Nunca mais jogue dinheiro fora com publicidade; entenda como calcular ROAS e invista com inteligência.
Conseguir um bom ranqueamento no Google e ter engajamento nas redes sociais são conquistas que exigem um trabalho duro e estratégias de longo prazo. Porém, muitas clínicas e consultórios precisam de resultados rápidos, seja para estabelecer confiança com uma presença online forte ou para promover campanhas pontuais de serviços em alta.
É aí que as campanhas pagas se tornam armas poderosas, possibilitando que os médicos e suas clínicas apareçam em posições altamente privilegiadas nos motores de busca e nas redes sociais, usando segmentações para alcançar com precisão seus potenciais pacientes.
“Ótimo! Então é só apostar em publicidade?”, você pode estar se perguntando. Mas, muita calma! Essa solução precisa de muita inteligência: estratégias mal pensadas podem levar a desperdício de recursos e até prejuízos financeiros.
Certo, mas como criar campanhas que rendam frutos? É aqui que entra a métrica que vamos ensinar hoje: o ROAS. Com ela, é possível medir com precisão o desempenho das campanhas de publicidade, identificar o que está funcionando e ajustar as suas estratégias em tempo real.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é o ROAS, como calculá-lo e ainda explorar métricas complementares para garantir que a sua clínica possa investir em publicidade de forma estratégica e eficiente.
Índice
O que é ROAS?
O ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) é uma métrica-chave no marketing digital, sendo usada para medir o desempenho financeiro de campanhas publicitárias.
Ela responde a uma pergunta tão objetiva quanto fundamental: quanto a empresa lucra para cada real investido em anúncios? Esse indicador ajuda a determinar se os anúncios estão entregando resultados positivos e fornece dados concretos que servem para fundamentar decisões estratégicas futuras.
Qual a importância do ROAS para médicos e clínicas?
Bom, é ele que mostra diretamente como os investimentos publicitários estão impactando para conseguir novos pacientes. O ambiente competitivo da área da saúde precisa de estratégias eficientes para isso. Com o ROAS, é possível avaliar, por exemplo, se uma campanha para divulgar consultas em determinada especialidade ou exames em promoção está mesmo atraindo pacientes de forma que justifique o custo.
Além disso, ele traz ótimos panoramas sobre quais canais publicitários (Google Ads, redes sociais etc) dão mais retorno. Assim, é bem mais fácil alocar os recursos e garantir que o marketing esteja alinhado aos objetivos do negócio, evitando prejuízos e criando campanhas nas plataformas que elas rendem mais.
Qual é o passo a passo necessário para calcular o ROAS?
Siga as três etapas abaixo para que o cálculo seja feito da forma correta.
Verifique a receita gerada
Primeiro veja quanto dinheiro veio diretamente da campanha publicitária analisada. É importante incluir apenas os valores atribuíveis aos anúncios em questão. Use ferramentas como o Google Analytics ou relatórios de vendas para garantir precisão.
Some os custos totais
Agora, some todas as despesas relacionadas à campanha, como custos de criação de anúncios, valores pagos por cliques ou impressões, e taxas de plataformas de anúncios — não esqueça de nada!
Hora de calcular
Pronto! Agora você já tem o que precisa para calcular. A fórmula é bem simples:
ROAS = receita gerada / despesas somadas
O resultado será um número que mostra quantas vezes o valor investido retornou em receita. Você também pode multiplicar o resultado por 100 para ver o valor em porcentagem, se preferir.
Análise dos resultados (etapa bônus)
Só para constar, um ROAS maior que 100% indica lucro, enquanto números abaixo disso indicam que você precisa fazer ajustes nas suas estratégias.
Quais métricas complementam o ROAS em campanhas médicas?
É essencial que você conheça outras métricas importantes para te ajudar a entender melhor o ROAS e turbiná-lo! Confira essas:
- CPC (custo médio por clique): essa aqui indica quanto você gasta por clique nos seus anúncios. Faça um paralelo com a métrica abaixo para aumentar o seu ROAS.
- Taxa de conversão: mede a porcentagem de usuários que clicaram e que realizaram uma ação desejada, como preencher um formulário ou marcar uma consulta.
- LTV (lifetime value): serve para traçar uma estimativa do retorno financeiro que cada paciente dá durante o tempo que ele interage com a sua marca. Quando o LTV é mais baixo, é importante que o ROAS seja alto, equilibrando o retorno.
- Reconhecimento de marca e engajamento: mesmo que não sejam diretamente monetizáveis, métricas como alcance, impressões e interações sociais são importantes para perceber se as campanhas estão efetivamente melhorando a sua presença e autoridade médica digital.
Qual a diferença entre ROAS E ROI?
Como você já viu, o ROAS calcula diretamente o retorno sobre os gastos em publicidade. Já o ROI (retorno sobre o investimento) é bem mais abrangente, avaliando o retorno financeiro total da clínica, considerando todas as despesas, como investimentos em marketing, salários de colaboradores, infraestrutura física, entre muitas outras.
Como realizar a avaliação do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) junto com o ROAS?
O CAC complementa o ROAS porque ele indica o custo médio por cliente adquirido. É combinando ambas as métricas que você consegue avaliar se o investimento publicitário está mesmo gerando receita o bastante para cobrir os custos de aquisição e garantir lucro no final da conta.
Quais dados podem distorcer o cálculo do ROAS?
Para ter um cálculo de ROAS preciso, é importante não incluir despesas que não estejam ligadas diretamente às campanhas veiculadas, como custos operacionais gerais. O contrário também se aplica: não deixe de fora da conta gastos como taxas de plataforma, por exemplo.
Dados e métricas inconsistentes farão com que o mapa das estratégias das campanhas não leve a tesouro nenhum, mas sim a um abismo.
Com que frequência médicos e clínicas devem revisar o ROAS?
Regularmente. Só assim é possível manter suas campanhas pagas sempre lucrativas. Faça as análises mensalmente ou no final de cada campanha para avaliar o desempenho, perceber tendências e corrigir possíveis falhas antes que elas comprometam o planejamento.
E quando falamos de campanhas imediatas ou sazonais, como em épocas de maior procura por serviços específicos (exames preventivos, campanhas de vacinação etc.), é preferível fazer uma análise semanal.
Somente com revisões constantes você garante que os recursos sejam bem alocados e que as campanhas sempre causem impacto e engajem o público-alvo desejado.
A WSI é a solução de marketing e vendas perfeita para a sua clínica. Podemos não apenas calcular o seu ROAS de forma contínua, como também elaborar diversas estratégias avançadas para melhorá-lo. Fale com um de nossos representantes e entenda como!