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Como atrair Mais Pacientes para a Clínica?

28 de maio de 2020 |
Sala de espera de clínica que conquistou mais pacientes com as estratégias de marketing digital
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Ter mais pacientes é um dos objetivos das clínicas médicas, e o marketing digital certamente pode ajudar nesse ponto. A internet pode ser o meio principal pelo qual as pessoas descobrem o seu estabelecimento e os profissionais que trabalham nele. O marketing digital para médicos é algo que se tornou imprescindível para qualquer empreendimento.

E como você já está consciente disso, vamos te mostrar agora de que maneira o marketing influencia no nome da sua clínica e de que forma ele é capaz de atrair mais pacientes. Confira abaixo as dicas da agência de marketing digital WSI.

O que é marketing digital?

O marketing digital envolve tudo o que for relacionado à divulgação dos seus serviços através da internet. Por meio dele, são aplicadas estratégias específicas como o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e mensuração de métricas com o uso de ferramentas específicas. Além disso, ele favorece a interação das pessoas pelos mais diversos meios de comunicação digital.

O ideal é utilizar todos os recursos que a internet dispõe. Por exemplo, investir em Instagram para médicos é de fundamental importância: você pode ter uma conta para a sua clínica e um apenas seu, profissional, para falar apenas sobre a sua especialidade. Assim, os futuros pacientes podem conhecer melhor o seu trabalho e passam a vê-lo como uma referência.

Como aplicar o marketing digital no meio médico?

Atrair mais pacientes com o uso do marketing digital é muito semelhante a qualquer outra área que utilize a internet para divulgar uma marca. Por isso, é preciso ter um site com conteúdo de qualidade e utilizar as redes sociais. Neste segundo caso, você não precisa necessariamente estrar presente em todas as mídias, podendo escolher aquelas que podem trazer mais resultados e em que você consiga promover conteúdo de qualidade.

Por exemplo, uma página no Facebook é uma ótima maneira de postar diversos conteúdos interessantes como os do blog do seu site. Mas, se você tem, por exemplo, uma clínica especializada em saúde do trabalhador e presta serviços para empresas, uma ótima rede social é o Linkedin.

Mais pacientes: quais os benefícios do marketing médico?

Atrair mais pacientes certamente é um dos principais benefícios do marketing médico, mas há muitas outras vantagens como:

  • Estimular os pacientes que já são da clínica a permanecer nela e marcar novas consultas;
  • Passar maior credibilidade e confiança sobre o trabalho que a sua equipe executa;
  • Fazer com que sua clínica seja mais conhecida, inclusive em regiões ao redor da cidade e em outros bairros. Isso pode ser ainda melhor com o pagamento de anúncios por meio das redes sociais;
  • Sua clínica, assim como os profissionais que atuam nela, se tornam referência na área de atuação.

Quais os cuidados necessários?

Fazer marketing digital para médicos não é como fazer para outros profissionais. Quando se trata de saúde, existem algumas regras que, quando não são seguidas, podem resultar em processos na justiça.

Um exemplo clássico é postar a foto de antes e depois de um tratamento estético. Ainda que o rosto do paciente não seja mostrado e ele autorize a publicação, esta atitude não está de acordo com a legislação médica. Isso pode induzir as pessoas a acreditarem que terão o mesmo resultado, o que não é verdade. Por isso, deixar o marketing da sua clínica nas mãos de quem entende do assunto é fundamental.

Dicas de como fazer marketing médico

Agora que você já sabe a importância do marketing digital para a sua clínica, veja abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a colocar tudo em prática:

  • Tenha um blog;
  • Faça e-mail marketing;
  • Interaja com os seguidores pelas redes sociais;
  • Crie enquetes;
  • Conheça o seu público-alvo;
  • Tenha um site com um bom layout e que seja rápido.

E, a dica mais importante: tenha um profissional à frente do marketing digital da clínica. A contratação de uma agência de marketing médico é fundamental não só para atrair mais pacientes, mas também para evitar problemas judiciais e oferecer a melhor estratégia com base no que a sua clínica precisa.