A rotina é cada vez mais atribulada para médicos e pacientes. Nesse cenário, faz-se necessário contar com ferramentas que possibilitam a praticidade no dia a dia, tornando os processos mais fáceis e intuitivos. É nessa hora que entra em cena o agendamento online.
O agendamento online é uma das ferramentas que mais tem contribuído para a organização das clínicas médicas. Só que, além de usar esse recurso para ter mais produtividade, o médico também pode explorá-lo para conquistar ainda mais pacientes.
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Como ter mais pacientes com o agendamento online?
Atualmente, o médico que deseja obter mais pacientes deve se concentrar na sua presença online e nas facilidades oferecidas em seus canais de comunicação. Quando um usuário acessa o site do consultório, é fundamental que a página ofereça a experiência mais rápida e simplificada possível. Por esse motivo, o agendamento online é uma ferramenta que também impacta na produtividade da clínica.
Confira abaixo quatro dicas para aumentar os agendamentos digitais e, consequentemente, o rendimento do consultório.
1. Página exclusiva para o agendamento de consultas
Os usuários não têm paciência para procurar no site da clínica onde ele deve fazer a consulta. Por isso, para aumentar os agendamentos online, é crucial criar uma página específica para isso.
2. Formulário rápido e eficiente
Outra característica que afasta o paciente do site de uma clínica é um formulário de agendamento muito longo. Portanto, o mais indicado é solicitar apenas as informações básicas — como nome, e-mail e telefone, por exemplo. Dessa forma, o paciente não perde tempo e tem uma experiência online mais positiva.
3. Botão visível e chamativo
Para que os agendamentos aumentem, o paciente deve saber de cara onde precisa clicar para marcar sua consulta. Logo, o botão para agendamento online deve ser visível e chamativo, sempre de acordo com a paleta de cores do logotipo da clínica, mas de uma maneira que não passe despercebido pelo usuário.
Exemplificando: um site com azul e branco como paleta de cores pode ter um botão azul com o termo “agendar consulta” em branco. Assim, fica mais fácil para o paciente agendar um horário e potencializar os atendimentos da clínica.
4. Envie lembretes do agendamento online para o paciente
O envio de lembretes é uma prática utilizada durante a experiência do paciente na clínica. No entanto, ela também reflete na aquisição de mais pacientes. Isso porque quando um paciente está satisfeito com o atendimento do consultório, as chances de ele elogiar a clínica publicamente — sobretudo nas redes sociais — ou entre seus colegas de trabalho, amigos e familiares são ainda maiores.
Com essa divulgação indireta, chamada de “marketing boca a boca”, a clínica se torna conhecida por sua qualidade, com o aval de uma pessoa de confiança do futuro paciente. Sendo assim, é possível intensificar os atendimentos online e conquistar mais pacientes.
Para que o agendamento digital reverbere na produtividade da clínica, é importante que ele seja fácil de administrar, tanto no ponto de vista do médico quanto do paciente. Logo, vale a pena ter cuidado com o design dessa ferramenta, que deve atender às particularidades da rotina médica de forma eficiente e assertiva.
O agendamento online oferece benefícios para toda a equipe da clínica, uma vez que torna o processo de controle das consultas mais automatizado e intuitivo. Para utilizar o agendamento como uma ferramenta para conquistar novos pacientes sem comprometer os compromissos da rotina, é interessante contar com o suporte de uma agência especializada na área médica.
A WSI é uma agência com foco em marketing médico que conta com uma equipe especializada e que entende as particularidades da área, oferecendo estratégias funcionais e eficazes para atrair mais pacientes a seu consultório e favorecer o agendamento online. Entre em contato com nossos consultores para descobrir como aumentar a quantidade de pacientes em sua clínica!