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Redes Sociais para Médicos: vale a pena investir?

12 de julho de 2023 |
Homem segura celular pra administrar suas redes sociais para médicos
(Banco de imagens: Shutterstock)

As redes sociais para médicos podem ser canais de comunicação muito eficazes dentro de sua estratégia de marketing digital

As redes sociais destacam-se como um importante meio de comunicação para qualquer segmento de atuação, e na área da saúde isso não é diferente. Médicos que investem em marketing digital devem marcar presença nas principais plataformas de mídias sociais da atualidade, conectando-se com seu público e gerando engajamento para seu trabalho.

As redes sociais para médicos são ferramentas indispensáveis para engajar seu público-alvo, captando novos clientes e estabelecendo um relacionamento de confiança com seus seguidores. Para que isso seja possível, entretanto, é necessário compartilhar conteúdo informativo a respeito de sua especialidade, posicionando-se como uma autoridade no assunto.

Qual a importância das redes sociais para médicos?

Levando em consideração que essas plataformas desempenham um papel significativo na vida moderna, sendo uma das principais formas de comunicação utilizadas pelas pessoas, as redes sociais para médicos são importantes para:

  • Construção de marca e reputação;
  • Reforçar a presença digital;
  • Destacar-se em meio à concorrência;
  • Aumentar o alcance e visibilidade da marca;
  • Engajar o público;
  • Fazer publicidade de maneira responsável e segmentada;
  • Acompanhar os concorrentes e entender o interesse do público.

Principais redes sociais para médicos

Conheça as principais redes sociais para médicos e que devem ser consideradas em sua estratégia de marketing digital:

Instagram

Trata-se de uma plataforma que privilegia conteúdos mais visuais, em que os usuários podem compartilhar fotos e vídeos de diferentes tamanhos e formatos. É, atualmente, muito popular entre influenciadores digitais.

LinkedIn

Esta é uma rede social profissional, voltada principalmente para conexões de negócios, networking e oportunidades de carreira.

Facebook

Ainda é a rede social mais popular do mundo por ter o maior número de usuários ativos. O Facebook permite que os usuários compartilhem fotos, vídeos e atualizações de status, além de interagir com amigos, conhecidos e familiares por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Twitter

É uma plataforma que permite aos usuários compartilharem atualizações curtas, com um limite pequeno de caracteres.

Quais os benefícios das redes sociais para médicos?

Entre as principais vantagens do uso de redes sociais para médicos, estão:

  • Divulgação de serviços;
  • Possibilidade de educar o público;
  • Comunicação direta com os pacientes;
  • Geração de leads;
  • Possibilidade de tornar-se uma referência em sua área de atuação;
  • Monitoramento da satisfação dos pacientes por meio dos comentários nas postagens;
  • Maiores chances de ser encontrado por possíveis pacientes;
  • Networking com outros profissionais da saúde;
  • Construção de um relacionamento de confiança e uma imagem de credibilidade perante os pacientes.

Cuidados no uso de redes sociais para médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) tem regras bastante específicas em relação ao uso de redes sociais para médicos, e o respeito a elas é fundamental para os profissionais que desejam trabalhar marketing digital de maneira responsável e ética. Entre as principais normas estabelecidas pela entidade, estão:

  • Não divulgar fotos ou informações pessoais dos pacientes;
  • Não fornecer conselhos médicos específicos;
  • Não realizar diagnósticos ou indicar tratamentos sem uma consulta individualizada;
  • Não promover tratamentos que não sejam comprovados cientificamente e aceitos na comunidade médica;
  • Não utilizar um tom de comunicação sensacionalista, apresentando-se como “o melhor” ou o “único capacitado”;
  • Não divulgar-se como especialista de uma área em que o profissional ainda não concluiu o curso de especialização;
  • Não divulgar preços de procedimentos médicos e condições de pagamentos;
  • Jamais prometer resultados garantidos.

É importante lembrar que, embora o uso de redes sociais para médicos seja uma importante estratégia de marketing digital, o conteúdo compartilhado não deve ser composto meramente de propaganda: é preciso que ele seja educativo e informativo, de modo que o profissional se torne uma autoridade no assunto de forma natural. O engajamento do público será resultado deste tipo de publicação.

Quer saber mais sobre como as redes sociais para médicos podem ser importantes dentro de uma estratégia de marketing digital? Converse com um dos especialistas da WSI.