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YouTube para médicos: como criar vídeos

13 de fevereiro de 2024 |
mulher assistindo vídeo de YouTube para médicos
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda a importância da plataforma para profissionais médicos e aprenda como criar vídeos para maximizar sua estratégia de marketing de conteúdo

A criação de um perfil no YouTube para médicos é uma estratégia excelente para aumentar sua presença na internet, pois essa plataforma é uma das mais utilizadas para consumir conteúdos em vídeo em diversos formatos e tamanhos. Nesse sentido, ao criar um canal nessa mídia você pode divulgar estudos e novidades da área, oferecer serviços de telemedicina, além de responder perguntas frequentes do seu público.

Com isso, você gera confiança e credibilidade, e se torna uma autoridade em seu segmento, não só engajando seu público-alvo, mas também conquistando novos pacientes em grande escala de forma rápida, eficaz e econômica. Quer obter esses resultados e se destacar em meio a tantos canais e conteúdos? Então acompanhe a leitura deste texto para aprender como criar vídeos no YouTube para médicos.

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Identificação do público-alvo e temas relevantes

Ao criar um perfil do YouTube para médicos, é preciso levar em consideração o público-alvo que você busca atingir. Ao lidar com um público leigo que tem pouca ou nenhuma familiaridade com os temas que você domina, é recomendável utilizar uma linguagem simples, direta, acessível e didática, evitando o uso de termos médicos complexos, assim como gírias e inadequações do uso do português para esse contexto, o que pode ser feito com o auxílio de especialistas. Isso contribui para conquistar a confiança de seu público. Além disso, os conteúdos precisam ser definidos estrategicamente, trazendo pautas que sejam relevantes, isto é, que chamem a atenção do público com o qual você pretende estabelecer um diálogo.

Tenha um roteiro de tópicos para os vídeos

O uso do YouTube para médicos exige um planejamento prévio dos conteúdos a serem abordados. Para organizar a produção destes conteúdos, é recomendável ter um roteiro com os principais tópicos das pautas de cada um de seus vídeos. Assim, você pode solicitar a orientação de especialistas nesse processo de elaboração de um roteiro audiovisual. Esses profissionais podem garantir que seu roteiro seja persuasivo e que reflita um conteúdo agradável e fluido para ser consumido.

Nessa etapa, é fundamental trazer uma contextualização envolvente sobre o assunto do vídeo, oferecendo soluções adequadas para os problemas apontados e indicando os benefícios de contratar seu serviço por meio de dados confiáveis que comprovem suas falas.

Qualidade técnica e visual dos vídeos

Outro elemento fundamental a considerar ao usar o YouTube para médicos é privilegiar a qualidade técnica e visual de seus vídeos. Isso porque, em um mundo com a crescente propagação de desinformação, sobretudo no âmbito das redes sociais, um conteúdo produzido com qualidade técnica é entendido como relevante para aprimorar a experiência dos usuários na plataforma e, portanto, é impulsionado pelo próprio YouTube, o que pode propiciar um aumento no alcance do público-alvo.

Além disso, investir na alta qualidade visual dos vídeos, com boa resolução e ótimo áudio, é uma escolha estratégica inteligente na medida em que esses recursos são muito valorizados pelo público que consome conteúdos on-line, o que também pode ampliar o alcance de usuários.

Incorporação de elementos visuais atraentes

Por falar em qualidade visual dos vídeos, ao adotar o YouTube para médicos em sua estratégia de marketing, é muito importante que você incorpore outros elementos visuais que atraiam a atenção dos usuários para acessar os seus vídeos. Alguns desses elementos que podem deixar seus vídeos mais atrativos são:

  • Boa qualidade da imagem;
  • Consistência da identidade visual por meio do uso estratégico de logotipos, fontes, cores, entre outros elementos gráficos;
  • Uso de thumbnails ou miniaturas que despertem a curiosidade do usuário. Essas imagens, que são as primeiras às quais o público tem acesso antes de clicar para assistir ao vídeo, precisam sintetizar o tema abordado e podem vir acompanhadas de algum texto de impacto;
  • Chamada do público para alguma ação, na descrição do vídeo, ao direcioná-lo para seu site ou blog por meio de links, por exemplo.

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Engajamento e interação com a audiência

Em meio a tantos canais e conteúdos voltados para o marketing médico, o uso estratégico do YouTube para médicos também passa por compartilhar seus vídeos em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp profissional. Assim, ao publicar seus vídeos e fotos do processo de gravação, pequenos posts em formato escrito e links de conteúdos que tratam dos assuntos que você costuma abordar em seus vídeos, você reforça a credibilidade e autoridade do seu canal e amplia sua divulgação e o alcance de seu público.

Agora que você já conhece a importância do YouTube para médicos e aprendeu como criar vídeos utilizando essa plataforma, entre em contato com a agência de marketing médico WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer à sua empresa!

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