A capacidade de comunicar-se com clareza e de forma assertiva é vital, e faz do médico que domina a arte da oratória referência em sua área de atuação
A boa oratória para médicos é, nos dias de hoje, uma necessidade para os profissionais da medicina.
Em tempos como o nosso, no qual há informação por todos os lados – mas nem sempre de boa qualidade –, o médico precisa ter a capacidade de se fazer entender de forma perfeita pelo paciente e ser reconhecido pela qualidade de seu discurso.
A boa oratória para médicos é uma versão da boa oratória clássica, a qual é necessária não só para o sucesso profissional do indivíduo, mas também para que ele tenha uma vida plena – ou seja, com amigos e relações amorosas satisfatórias e duradouras, por exemplo.
No entanto, antes de falarmos especificamente acerca da boa oratória para médicos, convém definir o que é a oratória.
Em síntese, oratória é a prática de falar, em público ou com alguma pessoa específica, visando convencer, informar ou influenciar, de alguma maneira ou em algum sentido.
A oratória tem um conjunto de normas e procedimentos que objetivam gerar e expor um discurso com eficiência. A boa oratória traz a público as qualidades pessoais do orador.
Mas, e quanto à boa oratória para médicos, quais características ela guarda?
Confiança e empatia: os benefícios gerados pela boa oratória para médicos
A relação médico-paciente é das mais complexas, e uma das que acarretam maiores responsabilidades de parte a parte.
A pessoa tratada é, até certo ponto, corresponsável pelo sucesso do tratamento e pela recuperação da própria saúde.
Caso ela não siga as recomendações que o profissional da medicina lhe passar, em especial nos casos mais graves, a cura, ou ao menos o controle e a estabilização da doença, pode simplesmente não ocorrer.
Mas é aqui que a boa oratória para médicos se mostra especialmente relevante: em muitos casos, não basta ao profissional ser tecnicamente hábil ao detectar quais males de saúde o paciente tem, e qual a melhor maneira de vencê-los; ele deve também ser persuasivo ao falar a respeito.
Lembremos: persuasão é a arte de conseguir aprovação e apoio a uma ideia, um conselho ou um pedido.
Constrói-se a persuasão através do uso de argumentos e com a intenção de que outro indivíduo (o paciente, no caso) adote determinada teoria, crença ou, no caso de tratamentos médicos, linha de conduta.
A boa oratória para médicos se compõe de dois elementos principais.
Vamos conhecê-los?
- Confiança: é o primeiro sentimento que o médico deve alcançar vindo do paciente. Para tanto, em especial nos primeiros atendimentos, deve o médico relatar ao paciente, ao menos de forma sucinta, sua expertise na área da medicina que trata do problema de saúde do qual tal paciente sofre;
- Empatia: é o elemento mais subjetivo da relação médico-paciente. Empatia significa colocar-se no lugar do próximo, entendendo assim suas dores e alegrias. É a prática da empatia que faz, por exemplo, com que uma pessoa tímida se abra com o médico sobre seus problemas de saúde.
As 5 dicas de oratória que todo médico deve seguir
A oratória não é um dom; ela é uma capacidade que pode ser adquirida pelo profissional de medicina via estudo e prática. A oratória é uma habilidade construída e, como tal, está ao alcance de todo e qualquer médico.
Para chegar à boa oratória para médicos, eis 5 dicas que costumam trazer resultados positivos:
- Escute seu paciente – Quem deseja ser ouvido precisa, para tanto, ter antes a humildade de ser um ouvinte. Deixe que ele lhe conte o que está sentindo e quais são os problemas que afligem seu corpo. Ouça mais do que fale. Isto vale tanto para seu consultório quanto para sua vida;
- Se conecte – Olhe nos olhos do paciente ao falar. Chame-o pelo nome. Mantenha um tom de voz cordial. Aquela pessoa pode estar passando por algo excepcionalmente difícil (por exemplo, um câncer em estágio avançado). Trate-a com humanidade, para depois tratá-la com a medicina;
- Faça-se compreender – Diga e recomende ao seu paciente tudo o que achar necessário, sem exceção – mas o faça com palavras que ele entenda. Não use jargões da profissão. E não use eufemismos. Informe o que tiver de ser informado, porém, tenha a certeza de que tais informações estão chegando ao seu receptor, o paciente;
- Construa um relacionamento profissional de longo prazo – Deixe o paciente saber que pode, e deve, procurá-lo sempre que desejar ou necessitar. Faça-o saber que você, médico, está ali para ajudá-lo na doença e para permanecer realizando a manutenção de sua saúde, quando o paciente a recobrar;
- Nunca pare de aprender – A medicina é uma atividade em constante evolução. Novos remédios surgem a cada dia, literalmente. Também novas práticas cirúrgicas são constantemente desenvolvidas. Adquirir tais conhecimentos, e transmiti-los ao paciente, se for o caso, são também componentes da boa oratória para médicos.
Tenha certeza: trilhando o caminho descrito acima, você, profissional da medicina, irá agregar ao seu imenso conhecimento do corpo e das dores humanas a fala (ou seja, a oratória) necessárias para dar a seus pacientes todo o auxílio e conforto que tanto necessitam.