Aumentar as conversões usando o SEO para hospitais vai muito além das questões técnicas; é necessário transmitir confiança e autoridade desde o primeiro contato.
Aparecer nos primeiros resultados do Google é uma questão de sobrevivência on-line para os hospitais. Por quê? Bom, quando uma pessoa busca por um serviço de saúde, ela naturalmente confia mais nas instituições que o buscador ranqueia melhor. E essa é uma associação até automática: quem está no topo é referência. Então um hospital bem-ranqueado passa segurança, autoridade e qualidade, especialmente porque lida com algo tão sensível como a saúde.
A lógica contrária também se aplica aqui: os hospitais que não aparecem bem-posicionados na busca acabam passando a impressão de que não são opções confiáveis ou, pior, acabam nem sendo encontrados.
Agora que você já entendeu que o seu hospital precisa estar bem-posicionado no Google, você precisa aprender como fazer isso. Ao longo deste texto, a WSI vai te ensinar as melhores estratégias para colocar sua instituição no topo. Confira!
Índice
O que é SEO?
É importante que, antes de começarmos, você tenha domínio do que é o SEO, já que ele é a base das estratégias que vão garantir excelentes posições no Google. SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, em português) é o nome dado ao conjunto de técnicas usadas para otimizar um site e fazer com que ele tenha essa visibilidade.
Essas otimizações vão desde o conteúdo que você publica no site até aspectos técnicos, como velocidade de carregamento, estrutura das páginas e responsividade para dispositivos móveis. O objetivo é atrair mais visitantes qualificados sem precisar apostar o tempo todo em anúncios pagos.
E, como dissemos, o SEO para hospitais traz não apenas um aumento de visibilidade, mas também a construção da sua autoridade e credibilidade com o seu público.
Qual é a importância do SEO para hospitais?
Hospitais não vendem produtos — oferecem cuidado, confiança e, muitas vezes, decisões de vida ou morte. Por isso, o SEO para hospitais tem uma missão muito maior que atrair visitantes para um site: ele ajuda a construir toda a credibilidade digital da instituição. Um bom posicionamento orgânico faz com que o hospital seja visto como uma autoridade, aumentando a confiança do público e, com isso, as taxas de conversão.
Além disso, dados de uma pesquisa da Minuto Saudável revelaram que mais de 94% dos brasileiros pesquisam informações sobre saúde na internet. Estar bem-posicionado e presente nessas pesquisas são ótimas oportunidades. Um SEO para hospitais bem-executado é o que possibilita isso.
Então não há como negar, o SEO é uma ferramenta-chave se você quer aumentar o número de atendimentos do seu hospital e conseguir uma reputação forte on-line.
Quais são as opções de SEO para hospitais?
Feitas todas as explicações anteriores, agora podemos te mostrar como as táticas de SEO para hospitais podem ser divididas. Existem quatro diferentes tipos de otimizações. Confira-os a seguir.
SEO on-page
Esse tipo de SEO foca nas otimizações de elementos dentro do seu próprio site, como conteúdos, títulos, meta descrições, imagens e links internos.
No SEO para hospitais, é primordial descrever bem os serviços oferecidos, usar palavras-chave da área e garantir que todos os textos estejam bem escritos tanto para os pacientes quanto para o entendimento dos buscadores.
SEO técnico
Como o nome sugere, o ponto aqui são aspectos estruturais do seu site, como velocidade de carregamento, hierarquia de cabeçalhos (H1, H2, H3), responsividade em dispositivos móveis, criação de sitemaps XML, entre outros.
No caso de estratégias de SEO para hospitais, isso não é só importante para os buscadores, mas também para os usuários — quem precisa de um médico não vai esperar uma página carregar, só vai sair do seu site e clicar no próximo resultado do Google.
SEO local
Este terceiro tipo engloba a parte voltada a buscas geográficas, ou seja, otimizações para aparecer melhor em pesquisas feitas nas redondezas do seu hospital. O principal aqui é ter um bom perfil no Google Meu Negócio, usando palavras-chave adequadas e imagens de alta qualidade, além de manter todos os dados sempre atualizados (nome, endereço e telefone) e se lembrar de responder a todas as avaliações.
Existe um recurso do Google chamado “Local Pack”, que é quando ele mostra alguns resultados locais no topo (antes mesmo dos resultados de pesquisa). No SEO para hospitais isso é excelente, porque quem mora ou está próximo ao seu hospital tem boas chances de se tornar paciente, seja por necessidade ou praticidade.
SEO off-page
Este tipo de SEO trabalha fatores externos ao seu site, como a conquista de backlinks de autoridade (links em sites confiáveis que levam ao seu), além de citações.
Quando falamos das táticas de SEO para hospitais, nos referimos à presença da instituição em diretórios especializados, divulgação em redes sociais e parcerias com portais de saúde. Assim, seu hospital fica mais forte no Google e ainda conquista a confiança de potenciais pacientes.
Como criar conteúdo para atrair pacientes?
A produção do seu conteúdo deve focar no que o seu público realmente procura. Primeiro, pesquise palavras-chave, percebendo termos que os pacientes usam para buscar serviços ou informações médicas. A partir daí, é possível criar artigos, blogs e páginas específicas que respondam a essas dúvidas.
No SEO para hospitais, o que costuma funcionar são conteúdos educativos, com questões do tipo “Quando procurar um ortopedista?” ou “Como saber se estou com pressão alta?” Além disso, uma dica que te damos como agência de SEO para hospitais é estruturar esse conteúdo focando bastante no SEO on-page, que acabamos de explicar.
Monitoramento e análise de SEO para hospitais
Monitorar e analisar o desempenho das suas táticas de SEO para hospitais é um passo muito importante para garantir que seus recursos e esforços estejam gerando resultados concretos.
Para facilitar esse processo, use ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e Semrush. Elas ajudam com panoramas completos de pontos como tráfego orgânico, palavras-chave mais eficazes e até comportamento dos usuários dentro do seu site.
Outras métricas-chave que você não pode ignorar são o ranqueamento nas buscas, o número de backlinks, a velocidade do site e a performance em dispositivos móveis. Dados como taxa de rejeição, tempo médio de permanência e conversões mostram se o conteúdo está mesmo engajando e convertendo visitantes em pacientes.
Acompanhar tudo isso pode ser desafiador, ainda mais considerando a dinâmica de um ambiente hospitalar. Sendo assim, o que acha de não precisar se preocupar com isso e gerar mais lucro de forma sustentável? Para isso, basta contratar uma agência de SEO para hospitais. A WSI é uma das grandes pioneiras do marketing digital na área da saúde, já somando mais de 30 anos atendendo hospitais, médicos e clínicas.
Erros comuns em SEO para hospitais e como evitá-los
Até que você conte com a expertise de uma agência de SEO para hospitais, é importante evitar estes erros comuns:
- Não otimizar seu site para pesquisas locais: não subestime a importância do Google Meu Negócio — as pesquisas locais são muito importantes para hospitais.
- Falta de um site responsivo e rápido: não adianta ter os melhores médicos e uma estrutura exemplar se ninguém consegue marcar uma consulta no seu site.
- Não investir em conteúdo de qualidade: criar conteúdos rasos ou usando ferramentas de inteligência artificial torna os seus textos pouco atrativos ao público e aos algoritmos do Google.
- Não monitorar os resultados e ajustes necessários: como dissemos, monitore! Analise cada dado e perceba em tempo real o que funciona e o que precisa melhorar.
- Repetição excessiva de palavras-chave (keyword stuffing): não pense que seu site vai aparecer primeiro se você usar mil vezes uma palavra-chave boa, porque o Google pode te penalizar por práticas abusivas. Além disso, não se esqueça de que o seu texto também deve ser feito para ser lido por humanos!
- Links externos para sites pouco confiáveis: também é um erro comum em SEO para hospitais aceitar que qualquer site ou página crie links para o seu site — lembre-se, qualidade e não quantidade.
- Negligenciar o uso de alt tags nas imagens: pode parecer um detalhe perfeccionista, mas é importante que as suas imagens tenham descrições no HTML para que o Google as entenda e as ligue às buscas dos usuários.
- Ignorar atualizações de conteúdo: a área médica muda o tempo todo, então seus conteúdos devem sempre mudar para acompanhar novas tendências, tecnologias e tratamentos.
- Responder apenas a avaliações positivas: caso receba uma avaliação negativa, responda-a com toda a educação e se mostre disposto a melhorar. Com certeza potenciais pacientes não se sentirão confiantes ao verem avaliações negativas ignoradas.
Você está a segundos de conversar com a agência de SEO para hospitais que pode resolver tudo isso por você! Entre em contato conosco — https://wsidm.com.br/fale-conosco/
Fonte:
Minuto Saudável