O ano de 2020 trouxe muitas mudanças em decorrência da pandemia da Covid-19 que afetou bilhões de pessoas no mundo. Nesse cenário, a disponibilização do atendimento médico virtual tornou-se um recurso para proteger profissionais da saúde e pacientes.
Com a pandemia do novo Coronavírus e a necessidade de isolamento social para conter seu avanço, a Conselho Federal de Medicina (CFM) e, em seguida, o Congresso Nacional, aprovaram o uso da telemedicina para realização do atendimento médico virtual à distância. Saiba mais!
Índice
O que é e como funciona a telemedicina?
A telemedicina não é uma solução nova no Brasil, no entanto, as principais práticas de atendimento à distância não eram permitidas no país até março de 2020, quando foram autorizadas emergencialmente para atender o novo cenário da saúde.
Na telemedicina serviços médicos podem ser prestados à distância. Por exemplo, o médico no consultório e o paciente em casa. A lei determina que o paciente seja informado sobre as limitações desse meio, que inviabiliza o exame físico, por exemplo.
Com as novas regras aprovadas em março de 2020 passaram a ser permitidos no país diferentes usos da tecnologia para atendimento médico virtual, incluindo:
- Teleorientação: prática focada o encaminhamento de pacientes a distância;
- Telemonitoramento: inclui o monitoramento dos parâmetros de saúde do paciente a distância, desde que com orientação médica;
- Teleinterconsulta: consiste na troca de informações e opiniões entre médicos visando auxílio no diagnóstico.
Para que a telemedicina funcione é necessário que, tanto o médico quanto o paciente, tenham acesso à internet, pois o atendimento ocorre em tempo real.
Como garantir um melhor atendimento médico virtual?
Com a possibilidade de usar a telemedicina no atendimento médico virtual, muitos profissionais de saúde estão buscando alternativas para garantir o acompanhamento de seus pacientes nesse novo modelo.
Para adoção do atendimento médico virtual é importante que o profissional de saúde faça algumas ponderações. Conheça as principais delas a seguir!
Tecnologia utilizada
A telemedicina deve ser praticada utilizando plataformas específicas para esse fim e não por canais como aplicativos de mensagens e redes sociais. Portanto, o primeiro passo é avaliar a tecnologia que será usada. Entre os critérios devem estar inclusos:
- Garantir segurança no armazenamento de dados do paciente utilizando criptografia;
- Ter suporte adequado para resolver demandas e não prejudicar os atendimentos;
- Ser uma solução consolidada no mercado;
- Ter ferramentas disponíveis na plataforma que facilitem o atendimento.
Outro aspecto a ser considerado é se os pacientes terão facilidade para acessar e navegar na plataforma.
Linguagem acessível
Um primeiro aspecto a ser considerado é se a plataforma tem um layout prático e acessível aos seus pacientes, de forma que eles consigam se conectar para participar da consulta.
Além disso, por se tratar de um ambiente digital e que é novidade para todos os envolvidos, é importante que o profissional se comunique com clareza com o paciente e o incentive a detalhar mais os sintomas e estado de saúde uma vez que o exame físico não pode ser realizado em um atendimento médico virtual.
Conhecer a legislação
Para adotar o atendimento médico virtual na sua clínica é importante saber o que foi ou não autorizado pela nova legislação. Por exemplo, a emissão de receitas médicas tem algumas particularidades e regras determinadas que devem ser seguidos à risca pelos profissionais da área da saúde.
Qual a importância do marketing médico nesse cenário?
A área médica já vinha modernizando-se, principalmente, no que se refere ao relacionamento com o paciente por meio do marketing digital médico.
Dessa forma, uma das vantagens de uma estratégia de comunicação digital com os pacientes é que eles já estão familiarizados com o ambiente virtual e podem usar os canais de contato com a clínica para esclarecer dúvidas sobre a telemedicina e essas novas formas de atendimento.
A adoção de uma estratégia de marketing médico juntamente com a nova prática de atendimento médico virtual são opções para modernizar a clínica e dar um suporte mais completo e eficaz ao paciente em meio ao novo cenário. Entre em contato e veja como a WSI, agência de marketing médico, pode ajudar neste novo cenário.