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Qual a importância do marketing digital para a área da saúde?

8 de agosto de 2022 |
Foto ilustrativa de uma médica com um tablet
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda como o cenário digital vem impactando os projetos de marketing na área médica.

A tecnologia, definitivamente, ganhou um espaço muito importante na nossa vida, com ênfase na maneira como consumimos as informações. Portanto, clínicas e consultórios precisam estar atentos à demanda digital da busca, por parte dos pacientes, de conteúdo médico na internet. É aqui que entra o papel do marketing digital para a área da saúde.

O que é o marketing digital para a área da saúde?

Assim como em todos os outros setores da sociedade, o segmento médico vem se digitalizando — uma vez que cada vez mais pacientes buscam por informações sobre doenças, exames, consultas, medicamentos e cirurgias na internet e em redes sociais.

Portanto, o marketing digital para a área da saúde passa pelo investimento de clínicas e consultórios em produção de conteúdo digital que dialogue diretamente com estes usuários. Ter a presença consolidada em redes sociais e em sites ajuda no fortalecimento da marca médica.

Qual a sua importância?

Campanhas de marketing analógico já não alcançam mais o público-alvo como antes. Em uma era digitalizada, inovações vêm trazendo impactos diversos do uso da tecnologia na condução da medicina, tais como prontuários eletrônicos, telemedicina e inteligência artificial no uso de cirurgias.

Portanto, o marketing digital para a área da saúde existe para dialogar com um paciente que está presente nas redes sociais em busca de ser convencido a marcar uma consulta com aquele médico que melhor lhe apresentar uma proposta — seja via rede social, via anúncio no Google ou via um conteúdo bem direcionado em um blog médico.

Quais são as ferramentas para aplicar o marketing digital para a área da saúde?

Existem algumas possibilidades e vertentes para o marketing digital para a área da saúde ser bem trabalhado. É preciso realizar investimentos no chamado tráfego orgânico — ou seja, trabalhar mecanismos para que o seu site seja encontrado espontaneamente pelo seu leitor — e o tráfego pago, que representa investimentos em publicações para que elas cheguem mais rapidamente até o público-alvo.

Um bom trabalho de marketing digital médico abraça algumas diferentes vertentes digitais, todas oferecidas pela WSI:

  • Conteúdo de SEO, com o objetivo de garantir um bom posicionamento das páginas do seu site no Google;
  • Mídias sociais, de modo a alavancar a identidade da clínica ou consultório no ambiente digital e gerar autoridade;
  • Mídias digitais, como forma de impulsionar publicações estratégicas que visem levar um conteúdo mais rapidamente ao público-alvo;
  • Inbound Marketing, englobando estratégias que garantam a fidelização do seu paciente e o estimulem na tomada de decisão.

Ao estruturar um projeto de marketing digital um time de especialistas, você logo poderá alcançar resultados práticos, como o aumento do número de seguidores e ganho de novos pacientes, além da fidelização dos antigos.

O aumento de engajamento e autoridade na área também são reconhecidamente frutos deste trabalho. Quanto mais completo e estruturado for o projeto digital, mais forte será a marca da sua clínica ou consultório.

Para entender mais sobre como implementar um projeto de marketing digital para a área da saúde, envie uma mensagem agora mesmo para a WSI.