Fale conosco pelo WhatsApp

Conheça os principais serviços médicos à distância

13 de março de 2024 |
Pessoa medindo pressão durante consulta de serviços médicos à distância
(Banco de imagens: Shutterstock)

Descubra como os serviços médicos à distância podem melhorar o atendimento em sua clínica

A telemedicina, também conhecida como telessaúde ou serviços médicos à distância, é uma prática reconhecida pela OMS que utiliza recursos tecnológicos para oferecer cuidados médicos, com a distância sendo um fator crítico. Seus objetivos incluem tratamento e prevenção de doenças, promoção de pesquisa, avaliação, educação de profissionais e treinamento.

Esses serviços, que eliminam barreiras físicas e ampliam o acesso aos cuidados médicos, têm se destacado ainda mais desde o início da pandemia de Covid-19. Hoje, eles mostram que vieram para ficar e revolucionar a forma de lidar com a saúde no Brasil e no mundo, sendo cada vez mais utilizados e aceitos socialmente.

Quer saber mais sobre os principais serviços médicos à distância oferecidos atualmente por distintos espaços de saúde e suas inúmeras vantagens de utilização? Continue a leitura deste conteúdo e confira!

Quero melhorar a qualidade dos meus serviços médicos à distância!

Teleconsulta

Um dos principais serviços médicos à distância é a teleconsulta, que nada mais é do que a tradicional consulta médica. Porém, o atendimento é feito de forma remota, pela internet, em smartphones ou computadores, podendo ser utilizados alguns aplicativos de comunicação instantânea, como Zoom, Google Meet e WhatsApp, para realizar videochamadas.

Esse serviço pode ser utilizado por profissionais médicos em busca de assistência de especialistas ou de uma segunda opinião em um diagnóstico, bem como para orientações sobre procedimentos ou medicamentos em consultas entre médicos e pacientes, proporcionando conveniência e acessibilidade para ambos.

Telerradiologia

Outro dos importantes serviços médicos à distância é a telerradiologia. Esse atendimento consiste na realização de um teste por parte de um profissional técnico em radiologia, que envia o resultado para um profissional médico por meio de plataformas on-line. Ao receber esse resultado, esse profissional da medicina realiza a análise das imagens obtidas no teste, elabora o laudo e encaminha para outro médico, que é responsável pelo paciente.

Telepsiquiatria

Um dos mais importantes serviços médicos à distância, e que foi muito utilizado durante a pandemia em razão da elevada incidência de problemas relacionados à saúde mental e do impedimento de deslocamento físico imposto pela emergência sanitária, é a telepsiquiatria.

O atendimento voltado à psiquiatria, especialidade médica que se dedica a tratar transtornos mentais e comportamentais, é oferecido quase sempre apenas por meio de consultas entre profissionais médicos e pacientes. Geralmente, não são solicitados muitos exames a serem realizados no consultório nessa área. Assim, esse serviço se tornou uma ótima alternativa para que pacientes com enfermidades de fundo emocional pudessem tratá-las à distância.

Teleoftalmologia

A oftalmologia é uma especialidade médica que estuda e trata enfermidades e problemas oculares. Em uma consulta dessa área, é realizada uma avaliação nos olhos, com o intuito de identificar a capacidade desses órgãos de discriminar o contorno e a forma dos objetos. Assim, esse exame – chamado de acuidade visual – é conduzido por profissionais técnicos e da enfermagem em espaços de saúde como clínicas, laboratórios e hospitais.

Após a realização do exame, o resultado é enviado de maneira digital para que profissionais da oftalmologia possam realizar a análise e um diagnóstico mais preciso de cada caso.

Não perca mais tempo! Agenda agora mesmo uma conversa.

Teledermatologia

A dermatologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento de doenças da pele, o maior órgão do corpo humano. A teledermatologia destaca-se como um dos mais importantes serviços médicos à distância. Seus exames envolvem avaliações visuais que podem identificar desde acne e dermatites até melanomas, um tipo de câncer de pele.

Esses exames podem ser realizados remotamente, através de fotografias de alta definição enviadas ao dermatologista pela internet. Os resultados também são comunicados ao profissional de forma remota.

Monitoramento da saúde em tempo real

Entre os serviços médicos à distância, encontra-se a prática de monitoramento da saúde em tempo real. Esse cuidado envolve o uso de dispositivos digitais, como aplicativos em relógios inteligentes, alguns com auxílio de inteligência artificial, para monitorar dados importantes sobre a saúde do paciente.

Sinais vitais como frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e temperatura são alguns exemplos de informações que são enviadas a um profissional médico, que recebe e analisa esse material constantemente para acompanhar o estado de saúde da pessoa. Essa prática pode ser vantajosa, especialmente para pacientes com doenças crônicas que necessitam de acompanhamento contínuo e ajustes em seu tratamento.

Quais os benefícios dos serviços médicos à distância?

A adoção dos serviços médicos à distância possui diversas vantagens, tanto para pacientes quanto para profissionais da saúde. Confira abaixo alguns dos principais benefícios dessa abordagem:

  • Estreita o contato entre profissionais da saúde e pacientes;
  • Amplia o acesso a especialistas;
  • Favorece a comunicação entre profissionais e serviços de saúde de forma rápida, ágil e eficiente;
  • Aumenta o acesso à assistência médica, independentemente da localização geográfica dos pacientes;
  • Promove a redução de custos com deslocamento de pacientes a clínicas e hospitais em grandes centros urbanos;
  • Promove a prevenção do contágio e disseminação de doenças infecciosas ao evitar deslocamentos e contato físico;
  • Estimula a otimização do tempo de deslocamento no trânsito e do tempo de espera por atendimento;
  • Possibilita o aumento do número de atendimentos;
  • Apresenta flexibilidade de horários;
  • Facilita a realização de exames em clínicas e postos de saúde;
  • Aprimora a qualidade dos laudos emitidos à distância e agiliza sua entrega;
  • Garante a continuidade do cuidado aos pacientes acompanhados de maneira regular.

 

Agora que você já conhece os principais serviços médicos à distância e quais os diversos benefícios que eles podem proporcionar para pacientes e profissionais da saúde, entre em contato com a agência de marketing médico WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer ao atendimento de seus pacientes!

Agende agora mesmo sua conversa com o nosso time de especialistas.