por meio do uso de lembretes personalizados, com um recurso que envia e-mails ou mensagens automaticamente. Nesse sentido, os pacientes têm a possibilidade de receber notificações sobre suas consultas antecipadamente e confirmar ou não sua presença, sendo uma estratégia, de fato, proativa. Isso porque esse passo aumenta a probabilidade de comparecimento por parte dos pacientes.

Instruções claras e detalhadas para a consulta

Outro recurso importante para diminuir a ocorrência de no-show de pacientes em seu espaço de saúde é fornecer instruções claras e detalhadas sobre a consulta, como data, horário, local e valor total. Desse modo, se os pacientes sentirem a necessidade de desmarcar ou reagendar a consulta, é fundamental que essa ação possa ser realizada com facilidade, agilidade e eficiência; e disponibilizar essas informações de forma precisa e em detalhes facilita esse processo.

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Utilização de aplicativos de agendamento

Você pode utilizar apps de agendamento para minimizar o no-show de pacientes. Alguns softwares médicos, como Clínicas nas Nuvens, SimDoctor, 4Medic e iClinic, enviam lembretes personalizados sobre as consultas, o que otimiza o tempo e estreita os laços com seus pacientes. Essa aproximação não só eleva a qualidade de seu atendimento, mas também engaja mais os pacientes, os impulsionando a comparecerem às consultas que já estavam agendadas. Ou, ainda, é possível enviar lembretes de consulta e utilizar apps e redes sociais para médicos, o que também garante que os pacientes possam receber esses lembretes.

Políticas flexíveis de cancelamento e reagendamento

O no-show de pacientes também pode ser minimizado por meio da implementação de políticas flexíveis de cancelamento e de reagendamento dos atendimentos, com prazos adequados e com poucas ou nenhuma penalidade. Além disso, fornecer opções diversas e flexíveis para realizar a remarcação de suas consultas e manter uma lista de espera para preencher os horários livres são mais algumas estratégias valiosas para otimizar sua agenda, evitando lacunas de atendimento que podem provocar transtornos e desperdícios para seus clientes e sua clínica.

Agora que você já sabe como diminuir as consequências que o elevado no-show de pacientes pode causar em suas consultas, entre em contato com a agência de marketing médico WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a melhorar o fluxo de pacientes em sua clínica!

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